Os pedágios free flow, que dispensam a parada do motorista
para cobrança, começarão a funcionar a partir desta quarta-feira, 1º de
outubro de 2025, na Rodovia Raposo Tavares (SP-270). Os veículos que
passarem pelos pórticos terão 30 dias para pagar a tarifa, que será
disponibilizada de forma totalmente digital.
Na região de Sorocaba (SP), serão três pontos de cobrança em
ambos os sentidos da via: em São Roque, Alumínio e Araçoiaba da Serra (SP). As
atuais praças físicas de pedágio serão demolidas em um período de até seis
meses.
O pagamento das tarifas poderá ser feito em até 30 dias por
meio do site, no aplicativo CCR Rodovias ou via WhatsApp, com opções via PIX e
cartão de crédito. Os motoristas que utilizarem tag eletrônica terão débito
automático com desconto de 5%.
Além dos pedágios "siga fácil", serão instalados
cinco pórticos de monitoramento ao longo da rodovia. Eles visam estudar a
fluidez e comportamento do tráfego em ambos os sentidos, sem cobrar nenhum
valor.
Os pórticos de monitoramento estão localizados nos
quilômetros 37, 58, 72, 95 e 101 da Rodovia Raposo Tavares.
De acordo com Vinícius Antonoli, gerente de operações e
atendimento da CCR Sorocabana, concessionária que administra a via, o free flow
substituirá, de forma imediata, as cobranças feitas pelas antigas praças na
pista.
"As praças convencionais serão desativadas a partir da
mesma data. Os pórticos passarão a cobrar a tarifa no lugar deles. Ao total,
são três pontos de cobrança na região e outros cinco de monitoramento",
explica.
"A leitura é feita pela placa do veículo. O cliente tem
a opção de pagar digitalmente, mas também há as bases operacionais que estão
instaladas em diversos pontos da rodovia que, agora, terão um totem para pagar
o valor. Quem não efetuar o pagamento no prazo poderá ser multado",
completa.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não pagar
pedágio configura infração grave, com penalidade de R$ 195,23 e adição de cinco
pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
No Free Flow, o motorista sequer precisa diminuir a
velocidade para que a leitura dos dados do carro aconteça. Outra diferença está
na possibilidade de cobrança do pedágio por trecho trafegado, ao ser possível
identificar em que ponto o carro entrou na rodovia e onde saiu.
A função do pedágio eletrônico é apenas a identificação
correta do veículo para a cobrança e não gera multa. Todas as câmeras e
sensores instalados no pórtico são utilizados exclusivamente para este fim. A
multa por evasão de pedágio é emitida apenas quando o pagamento não é
realizado.
🚘 Carro no guincho paga?
Depende, mas tudo continua como é atualmente. Se o veículo
estiver em cima do caminhão-guincho, sem qualquer contato com o solo, não paga
tarifa. Se estiver sendo rebocado ou semirrebocado, sim. A cobrança é feita por
eixo, conforme determinam os contratos de concessões.
Fica assim:
- Automóvel ou caminhão com semirreboque: paga-se
pelos eixos do veículo que estão tracionando, mais os eixos que estão em
contato com a pista. Essa regra vale, por exemplo, para as
"carretinhas". A tarifa é multiplicada por 1,5. Assim, se o pedágio
for R$ 10, paga-se R$ 15.
- Automóvel ou caminhão com reboque: paga-se por
todos os eixos no solo ou na pista. Aí, a tarifa é multiplicada por 2. Assim,
se o pedágio for R$ 10, paga-se R$ 20.
🛣️ Em quais rodovias há
desconto?
No trecho concedido da CCR Sorocabana, de acordo com a
Artesp, existe o Desconto Básico de Tarifa (DBT), que garante redução
automática de 5% no valor de cada transação. Outro é o Desconto de Usuário
Frequente (DUF), que pode chegar até 20% para veículos leves que circulam pelo
mesmo pórtico mais de uma vez, no mesmo sentido, dentro do período de um mês. Veja
a lista dos pedágios na região de Sorocaba.
Fonte: Redação – g1 Sorocaba e Jundiaí
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