sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Município cumpre critérios técnicos nacionais e é referência em boas práticas de saúde materno-infantil

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Saúde, conquistou a certificação da eliminação da transmissão vertical do HIV e o selo bronze de boas práticas rumo à eliminação da transmissão vertical da Hepatite B. O reconhecimento, concedido pelo Ministério da Saúde, representa um importante marco para o município e reflete o empenho das equipes da rede municipal na prevenção e no cuidado integral à saúde materno-infantil.
 
O prefeito Weber Manga ressaltou que Votorantim, pela primeira vez, atingiu os indicadores necessários para obter o reconhecimento nacional. “Votorantim atingiu os parâmetros técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde para a concessão da certificação, resultado do aprimoramento contínuo das ações de prevenção e atenção integral às gestantes e recém-nascidos”.
 
Nos dias 4 e 5 de agosto, técnicos do Ministério da Saúde estiveram em Votorantim para avaliar o trabalho realizado no município. A visita técnica incluiu diversas unidades da rede de atenção, como a sede da Secretaria de Saúde, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), a Unidade Básica de Saúde da Vila Nova, a Vigilância Epidemiológica, os setores de serviço social e laboratório, além da maternidade do Hospital Municipal Dr. Lauro Roberto Fogaça.
 
O processo de certificação integra o Programa Brasil Saudável, que prevê a eliminação da transmissão vertical de HIV, sífilis, Hepatite B, doença de Chagas e HTLV até 2030. A ação reforça o compromisso do governo federal e das gestões municipais com a saúde pública e a proteção de gestantes e bebês.
 
 
 
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário