quarta-feira, 19 de abril de 2023

Definidas as datas de estreias dos documentários que retratam mobilizadores da cultura popular em Votorantim

Encenação da Paixão de Cristo

Caminhada da Penha, Quadrilha junina da 3ª Idade, Folia do Divino, Teatro da Paixão de Cristo e Desafio de Cururu são os temas abordados

Foram definidas as datas de estreia dos cinco filmes curtas-metragens, em linguagem documental, sobre movimentos culturais populares realizados em Votorantim. Os lançamentos terão início em 25 de abril, terça-feira, com uma estreia por semana, com conclusão em 23 de maio.
 
As produções, dirigidas pela jornalista Luciana Lopez, que também idealizou a iniciativa, são realizadas pela Secretaria de Cultura e Turismo de Votorantim (SECULT), através do Fundo Municipal de Cultura de Votorantim.
 
O projeto, intitulado “Mobilizadores da Cultura Popular em Votorantim”, contempla cinco documentários sobre os seguintes movimentos culturais: Caminhada da Penha, Quadrilha junina do grupo da Terceira Idade Unidos do Sesi, Folia do Divino Espírito Santo, Teatro da Paixão de Cristo da Paróquia N. Sra. Aparecida e Desafio de Cururu. Cada vídeo, com cerca de 30 minutos, retrata um dos movimentos culturais descritos e as produções tiveram início há um ano.
 
Os filmes trazem relatos de seus mobilizadores, bastidores das ações, e, sobretudo, enaltecem a cultura popular realizada em Votorantim espontaneamente. “Os registros dessas ações visaram a valorização, preservação e difusão da cultura popular, e, assim, do patrimônio histórico imaterial da cidade de Votorantim, através da linguagem audiovisual”, explicou a diretora Luciana Lopez.
 
Os cinco vídeos serão disponibilizados ao público através da TV Votorantim, do Facebook, do Youtube e ainda os links serão disponibilizados para escolas públicas do município.
 
Após as exibições em Votorantim, também serão exibidos em dezenas de emissoras de TV comunitárias de todo o país e ainda pelo canal COM Brasil, via satélite. “Pretendemos divulgar a cultura de Votorantim para todo o país. Será uma homenagem que faremos para todos os mobilizadores que mantêm nossa cultura viva sem depender de ações governamentais”, fala Luciana.
 

A equipe de produção é composta por profissionais experientes da área audiovisual. São eles: Luciana Lopez (proponente e direção); Jesse James dos Santos (pesquisa histórica); Míriam Cris Carlos (roteiros); Werinton Kermes (produção e fotografia); Sandy Camile (auxiliar de produção); Luise Mariano (cinegrafista e operação de áudio); Rony Queiroz (edição de imagens e operação de drone); e Nelsinho Toledo (decupagem). A produção conta ainda com a colaboração de entusiastas do projeto, como os videomakers Carlos André Ferreira, Jorge Silva e Caio Kermes e o apoio da Associação de Entidades Usuárias e Administradoras do Canal Comunitário de Votorantim (TV Votorantim).

Caminhada da Penha

Desafio de Cururu

Datas das exibições
 
- Caminhada da Penha: 25/04, terça-feira, às 18h30, com reprise em 29/04, sábado, às 18h30
- Desafio de Cururu: 02/05, terça-feira, às 18h30, com reprise em 06/05, sábado, às 18h30
 - Quadrilha da Terceira Idade: 09/05, terça-feira, às 18h30, com reprise em 13/05, sábado, às 18h30
- Folia do Divino Espírito Santo: 16/05, terça-feira, às 18h30, com reprise em 20/05, sábado, às 18h30
- Encenação da Paixão de Cristo: 23/05, terça-feira, às 18h30, com reprise em 27/05, sábado, às 18h30
 
 
 
Como assistir
 
Pela TV Votorantim pelo canal 7. 3 da América Net e canal 8 da Claro NET;
 
Pelas plataformas de streaming das smarts TVS nos Apps: Soul TV (canal 111), TV Brasil (TV Votorantim) e MOOBI TV;
 
Pelo site www.tvvotorantim.com.br, pelo www.facebook.com/TVVotorantim, pelos canais do Youtube www.youtube.com/TVVotorantimJornalismo, e www.youtube.com/LuLopezJornalista.

Cururu (Andinho)

Folia do Divino no Pq Jataí

Quadrilha da Terceira Idade

Primeira exibição será sobre a Caminhada da Penha
 
O documentário “Mobilizadores da Cultura Popular em Votorantim: Caminhada da Penha” será o primeiro a ser exibido, na terça-feira (25), às 18h30.
 
A Caminhada da Penha é um evento cultural que envolve aspectos religiosos, de meio ambiente, de solidariedade, atividade física, ou seja, uma integração entre a cultura e outras esferas do conhecimento e da vida social.
 
É realizada anualmente, uma semana após a Páscoa, e, neste ano, chegou à sua 23ª edição. Já tradicional na cidade de Votorantim, na Caminhada da Penha é percorrido um trajeto de 20 quilômetros em áreas íngremes em meio a Serra de São Francisco, em Votorantim.
 
No filme, o organizador Paulo Roberto Ferreira Camargo (Beto Zen), explica que a caminhada, curiosamente, começou como uma brincadeira de desafio físico entre amigos, mas ganhou também outras finalidades, tornando-se uma manifestação da cultura popular através da religiosidade, para aqueles que a encaram como uma peregrinação; social, para aqueles que realizam doações de alimentos para projetos sociais; esportiva, para quem a encara como um desafio físico, e ambiental, sendo uma oportunidade de contato com a natureza.
 
Os caminhantes se reúnem às 4h da manhã na Paróquia São José, no Bairro da Chave, e iniciaram a caminhada às 4h30, após uma benção. O destino é a Capela de Nossa Senhora da Penha, que foi construída no século XVII, no tempo dos Bandeirantes, e é acessada pela Estrada Pedro Monari, na Serra de São Francisco, pelo bairro rural do Carafá, no limite entre os municípios de Sorocaba e Votorantim. Na caminhada, uma imagem sacra de Nossa Senhora da Penha é levada à capela e no local é realizada uma missa campal e apresentações culturais.
 
A produção, dirigida pela jornalista Luciana Lopez, que também idealizou a iniciativa, é realizada pela Secretaria de Cultura e Turismo de Votorantim (SECULT), através do Fundo Municipal de Cultura de Votorantim. Tem o apoio da e o apoio da Associação de Entidades Usuárias e Administradoras do Canal Comunitário de Votorantim (TV Votorantim).
 
A primeira exibição do documentário será na terça-feira (25), às 18h30, com reprise no sábado (29), às 18h30. Após a estreia o vídeo permanecerá postado no Youtube da TV Votorantim (@TVVotorantimJornalismo) e da diretora Luciana Lopez (@LuLopezJornalista).
 
 
Fonte: Luciana Lopez (15) 99718-6062 - Jornalista



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário