segunda-feira, 22 de junho de 2026

Comissão de Ética da Câmara de Votorantim aprecia relatório contra Rogério Lima e designa nova relatoria


A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Votorantim reuniu-se nesta segunda-feira (22) para apreciação do relatório apresentado pelo vereador Gaguinho (O Democrata), relator do Processo nº 01/26-CEDP, instaurado em decorrência de manifestações realizadas pelo vereador Rogério Lima (Republicanos) em vídeos divulgados em redes sociais com acusações de eventuais gastos sem comprovação adequada, referentes à reforma do plenário da Câmara Municipal.
 
Logo no início da reunião, a presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, vereadora Lú Ferrari (PT), informou ainda que foi protocolado, em 15 de junho, pedido de prorrogação do prazo de tramitação do processo por mais 60 dias, com o objetivo de assegurar a continuidade dos trabalhos e permitir a devida apreciação dos fatos.
 
Na sequência, Gaguinho leu o seu relatório. No documento, o relator sugeriu a aplicação de advertência e censura verbal ao vereador representado, além da realização de retratação durante reunião da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar.
 
Durante a apreciação do parecer, os membros da comissão manifestaram entendimentos distintos sobre o relatório e sobre a situação envolvendo as publicações realizadas pelo parlamentar.
 
Os vereadores Diego da Padaria (Podemos) e a presidente da Comissão, vereadora Lú Ferrari (PT)), posicionaram-se contrariamente ao relatório, por entenderem que as publicações, objeto da representação, permanecem disponíveis nas redes sociais e que não houve retratação de forma clara em relação às declarações.
 
Já os vereadores Pastor Dr. Luiz Carlos (PL) e Luciano da Camps (Republicanos) manifestaram voto parcialmente favorável ao relatório, acompanhando parcialmente as conclusões apresentadas pelo relator, mas também registrando entendimento de que as publicações continuam disponíveis nas redes sociais.
 
Por sua vez, os vereadores Fernando Fernandes (PP) e Gaguinho votaram favoravelmente ao parecer, entendendo que já houve retratação por parte do vereador representado.
 
Diante da ausência de consenso entre os membros da Comissão, ficou definida a redistribuição da relatoria do processo ao vereador Diego da Padaria, que terá prazo de 15 dias para apresentar novo relatório.
 
A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar segue conduzindo o processo em conformidade com as disposições legais e regimentais aplicáveis, garantindo a observância dos princípios do contraditório e da ampla defesa.
 
 
 
Fonte:






 
22

domingo, 21 de junho de 2026

Homem é preso suspeito de atear fogo na casa de ex-companheira dois dias depois dela receber medida protetiva


Um homem de 35 anos foi preso na madrugada de sábado, 20 de junho de 2026 por incendiar a casa da ex-companheira no bairro Jardim Novo Mundo, em Votorantim (SP).
 
O crime aconteceu na noite de sexta-feira (19), enquanto a mulher e os filhos assistiam ao jogo da seleção brasileira. O fogo atingiu principalmente os dois quartos e o banheiro da residência em que a mulher mora com os filhos do casal.
 
De acordo com o boletim de ocorrência, Daniel Aparecido de Oliveira era alvo de uma medida protetiva de urgência emitida dois dias antes do incêndio, na quarta-feira (17).
 
Ao g1, a vítima, Gisele de Souza, contou que o ex-companheiro já a perseguia há dias, fazendo ameaças e descumprindo a ordem de proteção.
 
"Na quinta-feira ele foi no meu portão e falou que era para eu tirar a medida protetiva. Falei que eu não ia tirar. E aí quando foi na sexta-feira, no horário do jogo do Brasil, eu estava indo assistir ao jogo e ele foi lá, me ameaçou. Chamei a polícia, mas a polícia não veio na hora, então eu saí para ver o jogo", relata.
 
Minutos depois de ter saído da casa, a mulher recebeu a ligação dos vizinhos contando que Daniel estava incendiando a casa da família. "Não deu para salvar nada, porque a única coisa que eles conseguiram salvar foi meu carro. De resto, a gente perdeu tudo", diz.
 
O homem foi detido por outros moradores do bairro até a chegada da polícia. Ele foi preso em flagrante e levado para a delegacia de Votorantim.
 
Após audiência de custódia, a prisão de Daniel Aparecido de Oliveira foi convertida em preventiva, segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).
 
 
Denúncia feita dois meses antes
 
Nas redes sociais, Gisele utilizou seu perfil profissional de manicure para compartilhar um vídeo no dia 24 de abril, pedindo atenção às denúncias contra o ex-companheiro. Na ocasião, ela afirmou que temia pela própria vida e a de seus filhos, um adolescente de 15 anos e uma criança de quatro.
 
A manicure desabafou sobre ter feito boletins de ocorrência contra o ex, mas que nada o impediu de continuar se aproximando da casa da mulher e fazendo ameaças à família.
 
"Eu fiz um vídeo falando que eu estava com medo e simplesmente a pessoa invadiu a minha casa, estourou a porta junto com meus filhos dentro. [...] Fiz outro boletim de ocorrência, falaram que ele ia ficar preso. Porém, ele não ficou e já saiu", afirmou na publicação feita em abril.
 
O casal esteve junto por 17 anos e estava separado há seis meses, desde o início de 2026.
 
 
 
Fonte: g1 Sorocaba e Jundiaí
 
 
22

Campeonato Master de Votorantim começa com 18 gols na rodada de abertura


O torcedor presente na rodada de abertura da 20ª edição do Campeonato Master de Votorantim viu muitos gols: 18 no total. A bola balançou as redes nas cinco partidas disputadas neste sábado, 20 de junho de 2026, com destaque para a vitória do Bela Montanha sobre o Angelo Vial pelo placar de 5 x 0, no campo do adversário.
 
A competição é organizada pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Esportes. Confira os resultados da primeira rodada:
 
Paraná 3 x 2 Peixaria
15h30 | Estádio
 
Angelo Vial 0 x 5 Bela Montanha
15h30 | Angelo Vial
 
Pé na Cova 2 x 1 Unidos Promorar
15h30 | Votocel
 
Unidos da Vila Garcia 0 x 3 São Gabriel
15h30 | Vila Garcia
 
Liverpool 1 x 1 Cruzeiro B
15h30 | Clarice
 
 
 
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim
 
 
22

Mais de mil atletas vencem o frio na 95ª Corrida de São João


Domingo, 21 de junho de 2026. Sete horas da manhã. O termômetro de rua registra 13 graus centígrados. Sob um céu nublado e em meio a uma forte neblina, uma pequena multidão de atletas espera a largada de mais uma tradicional Corrida São João de Votorantim!
 
Assim começou a 95ª edição da prova, com mais de mil participantes vencendo o frio na praça Lecy de Campos. A Corrida São João integra a programação de encerramento da Festa Junina Beneficente de Votorantim e é uma das competições mais aguardadas do calendário esportivo da região.
 
Os atletas se dividiram entre as corridas de 5 km e 10 km e a caminhada de 3 km, percorrendo as ruas da cidade em uma manhã fria, mas muito marcada pelo calor do esporte, da confraternização e de uma profunda sensação de bem-estar e saúde. O evento também contou com pessoas com deficiência. 
 
Como em todas as edições, a deste ano contou com a participação de competidores de Votorantim e de várias outras cidades. “Isso só reforça a importância da Corrida São João como uma referência esportiva e um grande incentivo à prática de atividades físicas”, comemora a secretária de esportes, Sheila Corrêa.
 
Para muito além do natural espírito competitivo, o evento proporcionou momentos de integração entre atletas, familiares e moradores que acompanharam o percurso e prestigiaram a chegada dos participantes.
 
“A corrida foi um sucesso e manteve viva uma tradição que atravessa gerações e faz parte da história esportiva de Votorantim”, conclui a secretária de esportes.
 
 
Conheça os vencedores:
 
5 km feminino geral
 
1º Lucivania Gonçalves
2º Raquel Aparecida da Rosa
3º Maria Gleis Kelly de Lima
4º Daniele Moreno
5º Maiara Mentore
 
5 km feminino | moradora de Votorantim
 
1º Maria Gleis Kelly de Lima
2º Nathalia Araújo
3º Thiemy Cristina Domingues
4º Caroline Ramos da Silva
5º Carolina Trevisan Rosa
 
5 km masculino geral
 
1º Leonardo Oliveira Soares
2º Lucas Queiroz
3º Joilson Rosa de Souza
4º Uriel Mariano de Oliveira
5º Edimar Araujo dos Santos
 
5 km masculino | morador de Votorantim
 
1º Lucas Queiroz
2º Leandro da Silva
3º Tiago Laureano Copelli
4º Ezequiel Pereira de Carvalho
5º Luiz Henrique Fernandes
 
10 km feminino geral
 
1º Erica dos Santos Proença
2º Jasmine Kesia Marques Sabino
3º Maiara Salmeron
4º Cecilia Couto
5º Emily Kirschner
 
10 km feminino | moradora de Votorantim
 
1º Luiza Dubas
2º Aline Francine Cavalheiro
3º Renata Mendes
4º Aline Gonçalves Pinto
5º Andrielly Cristiny Ajala
 
10 km masculino geral
 
1º Robson Henrique Araújo 
2º Juliano Aparecido no Nascimento
3º Wellington Mariano Oliveira
4º Evandro Martins
5º William Barbosa José da Silva
 
10 km masculino | morador de Votorantim
 
1º Rafael Vieira de Jesus
2º Rodrigo Nunes Oliveira
3º Renan de Queiroz
4º Rafael Henrique Medeiros
5º Jonata Elias Mena
 
 
 
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim
 
 
22

Varzeano da 2ª Divisão começa com goleadas e média de 3 gols por partida


O Campeonato Varzeano de Futebol da 2ª Divisão começou neste domingo, 21 de junho de 2026, com uma média de 3 gols por partida. O destaque foi a vitória do Jardim Archila diante do Juventude Tatiana pelo placar de 6 x 0, no campo do Parque.
 
A outra goleada da primeira rodada também foi registrada no campo do Parque. O Amorim Brothers derrotou o Barrigas por 6 x 1. Já no campo do Angelo Vial, a equipe da casa venceu o Santa Cruz pelo placar de 5 x 0.
 
O único empate da rodada foi registrado no jogo entre Santos Dumont 1 x 1 Bayern Votorantim. A partida foi disputada no campo do Cruzeiro.
 
A competição é organizada pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Esportes. A segunda rodada será disputada no próximo domingo (28)
 
 
Confira os resultados:
 
Amorim Brothers 6 x 1 Barrigas
08h15 | campo do Parque
 
Jardim Archila 6 x 0 Juventude Tatiana
10h15 | campo do Parque
 
Angelo Vial 5 x 0 Santa Cruz
08h15 | campo Angelo Vial
 
Atlético Itapeva 1 x 2 América
10h15 | campo Angelo Vial
 
Botafogo Jardim Tatiana 1 x 2 Vila Garcia
08h15 | campo do Flamengo
 
Boleiros Votorantim 0 x 1 Internacyonal
10h15 | campo do Flamengo
 
Bar do Lupa 2 x 3 Juventos
08h15 | campo do Cruzeiro
 
Santos Dumont 1 x 1 Bayern Votorantim
10h15 | campo do Cruzeiro
 
 
 
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim
 
 
22

sábado, 20 de junho de 2026

Comissão de Ética e Decoro Parlamentar se reunirá na segunda-feira para apreciação de relatório final


A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Votorantim realizará, na próxima segunda-feira, dia 22 de junho de 2026, às 10 horas, reunião destinada à apreciação do Relatório Final referente ao Processo nº 01/26, instaurado em desfavor do vereador Rogério Lima (Republicanos).
 
A convocação foi realizada pela presidente da Comissão, vereadora Lú Ferrari (PT), em conformidade com as disposições legais e regimentais aplicáveis e durante a reunião, será analisado o documento elaborado pelo relator do processo, vereador Gaguinho (O Democrata).
 
Conforme informado pela presidência da Comissão, o vereador representado, Rogério Lima, já foi devidamente notificado acerca do andamento do processo relacionado às acusações de eventuais gastos sem comprovação adequada, referentes à reforma do plenário da Câmara Municipal.
 
 
 
Fonte:




 
 
 
22

Ídolo do Corinthians, Dinei será atração da TV Votorantim na Festa Junina

 

Os torcedores do Corinthians e os apaixonados por futebol terão um encontro especial neste sábado, dia 20 de junho de 2026, na Festa Junina de Votorantim.
 
O ex-atacante Dinei estará nos estúdios de vidro da TV Votorantim para uma entrevista especial comandada pelo apresentador e comentarista esportivo Marcão Resenha. O bate-papo está marcado para às 19 horas e promete relembrar momentos marcantes da carreira do ex-jogador, além de histórias dos bastidores do futebol brasileiro.
 

Revelado pelo Corinthians, Dinei construiu uma trajetória vitoriosa com a camisa alvinegra. O atacante integrou uma das gerações mais importantes da história do clube, conquistando os Campeonatos Brasileiros de 1990 e 1998, além dos Campeonatos Paulistas de 1995, 1997 e 1999. Conhecido pela raça, carisma e identificação com a torcida, tornou-se um dos jogadores mais queridos pelos corintianos.
 
Além do Corinthians, Dinei também atuou por clubes como Guarani, Internacional, Cruzeiro e Portuguesa, consolidando uma carreira marcada por títulos e pelo respeito conquistado dentro e fora dos gramados.
 
Após a entrevista, o ex-jogador atenderá os fãs para fotos, autógrafos e um bate-papo com o público presente na festa.
 
A presença de Dinei integra a programação especial da TV Votorantim na Festa Junina de Votorantim.
 
 
 
Fonte: Luciana Lopez - Repórter
 
 
 
22