terça-feira, 18 de abril de 2023

Caeca realiza 600 consultas médicas e acompanhamentos terapêuticos por mês

Aproximadamente 600 consultas médicas e acompanhamentos terapêuticos são realizados por mês no Centro de Atendimento Especializado à Criança Autista (Caeca) de Votorantim. A assistência multidisciplinar gratuita é oferecida a crianças com até 12 anos e 11 meses de idade diagnosticadas com o transtorno do espectro autista (TEA).
 
Na primeira semana de abril de 2023, mês estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar as pessoas sobre o autismo, o Caeca tem desenvolvido atividades especiais com os pacientes. As ações da equipe multidisciplinar foram aplicadas para o entendimento do próprio diagnóstico.
 
Segundo Priscila Pinheiro Gonsales, coordenadora do Caeca, o trabalho tem o objetivo de atender a criança diagnosticada com autismo e com hipótese diagnóstico em autismo sob avaliação médica. Há três maneiras de o paciente ser atendido: por meio de um relatório escolar, de uma consulta pediátrica ou por encaminhamento do Centro de Atendimento Psicossocial Infantojuvenil (Caps-IJ), Unidade Básica de Saúde (UBS), Estratégia Saúde da Família (ESF), Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (Naee) e Policlínica.
 
O relatório escolar é feito pelo professor, caso seja observado algum comportamento ou traço de autismo. Posteriormente, o documento é encaminhado à Unidade Básica de Saúde (UBS) ou à Estratégia da Saúde da Família (ESF), a qual a criança é atendida.
 
Na unidade de saúde, um médico pediatra encaminha para o matriciamento. Em caso de demanda de avaliação do Caeca, o processo é alinhado entre os serviços disponíveis no município.
 
O Caeca foi inaugurado em 6 de dezembro de 2021. O trabalho é desenvolvido pela Prefeitura de Votorantim, em parceria com a Associação dos Deficientes de Votorantim (ADV) Vila Legal.
 
 
Fonte: SECOM Votorantim

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário