sábado, 27 de junho de 2026

Tem Solução: de bitucas de cigarro a pneus velhos, projetos transformam resíduos em produtos sustentáveis

Foto: TV TEM/ Reprodução


O que uma bituca de cigarro e um pneu velho têm em comum? Os dois podem causar grandes danos ambientais quando são descartados de forma irregular. A boa notícia é que eles também podem ser transformados em matéria-prima por meio da economia circular.
 
Apesar do tamanho pequeno, a bituca de cigarro concentra mais de 7 mil compostos químicos. Além dos problemas à saúde, provocados pelo tabagismo, o descarte inadequado desse resíduo também preocupa os ambientalistas.
 
Durante o processo de decomposição, que pode levar até 15 anos, o filtro se fragmenta em microplásticos que, junto com substâncias tóxicas, contaminam o solo e os recursos hídricos.
 
Em Votorantim (SP), na região de Sorocaba, uma iniciativa pioneira busca interromper esse ciclo. A única usina de reciclagem de bitucas de cigarro do Brasil transforma o material em novos produtos por meio de um processo de descontaminação e reaproveitamento da celulose presente nos filtros.
 
Segundo o diretor da usina, Marcos Poiato, o desafio foi ir além da tecnologia.
 
“Em Brasília, nós encontramos uma tecnologia que transforma a bituca de cigarro em papel, mas não bastava só a tecnologia. Tivemos que criar toda a logística pra disponibilizar esse projeto pro mercado, além de um programa de educação ambiental. Esse é o maior desafio que temos”, explica.
 
Após a coleta, as bitucas passam por um processo químico de descontaminação e são transformadas em uma massa de celulose utilizada na fabricação de papel e outros produtos.
 
Atualmente, a empresa desenvolve itens como pranchas de surfe, caixas de som, pistas de skate e até projetos para construção civil.
 
Foto: TV TEM/ Reprodução

Em 16 anos de atuação, mais de 900 milhões de bitucas já foram recolhidas pelo programa em todo o país. Hoje, cerca de 9 mil coletores estão distribuídos em empresas, hospitais e instituições públicas.
 
O material reciclado também ajuda a gerar renda. A artesã Nádia Xocaira utiliza o papel produzido a partir das bitucas para confeccionar peças artesanais e capacitar outras mulheres.
 
"A gente faz um trabalho que pode gerar renda. Um exemplo de economia circular. Não vai nada pro lixo. É muito gratificante ensinar essas mulheres e levar um pouquinho do que eu faço. É uma sementinha que eu estou plantando e que lá na frente sei que muita gente vai colher."
 
 
Pneus descartados viram “asfalto borracha”
 
Foto: TV TEM/ Reprodução

Em Presidente Prudente, outro resíduo de difícil decomposição está ganhando uma destinação sustentável. No Ecoponto municipal, chegam por semana entre 700 e 900 pneus sem utilidade vindos de borracharias, oficinas mecânicas e ações de limpeza urbana.
 
Quando são descartados de forma irregular, os pneus velhos podem se transformar em um problema ambiental e de saúde pública.
 
“Desde a dengue, por causa da água parada que vira criadouro do mosquito Aedes aegypti, até a poluição do solo. São vários os malefícios desse descarte incorreto”, alerta o técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Defagner Marcon.
Uma das alternativas encontradas para reaproveitar esse material é a utilização na produção do chamado asfalto-borracha. A tecnologia vem sendo aplicada em trechos da Rodovia Raposo Tavares (SP-270) e utiliza a borracha triturada dos pneus na composição da massa asfáltica.
 
Foto: TV TEM/ Reprodução

Segundo a concessionária responsável pela rodovia, cerca de 360 toneladas de material são reaproveitadas por mês. Desse total, aproximadamente 15% correspondem à borracha reciclada.

Para o coordenador de qualidade e pavimento da concessionária, Eduardo Takai, a tecnologia traz ganhos tanto para a infraestrutura quanto para o meio ambiente.
 
“Ele tem um ganho de resistência e elasticidade. Na massa asfáltica, proporciona uma vida útil maior e contribui para a redução de trincas e afundamentos do pavimento. ”, explica.
 
Além da borracha dos pneus, parte do asfalto retirado das rodovias também é reaproveitada durante as obras, reduzindo a necessidade de novas matérias-primas.
 
