quarta-feira, 24 de junho de 2026

Câmara aprova projeto de combate à violência doméstica e debate saúde, mobilidade e inclusão na 21ª Sessão Ordinária


A Câmara Municipal de Votorantim realizou, no dia 23 de junho de 2026, a 21ª Sessão Ordinária, marcada pela aprovação de um projeto de lei voltado ao enfrentamento da violência doméstica, além de requerimentos relacionados à saúde, mobilidade urbana, educação inclusiva, infraestrutura e serviços públicos.
 
 
Requerimentos de Informações
 
Os vereadores aprovaram requerimentos solicitando informações ao Poder Executivo sobre diversos temas de interesse da população. Entre os assuntos debatidos estiveram a situação da fila de espera para cirurgias eletivas, a disponibilidade de médicos ginecologistas e obstetras na rede municipal, a climatização das unidades de saúde, a implantação de um novo Programa de Parcelamento Incentivado (PPI), a manutenção da frota de caminhões da coleta de lixo, melhorias no trânsito da Avenida 31 de Março, a pavimentação de vias públicas, a ampliação do transporte escolar adaptado para estudantes com deficiência, a implantação de um centro comunitário no bairro Fornazari e os resultados da parceria entre Votorantim e Sorocaba após o reconhecimento das cidades como cidades-irmãs.
 
 
Requerimento Especial
 

A sessão também contou com a aprovação do Requerimento Especial nº 029/26, de autoria do vereador Pr. Dr. Luiz Carlos (PL), que concedeu votos de congratulações ao atleta paralímpico Isaac Santos.
 

Morador de Votorantim há 16 anos, Isaac se destacou no atletismo paralímpico nacional, conquistando títulos brasileiros nas categorias de base e adulta, além de representar o Estado de São Paulo em importantes competições. A homenagem reconhece sua trajetória de dedicação, superação e os resultados alcançados ao longo da carreira esportiva.
 
 
Ordem do dia
 
Na Ordem do Dia, foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 033/26, de autoria do vereador Gaguinho (O Democrata), que institui o Programa Municipal de Acompanhamento, Reeducação e Responsabilização de Autores de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.
 
A proposta tem como objetivo contribuir para a prevenção da reincidência da violência doméstica por meio de ações educativas, acompanhamento e conscientização dos agressores, fortalecendo as políticas públicas de proteção às mulheres e às famílias.
 
Também foi aprovada a Emenda Supressiva nº 01 ao projeto, adequando o texto às orientações do parecer jurídico da Câmara Municipal.
 
 
Expediente recebido do Poder Executivo
 
Durante a sessão, os vereadores receberam os balancetes da Receita e Despesa da Prefeitura Municipal referentes aos meses de março e abril de 2026, encaminhados pelo Poder Executivo.
 
Também foram protocoladas as respostas oficiais da Administração Municipal aos requerimentos e indicações apresentados pelos parlamentares durante a 18ª Sessão Ordinária.
 
 
Novos projetos apresentados
 
Três novos projetos de lei foram apresentados durante a sessão. O Projeto de Lei Ordinária nº 051/26, de autoria do vereador Rodrigo Kriguer (PSD), propõe a inclusão do “Prêmio Melhores do Ano”, promovido anualmente pela Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), no Calendário Oficial de Eventos do Município.
 
Já o vereador Roberto França (PL) apresentou o Projeto de Lei nº 052/26, que institui o Dia do Policial Penal no município de Votorantim.
 
Também foi apresentado o Projeto de Lei nº 053/26, de autoria do vereador Luciano da Camps (Republicanos), que institui a Política Municipal de Incentivo ao Esporte Inclusivo e de Valorização dos Atletas com Deficiência.
 
 
Matérias que serão votadas na próxima sessão
 
Na próxima Sessão Ordinária, marcada para o dia 30 de junho de 2026, os vereadores deverão apreciar o Projeto de Lei nº 031/26, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2027, além de emendas apresentadas pelo vereador Rodrigo Kriguer (PSD).
 
Também estão previstas as votações do Projeto de Lei nº 044/26, que institui a Semana Municipal de Conscientização das Doenças da Tireoide; do Projeto de Lei nº 045/26, que cria o Programa de Estímulo à Segurança Colaborativa e o selo “Votorantim Segura”; e do Projeto de Lei nº 046/26, que estabelece a priorização e a viabilização da matrícula de irmãos em uma mesma unidade escolar da rede pública municipal.
 
 
Vereador questiona previsão de pavimentação entre os bairros Parque Santa Márcia e Jardim Karolyne
 

Durante a 21ª Sessão Ordinária, realizada no dia 23 de junho de 2026, foi aprovado o Requerimento nº 186/26, de autoria do vereador Roberto França (PL), solicitando informações à Prefeitura sobre a possibilidade de pavimentação asfáltica do trecho que liga a Rua Salvador de Almeida, no bairro Parque Santa Márcia, à Rua Octávio Evaristo, no Jardim Karolyne.
 
Segundo o parlamentar, o local é amplamente utilizado por moradores, veículos de transporte escolar, serviços de entrega e demais usuários que circulam diariamente entre os dois bairros. No entanto, a falta de pavimentação tem causado transtornos e dificuldades de acesso.
 
De acordo com relatos recebidos pelo vereador, o trecho apresenta buracos e condições precárias de trafegabilidade. Em períodos de chuva, a situação se agrava devido à formação de lama, ocasionando inclusive casos de veículos atolados e quedas de pedestres.
 
Diante desse cenário, o requerimento questiona o Poder Executivo sobre a existência de previsão, ainda nesta gestão, para a realização das obras de pavimentação asfáltica no local, considerada uma importante ligação viária para a região.
 
A iniciativa busca obter informações sobre possíveis planejamentos e investimentos voltados à melhoria da mobilidade urbana e da segurança dos moradores que utilizam diariamente o trecho entre os bairros Parque Santa Márcia e Jardim Karolyne.
 
 
Vereador solicita informações sobre possível Programa de Parcelamento Incentivado em 2026
 

Durante a 21ª Sessão Ordinária, realizada no dia 23 de junho de 2026, foi aprovado o Requerimento nº 177/26, de autoria do vereador Diego da Padaria (Podemos), solicitando informações à Prefeitura sobre a possibilidade de implantação de um novo Programa de Parcelamento Incentivado (PPI) no município.
 
O parlamentar destaca que o programa é uma importante ferramenta para permitir que contribuintes regularizem débitos tributários e não tributários junto à Administração Municipal, além de contribuir para o aumento da arrecadação e a redução da inadimplência.
 
Segundo o vereador, diversos moradores têm procurado seu gabinete em busca de informações sobre a realização de um novo programa de refinanciamento de dívidas ainda neste ano, diante das dificuldades financeiras enfrentadas por muitas famílias.
 
Por meio do requerimento, Diego questiona se há previsão para implantação do PPI em 2026 e, em caso positivo, solicita informações sobre o cronograma para envio do projeto à Câmara, os tipos de débitos que poderão ser contemplados, as modalidades de parcelamento estudadas e os possíveis descontos sobre juros e multas.
 
O vereador também pede esclarecimentos sobre eventuais estudos técnicos realizados pela Prefeitura para avaliar o impacto financeiro e o potencial de arrecadação do programa. Caso não exista previsão para a implantação do PPI, o requerimento solicita que o Executivo informe os motivos que justificam a não realização da iniciativa.
 
A proposta busca dar transparência ao planejamento da Administração Municipal e esclarecer uma demanda que tem sido frequentemente apresentada pela população.
 
 
Vereador solicita informações sobre climatização e manutenção de equipamentos nas unidades de saúde
 

Durante a 21ª Sessão Ordinária, realizada no dia 23 de junho de 2026, foi aprovado o Requerimento nº 178/26, de autoria do vereador Luciano da Camps (Republicanos), solicitando informações à Prefeitura sobre as condições de climatização das unidades de saúde da rede municipal.
 
O parlamentar destaca que UBSs, ESFs, UPAs e demais serviços de saúde recebem diariamente um grande número de pacientes, incluindo idosos, crianças, gestantes e pessoas em situação de vulnerabilidade, tornando fundamental a existência de ambientes adequados para acolhimento e atendimento.
 
No requerimento, Luciano questiona se existe previsão orçamentária ou busca de recursos externos para ampliar a climatização das unidades de saúde do município. O vereador também solicita informações sobre a existência e regularidade do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC), exigido pela legislação federal para sistemas de climatização em ambientes de uso coletivo.
 
Além disso, o parlamentar pede esclarecimentos sobre a manutenção preventiva, higienização e desinfecção dos aparelhos de ar-condicionado instalados nas unidades, bem como sobre a contratação de profissionais habilitados para acompanhar tecnicamente esses sistemas.
 
O requerimento ainda busca informações sobre as medidas adotadas pelo Poder Executivo para garantir a qualidade do ar e oferecer melhores condições de conforto térmico para pacientes e profissionais da saúde.
 
Segundo o vereador, a climatização adequada está diretamente relacionada à humanização do atendimento, à segurança sanitária e à melhoria das condições de trabalho dos servidores que atuam na rede municipal de saúde.
 
 
Vereador questiona situação da frota de caminhões da coleta de lixo em Votorantim
 

Durante a 21ª Sessão Ordinária, realizada no dia 23 de junho de 2026, foi aprovado o Requerimento nº 179/26, de autoria do vereador Gaguinho (O DEMOCRATA), solicitando esclarecimentos à Prefeitura sobre as condições da frota utilizada na coleta de lixo do município.
 
O parlamentar relata ter recebido informações de que diversos caminhões estariam quebrados, comprometendo o cronograma de coleta e obrigando a operação a funcionar com número reduzido de veículos. Segundo o vereador, a situação tem causado transtornos à população, com acúmulo de lixo em alguns bairros, além de sobrecarregar os servidores responsáveis pelo serviço.
 
No requerimento, Gaguinho questiona quantos caminhões estão atualmente inoperantes, quais os motivos das quebras, onde os veículos estão passando por manutenção e qual a previsão para o retorno das atividades. O vereador também solicita informações específicas sobre as condições dos caminhões de números 318, 319, 363, 375 e 376.
 
Outro ponto abordado é a situação dos caminhões locados para a coleta de lixo. O parlamentar pede esclarecimentos sobre a responsabilidade pela manutenção desses veículos, a forma de controle das horas trabalhadas e se os pagamentos à empresa contratada continuam sendo realizados mesmo quando os caminhões permanecem parados.
 
Além disso, o requerimento busca informações sobre a contratação de serviços de manutenção, aquisição de peças de reposição e fiscalização dos contratos relacionados à frota da coleta de lixo.
 
Segundo o vereador, a apuração dessas informações é necessária para garantir a continuidade de um serviço essencial à população, além de assegurar a correta aplicação dos recursos públicos destinados à manutenção da frota municipal.
 
 
Vereador solicita informações sobre transporte escolar adaptado para estudantes com deficiência
 

Durante a 21ª Sessão Ordinária, realizada no dia 23 de junho de 2026, foi aprovado o Requerimento nº 180/26, de autoria do vereador Rogério Lima (Republicanos), solicitando informações à Prefeitura sobre a oferta e a ampliação do transporte escolar adaptado no município.
 
O parlamentar destaca a importância do serviço para garantir o acesso à educação de crianças e adolescentes com deficiência ou mobilidade reduzida, especialmente aqueles diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down e outras condições que exigem acompanhamento e transporte adequado.
 
No requerimento, Rogério Lima questiona se existe fila de espera para utilização do transporte escolar adaptado, qual o tempo médio de atendimento e quantos estudantes dos bairros Jardim Tatiana e Green Valley aguardam vagas. O vereador também solicita informações sobre a demanda reprimida existente no município e o número de alunos com deficiência atualmente atendidos pelo serviço.
 
Outro ponto abordado refere-se aos relatos de famílias sobre dificuldades de adaptação escolar, crises de ansiedade e sobrecarga sensorial enfrentadas por alguns estudantes. O parlamentar pede esclarecimentos sobre eventuais registros de redução da carga horária escolar relacionados a essas situações.
 
O requerimento ainda busca informações sobre estudos para ampliação das rotas, aumento da frota, criação de novas linhas e readequação dos itinerários, visando reduzir o tempo de deslocamento dos alunos e proporcionar maior conforto durante o trajeto.
 
Além disso, o vereador questiona se há previsão de investimentos para aquisição de novos veículos adaptados e quais ações vêm sendo desenvolvidas pelas secretarias municipais para fortalecer a inclusão, a acessibilidade e o apoio às famílias dos estudantes atendidos pelo serviço.
 
Segundo Rogério Lima, a ampliação e o aprimoramento do transporte escolar adaptado são medidas fundamentais para garantir a permanência dos alunos na escola, promover a inclusão e assegurar mais qualidade de vida às famílias.
 
 
Vereador solicita implantação de centro comunitário e área de lazer no bairro Fornazari
 

Durante a 21ª Sessão Ordinária, realizada no dia 23 de junho de 2026, foi aprovado o Requerimento nº 182/26, de autoria do vereador Daniel da Farmácia (PL), solicitando informações ao Poder Executivo sobre a possibilidade de implantação de um centro comunitário com área de lazer no bairro Fornazari.
 
O parlamentar destaca que a reivindicação é antiga e representa um desejo da população local há vários anos. Segundo ele, a construção do espaço foi uma das principais demandas apontadas pela comunidade durante o antigo programa “Prefeito nos Bairros”, realizado há mais de uma década.
 
De acordo com o vereador, a implantação do equipamento público poderá beneficiar não apenas os moradores do Fornazari, mas também a população dos bairros vizinhos, como Colinas de Santa Mônica, Barreiro e Barra Funda, oferecendo um espaço adequado para atividades comunitárias, recreativas e de convivência.
 
Por meio do requerimento, Daniel da Farmácia questiona se a construção do centro comunitário e da área de lazer faz parte do planejamento da atual Administração Municipal. Em caso positivo, solicita informações sobre o cronograma e a previsão para o início das obras.
 
Caso o projeto ainda não esteja previsto, o vereador pede que a Prefeitura avalie a inclusão da benfeitoria no cronograma de investimentos do município, considerando a importância da iniciativa para a qualidade de vida e integração social dos moradores da região.
 
Segundo o parlamentar, a criação de um espaço voltado ao lazer e às atividades comunitárias representa um investimento importante para fortalecer os vínculos entre os moradores e ampliar as opções de convivência e entretenimento na região.
 
 
Vereador solicita informações sobre ginecologistas, obstetras e fortalecimento do pré-natal em Votorantim
 

Durante a 21ª Sessão Ordinária, realizada no dia 23 de junho de 2026, foi aprovado o Requerimento nº 183/26, de autoria do vereador Rodrigo Kriguer (PSD), solicitando informações ao Poder Executivo sobre a disponibilidade de médicos ginecologistas e obstetras na rede municipal de saúde e as ações voltadas ao fortalecimento do atendimento pré-natal.
 
O parlamentar destaca que o acompanhamento adequado das gestantes é fundamental para a promoção da saúde materno-infantil, contribuindo para a prevenção de complicações durante a gravidez, redução de partos prematuros e garantia de melhores condições para mães e bebês.
 
No requerimento, Rodrigo Kriguer demonstra preocupação com a estrutura atual da rede municipal, especialmente após o encerramento das atividades da UTI Neonatal/Pediátrica que servia como referência para o atendimento de recém-nascidos prematuros. Segundo ele, o cenário reforça a necessidade de investir na prevenção e no acompanhamento das gestantes durante toda a gestação.
 
Entre os questionamentos apresentados, o vereador solicita informações sobre o número atual de ginecologistas e obstetras que atuam na rede municipal, o déficit estimado desses profissionais e os afastamentos, aposentadorias ou desligamentos registrados nos últimos dois anos.
 
O requerimento também busca esclarecimentos sobre a existência de concurso público vigente para a especialidade, a situação de eventuais candidatos aprovados em cadastro de reserva e a possibilidade de novas convocações para reforçar o atendimento à população.
 
Além disso, o parlamentar questiona se há estudos ou planejamento para ampliação do quadro de profissionais da área e se a Prefeitura pretende realizar novos concursos públicos contemplando a especialidade de Ginecologia e Obstetrícia.
 
Por fim, Rodrigo Kriguer solicita informações sobre as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo município para fortalecer o atendimento pré-natal, reduzir os índices de partos prematuros e prevenir complicações gestacionais entre as pacientes atendidas pela rede pública de saúde.
 
Segundo o vereador, o acesso a um acompanhamento médico adequado durante a gestação é essencial para garantir mais segurança às mães, melhorar os indicadores de saúde e assegurar um atendimento humanizado às famílias de Votorantim.
 
 
Vereadora solicita informações sobre fila de cirurgias eletivas em Votorantim
 

Durante a 21ª Sessão Ordinária, realizada no dia 23 de junho de 2026, foi aprovado o Requerimento nº 184/26, de autoria da vereadora Lú Ferrari (PT), solicitando informações ao Poder Executivo sobre a situação da fila de espera para cirurgias eletivas na rede municipal de saúde.
 
A parlamentar destaca que a saúde pública é um direito fundamental da população e demonstra preocupação com o número de pacientes que aguardam por procedimentos cirúrgicos, muitas vezes enfrentando longos períodos de espera que podem comprometer sua qualidade de vida e agravar quadros clínicos já existentes.
 
Por meio do requerimento, a vereadora busca obter um panorama atualizado da demanda reprimida no município, solicitando informações sobre quantos pacientes aguardam atualmente pela realização de cirurgias eletivas e quais são as especialidades e procedimentos que apresentam as maiores filas de espera.
 
