sexta-feira, 26 de junho de 2026

Presidente da Comissão de Ética recebe representação para apurar possível quebra de decoro parlamentar na Câmara de Votorantim


A presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Votorantim, vereadora Lucélia Matilde Ferrari, recebeu representação por meio do Ofício nº 010/2026, encaminhado pela Ouvidoria da Câmara Municipal em 25 de junho de 2026, que trata de reclamação formal feita por um estagiário da Câmara relatando condutas que, em tese, podem configurar violação aos deveres éticos inerentes ao exercício do mandato parlamentar.
 
Para a presidente da Comissão, a representação encaminhada pela Ouvidoria foi instruída com elementos suficientes para justificar a abertura da fase de apuração, sem que isso represente qualquer conclusão antecipada sobre eventual responsabilidade do vereador mencionado, observando os princípios do devido processo legal, do contraditório e da ampla defesa, garantindo ao parlamentar eventualmente investigado o direito de apresentar sua defesa e produzir provas.
 
Segundo o texto, a instauração do procedimento busca preservar a moralidade administrativa, a transparência, a legalidade e a credibilidade institucional da Câmara Municipal de Votorantim, cabendo à Comissão esclarecer os fatos e, ao final da instrução, apresentar parecer com as providências cabíveis.
 
O recebimento ou não da representação, com o início da apuração de eventual quebra de decoro pelo parlamentar representado, segue para a votação dos demais membros da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar.
 
Até o momento, a Câmara Municipal não divulgou informações sobre a data em que a Comissão apreciará a admissibilidade da representação. Também não foi informado o nome do vereador citado na reclamação, preservando-se o sigilo necessário durante a fase inicial do procedimento.
 
 
 
Fonte:




 
 
22

Campeonato Master de Votorantim terá cinco jogos neste fim de semana


A segunda rodada do Campeonato Master de Votorantim será disputada neste sábado, 27 de junho de 2026, em cinco campos de futebol da cidade. Uma das partidas será entre Unidos da Vila Garcia x Unidos Promorar, às 15h30, no Estádio Municipal Domenico Paolo Mitidieri.
 
 
A competição é organizada pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Esportes. Confira os jogos da segunda rodada:
 
Unidos da Vila Garcia x Unidos Promorar
15h30 | Estádio
 
Cruzeiro B x Paraná
15h30 | Cruzeiro
 
Bela Montanha x São Gabriel
15h30 | Fluminense
 
Angelo Vial x Pé na Cova
15h30 | Parque
 
Liverpool x Clarice
15h30 | Flamengo
 
 
 
 
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim
 
 
 
22

Prefeitura encerra expediente ao meio-dia na segunda devido ao jogo da seleção


O expediente na Prefeitura de Votorantim nesta segunda-feira, 29 de junho de 2026, vai até o meio-dia em razão da próxima partida da seleção brasileira na Copa do Mundo. O mesmo horário reduzido será aplicado às repartições públicas municipais da administração direta e indireta.
 
A medida foi oficializada por meio de decreto assinado pelo prefeito Weber Manga e também se aplica à Fundação de Seguridade Social dos Funcionários Públicos e à Companhia Municipal de Habitação Popular de Votorantim (Cohap). O decreto considera que o jogo da Seleção Brasileira terá início às 14 horas de Brasília, estabelecendo excepcionalmente o atendimento ao público e o expediente administrativo até o meio-dia.
 
A Prefeitura destaca que a alteração não afeta os serviços essenciais. As unidades que funcionam em regime de plantão ou que, por sua natureza, não podem sofrer interrupção, manterão o atendimento normalmente. O decreto também prevê, caso haja necessidade, que os secretários municipais poderão convocar servidores de suas respectivas pastas para atuação após o horário estabelecido. A íntegra do decreto foi publicada no jornal oficial do município de sexta-feira, 26 de junho.
 
 
 
 
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim
 
 
 
22

Votorantim tem mais de 13 mil famílias cadastradas para acesso a benefícios sociais


O cadastro único do município de Votorantim tem 13.232 famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), instrumento do Governo Federal utilizado para identificar e caracterizar a população em situação de vulnerabilidade social. O sistema é a principal porta de entrada para programas e benefícios sociais em todo o País.
 
Por meio do CadÚnico, é possível acessar benefícios como o Bolsa Família, o Pé-de-Meia, a Tarifa Social de Energia Elétrica, Gás do Povo e o Minha Casa, Minha Vida, entre outros. O cadastro também é utilizado como critério para a seleção de beneficiários em iniciativas desenvolvidas pelos governos estadual e municipal.
 
Em Votorantim, não há fila de espera para a realização ou atualização do cadastro, com exceção dos registros unipessoais, destinados a pessoas que moram sozinhas. Nesses casos, conforme determinação do Governo Federal, o procedimento deve ser feito por meio de um cadastro no domicílio. Atualmente, o município possui uma demanda de 260 cadastros nessa modalidade.
 
Os atendimentos para inclusão ou atualização de dados são realizados em quatro pontos da cidade: no posto central, localizado na Praça Lecy de Campos, e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros Jardim Tatiana, Promorar e Itapeva.
 
Para efetuar o cadastro, é necessário apresentar os documentos originais de todos os moradores da residência: CPF, RG ou CNH, título de eleitor, certidão de nascimento ou casamento (com averbação em caso de divórcio), carteira de trabalho, comprovante de endereço — preferencialmente conta de energia elétrica — e comprovante de matrícula escolar atualizado para pessoas com até 17 anos de idade.
 
 
 
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim
 
 
 
22

Campeonato Master de Votorantim terá cinco jogos neste fim de semana


A segunda rodada do Campeonato Master de Votorantim será disputada neste sábado, 27 de junho de 2026, em cinco campos de futebol da cidade. Uma das partidas será entre Unidos da Vila Garcia x Unidos Promorar, às 15h30, no Estádio Municipal Domenico Paolo Mitidieri.
 

A competição é organizada pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Esportes. Confira os jogos da segunda rodada:
 
Unidos da Vila Garcia x Unidos Promorar
15h30 | Estádio
 
Cruzeiro B x Paraná
15h30 | Cruzeiro
 
Bela Montanha x São Gabriel
15h30 | Fluminense
 
Angelo Vial x Pé na Cova
15h30 | Parque
 
Liverpool x Clarice
15h30 | Flamengo
 
 
 
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim
 
 
 
22

Programa Melhor em Casa terá nova sede em Votorantim


O programa Melhor em Casa terá uma nova sede a partir de segunda-feira, 29 de junho de 2026, em Votorantim. O atendimento será feito na rua Antônio Walter, ao lado do Hospital Municipal Dr. Lauro Roberto Fogaça e do Centro de Especialidades Odontológicas.
 
Atualmente, o Melhor em Casa funciona na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Archilla. A mudança de local tem o objetivo de facilitar o acesso à população, pois a futura sede fica na região central da cidade, próxima ao Terminal Urbano João Souto.
 
O Melhor em Casa é um programa de atendimento domiciliar destinado a pacientes que necessitam de cuidados contínuos, contribuindo para evitar internações prolongadas e proporcionando mais conforto e qualidade na recuperação junto à família. O serviço atende pessoas que enfrentam o agravamento de alguma condição de saúde e que, devido a limitações temporárias ou permanentes, encontram dificuldades para se deslocar até uma unidade de atendimento.
 
Em Votorantim, o programa atende aproximadamente 250 pessoas. A equipe multidisciplinar da Secretaria de Saúde que atua no Melhor em Casa conta com médico, enfermeiro, fonoaudiólogo, nutricionista, dentista, além de profissionais voltados ao serviço social e à saúde mental.
 
A sede do Melhor em Casa fica aberta de segunda a sexta-feira, exceto feriados. O horário de atendimento é das 7h às 16h.
 
 
 
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim
 
 
 
22

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Espaço Motoboy oferece conforto e apoio aos profissionais de entrega


A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Governo, inaugura nesta sexta-feira, 26 de junho de 2026, às 16 horas, o Espaço Motoboy, um local especialmente preparado para acolher os profissionais que atuam diariamente no transporte de produtos, refeições e documentos pela cidade.
 
Localizado na Praça dos Expedicionários, no Parque Bela Vista, o espaço foi planejado para proporcionar mais conforto, bem-estar e dignidade aos motoboys e motogirls durante os intervalos das entregas.
 
A estrutura conta com energia elétrica e água encanada, filtro de água, banheiros, micro-ondas e frigobar, além de uma área de descanso com pufs. O objetivo é oferecer um ambiente adequado para os trabalhadores se hidratarem, fazerem refeições e recuperarem as energias ao longo da jornada de trabalho.
 
A iniciativa reconhece a importância dos trabalhadores de entrega para a mobilidade urbana, o comércio local e o atendimento das necessidades da população, especialmente diante do crescimento dos serviços de delivery.
 
Para o secretário de governo, Roberto Bellini Martins, a inauguração do Espaço Motoboy representa o compromisso da administração municipal com a valorização desses profissionais.
 
“Quem enfrenta o trânsito e as condições climáticas para contribuir com o crescimento do município merece o conforto e o acolhimento dessa estrutura”, destaca o secretário.
 
A Prefeitura reforça que o novo equipamento público integra as ações voltadas à promoção da qualidade de vida dos trabalhadores e à construção de uma cidade mais humana, acolhedora e atenta às necessidades de quem ajuda a movimentar a economia local.
 
 
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim
 
 
 
22