Presidente Prudente conta com três Ecopontos utilizados para o descarte de resíduos como papel, plástico, metal, vidro, móveis usados, pneus velhos e óleo de cozinha. Confira abaixo os endereços:
 
- Ecoponto Jardim Cambuci (Zona Leste):
Rua João Lopes do Nascimento com a Rua Rotary Clube
 
- Ecoponto Jardim Sabará (Zona Oeste):
esquina da Rua Adelino Rodrigues Gatto com a Rua Afonso Vincoletto;
 
- Ecoponto Residencial Bongiovani:
Rua Maria Lenita de Macedo Bongiovani, s/n.
 
 
 
Fonte: Adriano Baracho, Aline Costa, Thales Rodrigues, Pâmela Ramos, Vinícius Pacheco, TV TEM
g1 Bauru e Marília
 
 
 
22

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Presidente da Comissão de Ética recebe representação para apurar possível quebra de decoro parlamentar na Câmara de Votorantim


A presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Votorantim, vereadora Lucélia Matilde Ferrari, recebeu representação por meio do Ofício nº 010/2026, encaminhado pela Ouvidoria da Câmara Municipal em 25 de junho de 2026, que trata de reclamação formal feita por um estagiário da Câmara relatando condutas que, em tese, podem configurar violação aos deveres éticos inerentes ao exercício do mandato parlamentar.
 
Para a presidente da Comissão, a representação encaminhada pela Ouvidoria foi instruída com elementos suficientes para justificar a abertura da fase de apuração, sem que isso represente qualquer conclusão antecipada sobre eventual responsabilidade do vereador mencionado, observando os princípios do devido processo legal, do contraditório e da ampla defesa, garantindo ao parlamentar eventualmente investigado o direito de apresentar sua defesa e produzir provas.
 
Segundo o texto, a instauração do procedimento busca preservar a moralidade administrativa, a transparência, a legalidade e a credibilidade institucional da Câmara Municipal de Votorantim, cabendo à Comissão esclarecer os fatos e, ao final da instrução, apresentar parecer com as providências cabíveis.
 
O recebimento ou não da representação, com o início da apuração de eventual quebra de decoro pelo parlamentar representado, segue para a votação dos demais membros da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar.
 
Até o momento, a Câmara Municipal não divulgou informações sobre a data em que a Comissão apreciará a admissibilidade da representação. Também não foi informado o nome do vereador citado na reclamação, preservando-se o sigilo necessário durante a fase inicial do procedimento.
 
 
 
Fonte:




 
 
22

Campeonato Master de Votorantim terá cinco jogos neste fim de semana


A segunda rodada do Campeonato Master de Votorantim será disputada neste sábado, 27 de junho de 2026, em cinco campos de futebol da cidade. Uma das partidas será entre Unidos da Vila Garcia x Unidos Promorar, às 15h30, no Estádio Municipal Domenico Paolo Mitidieri.
 
 
A competição é organizada pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Esportes. Confira os jogos da segunda rodada:
 
Unidos da Vila Garcia x Unidos Promorar
15h30 | Estádio
 
Cruzeiro B x Paraná
15h30 | Cruzeiro
 
Bela Montanha x São Gabriel
15h30 | Fluminense
 
Angelo Vial x Pé na Cova
15h30 | Parque
 
Liverpool x Clarice
15h30 | Flamengo
 
 
 
 
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim
 
 
 
22

Prefeitura encerra expediente ao meio-dia na segunda devido ao jogo da seleção


O expediente na Prefeitura de Votorantim nesta segunda-feira, 29 de junho de 2026, vai até o meio-dia em razão da próxima partida da seleção brasileira na Copa do Mundo. O mesmo horário reduzido será aplicado às repartições públicas municipais da administração direta e indireta.
 
A medida foi oficializada por meio de decreto assinado pelo prefeito Weber Manga e também se aplica à Fundação de Seguridade Social dos Funcionários Públicos e à Companhia Municipal de Habitação Popular de Votorantim (Cohap). O decreto considera que o jogo da Seleção Brasileira terá início às 14 horas de Brasília, estabelecendo excepcionalmente o atendimento ao público e o expediente administrativo até o meio-dia.
 