Lú Ferrari também questiona o tempo médio de espera para cada tipo de cirurgia e quais ações vêm sendo adotadas pela Administração Municipal para reduzir a demanda acumulada e ampliar o acesso da população aos procedimentos necessários.
 
Outro ponto abordado no documento é a possibilidade de realização de mutirões ou da ampliação da oferta de cirurgias, como forma de acelerar os atendimentos e diminuir o tempo de espera enfrentado pelos pacientes.
 
Além disso, a vereadora solicita informações sobre o número de cirurgias eletivas realizadas pela rede municipal nos últimos 12 meses, permitindo uma análise da capacidade de atendimento e da evolução dos serviços prestados à população.
 
Segundo a parlamentar, a transparência das informações e o acompanhamento da situação das filas são fundamentais para que o Poder Legislativo possa fiscalizar as políticas públicas de saúde e contribuir na busca por soluções que garantam atendimento mais rápido e eficiente aos munícipes.
 
 
Vereador solicita informações sobre parceria entre Votorantim e Sorocaba após reconhecimento como cidades-irmãs
 

Durante a 21ª Sessão Ordinária, realizada no dia 23 de junho de 2026, foi aprovado o Requerimento nº 185/26, de autoria do vereador Fernando Fernandes (PP), solicitando informações ao Poder Executivo sobre as ações desenvolvidas entre os municípios de Votorantim e Sorocaba após o reconhecimento oficial do vínculo de cidades-irmãs.
 
O parlamentar destaca que os dois municípios mantêm uma histórica integração econômica, social, cultural e urbana, compartilhando demandas e desafios comuns que impactam diretamente a população da região.
 
Fernando Fernandes lembra que a relação foi oficialmente reconhecida em 2025 por meio de legislações aprovadas nas duas cidades, com o objetivo de fortalecer a cooperação institucional e estimular a realização de ações conjuntas em benefício da população.
 
Por meio do requerimento, o vereador busca identificar quais iniciativas concretas foram realizadas desde a formalização da parceria, além de solicitar informações sobre projetos, convênios, programas e ações que estejam atualmente em andamento entre os dois municípios.
 
O documento também questiona se ocorreram reuniões oficiais entre os Poderes Executivos de Votorantim e Sorocaba para definição de metas e estratégias decorrentes do reconhecimento do vínculo de cidades-irmãs.
 
Outro ponto abordado pelo parlamentar diz respeito à existência de projetos conjuntos nas áreas de saúde, mobilidade urbana, segurança pública, educação, turismo, cultura e desenvolvimento econômico, setores considerados estratégicos para o fortalecimento da integração regional.
 
Além disso, Fernando Fernandes solicita esclarecimentos sobre os benefícios concretos já proporcionados à população de Votorantim por meio dessa cooperação institucional, bem como a previsão de novos investimentos, programas e iniciativas que possam ser desenvolvidos futuramente em parceria entre os dois municípios.
 
Segundo o vereador, o acompanhamento das ações decorrentes do reconhecimento de cidades-irmãs é importante para garantir que a parceria produza resultados efetivos e gere benefícios concretos para os moradores de Votorantim e Sorocaba.
 
 
ORDEM DO DIA
 
Projeto aprovado institui programa de acompanhamento e reeducação de autores de violência doméstica em Votorantim
 

Durante a 21ª Sessão Ordinária, realizada no dia 23 de junho de 2026, a Câmara Municipal de Votorantim aprovou o Projeto de Lei Ordinária nº 033/26, de autoria do vereador Gaguinho (O Democrata), que institui o Programa Municipal de Acompanhamento, Reeducação e Responsabilização de Autores de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.
 
A proposta tem como objetivo fortalecer as ações de prevenção à reincidência da violência doméstica por meio da conscientização, responsabilização e reeducação dos agressores, em conformidade com os instrumentos previstos na legislação federal, especialmente na Lei Maria da Penha.
 
De acordo com o texto aprovado, o programa busca garantir a efetiva execução de medidas relacionadas à recuperação e reeducação de autores de violência doméstica, promovendo a reflexão sobre igualdade de gênero, relações interpessoais, prevenção da violência e redução dos índices de agressões contra mulheres e feminicídios.
 
O projeto prevê que a participação dos autores de violência possa ocorrer por determinação judicial, encaminhamento de órgãos públicos ou de forma voluntária. Além disso, autoriza o Poder Executivo a estabelecer convênios e parcerias com o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Governo do Estado e organizações da sociedade civil para viabilizar a iniciativa.
 
Durante a tramitação da matéria, também foi aprovada a Emenda Supressiva nº 01/26, apresentada pelo próprio autor do projeto. A emenda retirou os artigos 3º, 4º e 5º da proposta original, atendendo aos apontamentos do Departamento Jurídico da Câmara que indicavam possível vício de inconstitucionalidade por interferência em atribuições do Poder Executivo. Com a alteração, o projeto passou a estabelecer as diretrizes do programa sem determinar sua estrutura operacional ou a forma de execução administrativa.
 
Na justificativa, o vereador destacou que a legislação federal já prevê a participação de agressores em programas educativos, mas que muitas vezes essas medidas deixam de ser efetivamente aplicadas pela ausência de políticas públicas estruturadas. Segundo o parlamentar, a iniciativa busca contribuir para o rompimento do ciclo da violência, fortalecer a proteção às mulheres e ampliar os instrumentos de prevenção disponíveis no município.
 
 
 
Fonte:


 
 


 
22

terça-feira, 23 de junho de 2026

Festa Junina de Votorantim reúne mais de 400 mil visitantes em 21 dias de evento

Foto: Divulgação/Festa Junina de Votorantim


A Festa Junina de Votorantim chegou ao fim neste domingo, 21 de junho de 2026. A edição deste ano reuniu mais de 400 mil pessoas na Praça Lecy de Campos, que aproveitaram as atrações e, principalmente, contribuíram com as entidades beneficentes da cidade. Para garantir o sucesso da organização, o evento contou com o trabalho de mais de mil colaboradores.
 
O evento, considerado a maior festa junina do estado de São Paulo, foi organizado pela Viva+ Entretenimento em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Votorantim, apoio da Prefeitura de Votorantim e promoção da TV TEM.
 
A festa deste ano trouxe o lema "Resgatando Tradições", com um palco com 360 graus inspirado nos grandes festivais do país. O local recebeu mais de 20 shows, alguns inéditos no evento, como Marisa Monte, João Gomes e Glória Groove.
 
Além disso, os visitantes puderam acompanhar os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. A tradicional "Hora do Silêncio e da Inclusão" também levou diversão para pessoas com deficiência. A ação especial desligou o som da festa das 18h às 20h.
 
A festa também contou com uma praça de alimentação solidária formada por 16 entidades beneficentes do município. Toda a renda arrecadada nas barracas típicas é revertida integralmente para que essas instituições mantenham seus projetos sociais ao longo do ano.
 
 
Receita mais saborosa
 
O prêmio de receita mais saborosa da festa foi dividido em sete categorias. Os jurados analisaram sabor, preparo e apresentação das receitas.
 
Entre as entidades, o prêmio de melhor salgado ficou com o Pastelão de Calabresa, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Já o Escondidinho de Costela, da Paróquia Nossa Senhora, venceu na categoria melhor refeição.
 
Na categoria melhor sopa ou caldo, o primeiro lugar ficou com a Fraternidade Feminina, com a Sopa de Abóbora no Pão com Carne Seca. O Bolinho Caipira da Luar venceu como melhor prato popular, enquanto a Paçoca Quente da Apae Votorantim foi eleita a melhor bebida.
 
Já na categoria doce ou sobremesa, o primeiro lugar ficou com o Escondidinho Doce, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Além das categorias individuais, a Paçoca Doce da Apae Votorantim recebeu o troféu simbólico de Prato Favorito, após ser a receita mais votada da festa.
 
 
Copa do Mundo com Festa Junina
 
Nesta edição de 2026, a Festa Junina de Votorantim coincidiu a data com as primeiras semanas de jogos da Copa do Mundo. Por isso, a festa aproveitou para trazer também o clima de arquibancada e torcida pela Seleção.
 
Os primeiros jogos do Brasil reuniram milhares de torcedores na praça de eventos Lecy de Campos, unindo futebol, música e comidas tradicionais.
 
Na sexta-feira (19), o público se dividiu entre a partida do Brasil contra o Haiti nos telões do Espaço Torcedor, enquanto aguardavam o início do show da cantora Marisa Monte na mesma noite.
 
Importância social

O CEO da Viva+, Guilherme Moron, destacou a importância da Festa Junina para todos que participaram dela. Isso porque o dinheiro arrecadado pelas entidades beneficentes durante o período da festa é um dos principais fatores de sustentação para o trabalho social prestado por elas durante o ano.
 
