segunda-feira, 22 de junho de 2026

Comissão de Ética da Câmara de Votorantim aprecia relatório contra Rogério Lima e designa nova relatoria


A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Votorantim reuniu-se nesta segunda-feira, 22 de junho de 2026, para apreciação do relatório apresentado pelo vereador Gaguinho (O Democrata), relator do Processo nº 01/26-CEDP, instaurado em decorrência de manifestações realizadas pelo vereador Rogério Lima (Republicanos) em vídeos divulgados em redes sociais com acusações de eventuais gastos sem comprovação adequada, referentes à reforma do plenário da Câmara Municipal.
 
Logo no início da reunião, a presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, vereadora Lú Ferrari (PT), informou ainda que foi protocolado, em 15 de junho, pedido de prorrogação do prazo de tramitação do processo por mais 60 dias, com o objetivo de assegurar a continuidade dos trabalhos e permitir a devida apreciação dos fatos.
 
Na sequência, Gaguinho leu o seu relatório. No documento, o relator sugeriu a aplicação de advertência e censura verbal ao vereador representado, além da realização de retratação durante reunião da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar.
 
Durante a apreciação do parecer, os membros da comissão manifestaram entendimentos distintos sobre o relatório e sobre a situação envolvendo as publicações realizadas pelo parlamentar.
 
Os vereadores Diego da Padaria (Podemos) e a presidente da Comissão, vereadora Lú Ferrari (PT)), posicionaram-se contrariamente ao relatório, por entenderem que as publicações, objeto da representação, permanecem disponíveis nas redes sociais e que não houve retratação de forma clara em relação às declarações.
 
Já os vereadores Pastor Dr. Luiz Carlos (PL) e Luciano da Camps (Republicanos) manifestaram voto parcialmente favorável ao relatório, acompanhando parcialmente as conclusões apresentadas pelo relator, mas também registrando entendimento de que as publicações continuam disponíveis nas redes sociais.
 
Por sua vez, os vereadores Fernando Fernandes (PP) e Gaguinho votaram favoravelmente ao parecer, entendendo que já houve retratação por parte do vereador representado.
 
Diante da ausência de consenso entre os membros da Comissão, ficou definida a redistribuição da relatoria do processo ao vereador Diego da Padaria, que terá prazo de 15 dias para apresentar novo relatório.
 
A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar segue conduzindo o processo em conformidade com as disposições legais e regimentais aplicáveis, garantindo a observância dos princípios do contraditório e da ampla defesa.
 
 
 
Fonte:






 
22

Nenhum comentário:

Postar um comentário