A Prefeitura destaca que a alteração não afeta os serviços essenciais. As unidades que funcionam em regime de plantão ou que, por sua natureza, não podem sofrer interrupção, manterão o atendimento normalmente. O decreto também prevê, caso haja necessidade, que os secretários municipais poderão convocar servidores de suas respectivas pastas para atuação após o horário estabelecido. A íntegra do decreto foi publicada no jornal oficial do município de sexta-feira, 26 de junho.
 
 
 
 
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim
 
 
 
22

Votorantim tem mais de 13 mil famílias cadastradas para acesso a benefícios sociais


O cadastro único do município de Votorantim tem 13.232 famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), instrumento do Governo Federal utilizado para identificar e caracterizar a população em situação de vulnerabilidade social. O sistema é a principal porta de entrada para programas e benefícios sociais em todo o País.
 
Por meio do CadÚnico, é possível acessar benefícios como o Bolsa Família, o Pé-de-Meia, a Tarifa Social de Energia Elétrica, Gás do Povo e o Minha Casa, Minha Vida, entre outros. O cadastro também é utilizado como critério para a seleção de beneficiários em iniciativas desenvolvidas pelos governos estadual e municipal.
 
Em Votorantim, não há fila de espera para a realização ou atualização do cadastro, com exceção dos registros unipessoais, destinados a pessoas que moram sozinhas. Nesses casos, conforme determinação do Governo Federal, o procedimento deve ser feito por meio de um cadastro no domicílio. Atualmente, o município possui uma demanda de 260 cadastros nessa modalidade.
 
Os atendimentos para inclusão ou atualização de dados são realizados em quatro pontos da cidade: no posto central, localizado na Praça Lecy de Campos, e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros Jardim Tatiana, Promorar e Itapeva.
 
Para efetuar o cadastro, é necessário apresentar os documentos originais de todos os moradores da residência: CPF, RG ou CNH, título de eleitor, certidão de nascimento ou casamento (com averbação em caso de divórcio), carteira de trabalho, comprovante de endereço — preferencialmente conta de energia elétrica — e comprovante de matrícula escolar atualizado para pessoas com até 17 anos de idade.
 
 
 
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim
 
 
 
22

Campeonato Master de Votorantim terá cinco jogos neste fim de semana


A segunda rodada do Campeonato Master de Votorantim será disputada neste sábado, 27 de junho de 2026, em cinco campos de futebol da cidade. Uma das partidas será entre Unidos da Vila Garcia x Unidos Promorar, às 15h30, no Estádio Municipal Domenico Paolo Mitidieri.
 

A competição é organizada pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Esportes. Confira os jogos da segunda rodada:
 
Unidos da Vila Garcia x Unidos Promorar
15h30 | Estádio
 
Cruzeiro B x Paraná
15h30 | Cruzeiro
 
Bela Montanha x São Gabriel
15h30 | Fluminense
 
Angelo Vial x Pé na Cova
15h30 | Parque
 
Liverpool x Clarice
15h30 | Flamengo
 
 
 
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim
 
 
 
22

Programa Melhor em Casa terá nova sede em Votorantim


O programa Melhor em Casa terá uma nova sede a partir de segunda-feira, 29 de junho de 2026, em Votorantim. O atendimento será feito na rua Antônio Walter, ao lado do Hospital Municipal Dr. Lauro Roberto Fogaça e do Centro de Especialidades Odontológicas.
 
Atualmente, o Melhor em Casa funciona na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Archilla. A mudança de local tem o objetivo de facilitar o acesso à população, pois a futura sede fica na região central da cidade, próxima ao Terminal Urbano João Souto.
 
O Melhor em Casa é um programa de atendimento domiciliar destinado a pacientes que necessitam de cuidados contínuos, contribuindo para evitar internações prolongadas e proporcionando mais conforto e qualidade na recuperação junto à família. O serviço atende pessoas que enfrentam o agravamento de alguma condição de saúde e que, devido a limitações temporárias ou permanentes, encontram dificuldades para se deslocar até uma unidade de atendimento.
 
Em Votorantim, o programa atende aproximadamente 250 pessoas. A equipe multidisciplinar da Secretaria de Saúde que atua no Melhor em Casa conta com médico, enfermeiro, fonoaudiólogo, nutricionista, dentista, além de profissionais voltados ao serviço social e à saúde mental.
 
A sede do Melhor em Casa fica aberta de segunda a sexta-feira, exceto feriados. O horário de atendimento é das 7h às 16h.
 
 
 
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim
 
 
 
22