"Nós fizemos um balanço final junto com eles, e eles nos falaram que esse dinheiro vai ser super importante para a manutenção de todo o ano, de todas as entidades", afirma.

Guilherme Moron, ceo Viva+ — Foto: Reprodução / TV TEM


  
Fonte: g1 Sorocaba e Jundiaí, TV TEM
 
 
22

Palestra gratuita – Mentes conectadas, falas alinhadas: comunicação assertiva na prática


Com o objetivo de compreender o processo de comunicação para expressar ideias e limites com clareza, firmeza e empatia. Na atualidade se faz necessário, sintonizar sua intenção com a percepção do outro, transformando conversas difíceis em conexões de valor por meio da inteligência relacional.
 
A votorantinense, Daniela Barros Mendes, convida para uma PALESTRA GRATUITA que ocorrerá no dia 04 de julho de 2026, sábado, das 9h30 às 12h, na Paulus Livraria de Sorocaba, Rua Cesário Mota, 72 – Centro – Sorocaba/SP. As inscrições devem ser feitas antecipadas através do Tel (15) 3442-4300, WhatsApp (15) 98153-0011 ou email: sorocaba@paulus.com.br.
 
 
 
 
Fonte: Daniela Barros Mendes
Mestra em Psicologia da Educação (PUC-SP), master Terapeuta emocional, jornalista, especialista em Comunicação Empresarial, com ênfase em liderança.
 
 
22

Votorantim conquista selo prata em transparência pública concedido pelo TCE-SP


Votorantim conquistou o selo prata do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), reconhecimento concedido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). A iniciativa avalia os portais de transparência dos órgãos públicos com base em uma série de critérios relacionados ao acesso à informação e à gestão pública.
 
De acordo com o levantamento do PNTP referente a 2025, a Prefeitura de Votorantim alcançou índice de transparência de 75,68%. O resultado representa um avanço em relação a 2024, permitindo ao município passar da classificação intermediária para o selo prata.
 
O programa concede certificação apenas às instituições que atingem percentual superior a 75%, classificadas nas categorias prata, ouro e diamante. O resultado completo das avaliações pode ser consultado no portal Radar da Transparência Pública.
 
A entrega do certificado aconteceu nesta segunda-feira, 22 de junho de 2026, durante o 30º Ciclo de Debates do TCE-SP, na cidade de Salto. O evento teve a participação de agentes políticos e dirigentes municipais.
 
Para Rafael Bassi, secretário de finanças de Votorantim, a conquista demonstra o compromisso da administração municipal com a transparência e a boa gestão dos recursos públicos. “Esse reconhecimento é resultado do trabalho técnico desenvolvido pelas equipes da Prefeitura e do esforço permanente para ampliar o acesso da população às informações públicas. A transparência fortalece a confiança da sociedade e contribui para uma gestão que funciona, cada vez mais eficiente, responsável e próxima do cidadão”, destaca.
 
O Portal da Transparência de Votorantim pode ser acessado por meio do endereço eletrônico https://www.votorantim.sp.gov.br/portal/transparencia. O espaço conta com informações públicas, entre contratos, despesas e receitas da administração.
 
 
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim
 
 
 
22

Campeonato Juvenil de Futebol está com as inscrições abertas


A inscrição para o 41º Campeonato Juvenil de Futebol está com as inscrições abertas até 3 de julho de 2026. A competição será organizada e realizada pela Secretaria de Esportes de Votorantim.
 
A documentação da equipe deve ser entregue na sede da Secretaria de Esportes, situada na rua João Alarcon, 50, Jardim Icatu. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 9h às 16h.
 
O Campeonato Juvenil de Futebol reúne atletas com até 18 anos de idade. A competição volta a ser disputada em Votorantim. A última temporada foi realizada em 2024.
 
 
 
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim
 
 
 
22

Mostra cultural valoriza as tradições afro-brasileira, indígena e quilombola em escola de Votorantim


A Escola Municipal Antônio Marciano abriu as portas para a comunidade vivenciar e valorizar a cultura afro-brasileira, indígena e quilombola. O objetivo foi promover o respeito à diversidade e à inclusão, além de combater preconceitos e situações de bullying no ambiente escolar.
 
A mostra cultural aconteceu no sábado, 20 de junho de 2026, e reuniu educadores, estudantes e familiares dos alunos. A programação contou com danças, pinturas, exposição de artesanatos, fotografias e vestimentas ligadas ao tema do evento.
 
A apresentação foi resultado de um trabalho realizado pelos educadores junto aos alunos durante todo o primeiro semestre do ano letivo, ressalta Adriana Correia de Araújo Bezerra, diretora da Escola Municipal Antônio Marciano. “É um aprendizado para todos nós”, comenta.
 
O evento teve a participação especial do antropólogo Santos Bernardo dos Santos. O moçambicano abordou temas relacionados à cultura africana, e apresentou danças e músicas típicas do continente. 
 
Representantes do Centro de Convivência Indígena da UFSCar – Sorocaba também estiveram na mostra cultural. O estudante Wainanbi, cujo nome civil é Luis Gabriel Ferreira da Silva, levou peças e vestimentas da etnia baré, situada no noroeste do estado do Amazonas. Junto com Laísa Cardoso, outra representante do coletivo indígena, realizou a pintura facial de vários alunos da escola com tinta à base de urucum, representando grafismos da cultura indígena.
 
A mostra cultural também contou com a presença de Elane Fernandes, agente regional da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), que atua junto aos municípios da região, incluindo Votorantim. Sua participação valorizou e prestigiou o evento, reforçando a importância das ações voltadas à promoção da equidade e da educação para as relações étnico-raciais.
 
Para Sandra Regina da Conceição Ferrer Vaz, coordenadora pedagógica e responsável pela organização do projeto na unidade escolar, as vivências proporcionadas pelos convidados enriqueceram ainda mais a experiência dos estudantes e das famílias, aproximando-os de diferentes saberes e manifestações culturais. O planejamento da instituição de ensino contempla uma nova atividade, em novembro, para marcar o Dia da Consciência Negra.
 
O trabalho apresentado na escola faz parte do projeto “Educação para as relações étnico-raciais” (ERER): arte africana, indígena e sua representação no mundo. É uma diretriz e política pública educacional voltada para o combate ao racismo e à promoção da equidade.
 
A ação contou ainda com uma campanha para a arrecadação de alimentos e agasalhos. Os produtos serão encaminhados a uma comunidade indígena na região de Tapiraí.
 
A Escola Municipal Antônio Marciano fica no Parque Bela Vista, em Votorantim. A instituição conta com 278 alunos na educação infantil e no ensino fundamental (1º ao 5º ano).
 
 
 
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim
 
 
 
22

Atleta paralímpico de Votorantim é homenageado pelo vereador Pastor Luiz Carlos


A Câmara Municipal de Votorantim homenageou na sessão ordinária realizada na manhã desta terça-feira, 23 de junho de 2026, os votos de congratulações de autoria do vereador Pastor Luiz Carlos para o atleta paralímpico Isaac Santos, pelos resultados alcançados ao longo de sua carreira.
 
“Nossa proposta é oferecer total apoio aos esportistas de nossa cidade e trabalhamos arduamente para que o município implemente políticas públicas com vistas aos atletas PCDs”, ressalta o vereador.
 
Morador do município de Votorantim há 16 anos, Isaac Santos, 19 anos, é atleta da Equipe de Atletismo Paralímpico de Sorocaba. Atualmente compete nas provas de 100 metros, 200 metros e 800 metros na classe T34, modalidades nas quais vem buscando constante evolução desde o início da trajetória esportiva, que começou no ano de 2021.
 
Foi através do esporte que encontrou oportunidades, desafios e a motivação para acreditar cada vez mais no seu potencial. O atletismo ensinou valores como disciplina, perseverança e dedicação, que leva para dentro e fora das pistas.
 
Ao longo dessa caminhada, conquistou resultados importantes. É bicampeão brasileiro adulto, tricampeão brasileiro de base e campeão nacional dos Jogos Escolares Paralímpicos, representando a delegação do Estado de São Paulo.
 
Em 2024, graças ao apoio da Sicredi Votorantim, teve a oportunidade de participar de diversas competições e corridas de rua, acumulando experiências, troféus e medalhas que marcam sua trajetória.
 
Também teve a oportunidade de competir no Rio de Janeiro, conquistando uma boa colocação e adquirindo ainda mais experiência no esporte de alto rendimento.
 
Atualmente, segue treinando e representando com orgulho a Equipe de Atletismo Paralímpico do município de Sorocaba. E recentemente competiu em Brasília, onde conquistou medalha de ouro, com o objetivo de conquistar índices para disputar competições cada vez maiores, continuando a evoluir.
 


  
Fonte: André Reis – Assessor do Parlamentar
 
 
 
22