quarta-feira, 14 de junho de 2023

Câmara de Votorantim realiza a 19ª sessão de 2023

A Câmara Municipal de Votorantim realizou, nesta terça-feira, 13 de junho de 2023, a 19ª Sessão, da 3ª sessão legislativa, da 14ª Legislatura. Na ocasião, foi discutido e aprovado um projeto de lei e oito requerimentos com questionamentos à Prefeitura.
 
Foi apresentado para leitura em plenário o Projeto de Lei Ordinária nº 043/23, de autoria do vereador José Antônio de Oliveira, o Gaguinho (PTB), que declara o Instituto Zeca Padeiro como entidade de Utilidade Pública. 
 
 
Projeto Aprovado
 
Na sessão, os vereadores votaram e aprovaram o PL nº 028/23, de autoria dos vereadores Pastor Lilo (União Brasil) e Ita (Cidadania), que institui, em Votorantim, a Semana de Conscientização e Combate à Gordofobia.
 
 
Requerimentos

Foram discutidos e aprovados ainda nesta sessão, oito requerimentos com as seguintes solicitações à Prefeitura: Pedido de desratização no prédio da EMEF Profª Edith Maganini; adesão à Lei Paulo Gustavo; pedido de informações sobre a obra do prédio que abrigará o Museu Histórico de Votorantim; implantação de cursos profissionalizantes no futuro Cras do jardins Novo Mundo e Tatiana; atendimento reduzido na UBS do Jardim Archila; valor pago pelos servidores municipais ao convênio médico contrato pela Seguridade; sindicância sobre a demissão da funcionária da unidade de saúde do Jd. Cristal; e disponibilização de aparelhos auditivos aos alunos da rede municipal de ensino.
 

 
Câmara Municipal de Votorantim aprova PL que institui a Semana de Conscientização e Combate à Gordofobia 

 

A Câmara Municipal de Votorantim aprovou nesta terça-feira (13), durante a 19ª Sessão, da 3ª sessão legislativa, da 14ª Legislatura, o Projeto de Lei Ordinária nº 028/23, de autoria dos vereadores Alison Andrei Pereira de Camargo, o Pastor Lilo (União Brasil) e Adeilton Tiago dos Santos, o Ita (Cidadania), que institui no Calendário Oficial de Votorantim, a Semana de Conscientização e Combate à Gordofobia.
 
Segundo o texto, a data será comemorada, anualmente, na primeira semana do mês de abril. Ficará a critério das igrejas, ONGs e grupos de apoio estabelecer e organizar calendários de atividades que serão desenvolvidos durante a semana, com apoio a conscientização por toda cidade por meio de material de divulgação, teatro, palestras, seminários e simpósios com psicólogos em profissionais da área, sem onerar o Poder Público Municipal.
 
 
Justificativa
 
A gordofobia é um neologismo criado para definir formas de preconceito e discriminação que ocorrem quando alguém é apontado como inferior, emocionalmente problemático ou como motivo de piada apenas em razão de peso corporal. O termo pode ser sintetizado como uma aversão que leva uma pessoa a tratar mal aquele que se encontra acima do peso. A discriminação por excesso de peso pode ser vivenciada de maneiras diferentes, desde ofensas e ridicularização, falta de acessibilidade e atitudes preconceituosas em ambientes médico-hospitalares, instituições de ensino, meios de transporte, relacionamentos interpessoais e na mídia.
 
Segundo os parlamentares, “infelizmente, é grande o número de pessoas que não enxergam que atitudes, comentários ou piadas sobre a forma física do outro têm o poder de causar uma série de danos psíquicos para as vítimas, como depressão, ansiedade e até suicídio”.
 
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), inclusive, divulgou em seu site que o preconceito contra a obesidade compromete a saúde, dificulta o acesso de pessoas acima do peso ao mercado de trabalho e a tratamentos adequados, afeta suas relações sociais e, também, a saúde mental.
 
 
Vereador Thiago Schiming pede serviço de desratização na escola Profª Edith Maganini


Requerimento de autoria do vereador Thiago Schiming (PSDB) – presidente da Câmara Municipal de Votorantim – aprovado na sessão do Legislativo desta terça-feira (13), questiona a Prefeitura sobre serviço de desratização no prédio da EMEF Profª Edith Maganini, e nos arredores, inclusive nas tubulações, no bairro Vossoroca.
 
Thiago Schiming enfatiza que o prédio da unidade escolar é antigo e, mesmo após as reformas recebidas, frequentemente aparecem ratos em suas dependências.
 
A infestação de roedores preocupa em razão da gravidade da situação, pois os ratos podem transmitir doenças aos alunos e funcionários, bem como aos moradores que residem próximos à escola. Portanto, a desratização é de fundamental importância para preservar a saúde pública.
 
 
Vereador Cirineu Barbosa pede assistência a alunos de escolas municipais com deficiência auditiva


O vereador Cirineu Barbosa (PMN) – vice-presidente da Câmara Municipal de Votorantim – apresentou requerimento na sessão do Legislativo desta terça-feira (13) onde solicitou informações à Prefeitura sobre a possibilidade de disponibilizar, de forma definitiva, aparelhos auditivos aos alunos com algum grau e/ou tipo de surdez que estão regularmente matriculados na rede municipal de ensino, para que os mesmos, além de terem melhor aprendizado, tenham também melhor qualidade de vida.
 
Em suas considerações, o parlamentar lembrou que, na etapa do ensino fundamental, as crianças desenvolvem grande parte do seu aprendizado e são incentivadas a terem iniciativa própria e a desenvolverem sua autonomia, o que facilita a continuidade do seu aprendizado nas etapas posteriores.
 
Afirmou, ainda, que crianças com algum grau e/ou tipo de surdez pode ter dificuldade de aprendizagem e que,  conforme a Lei Federal “cabe aos órgãos e às entidades do Poder Público assegurar à pessoa com deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos, incluindo a educação,  saúde, trabalho, desporto, turismo, lazer, previdência social, assistência social, transporte, edificação pública, habitação, cultura, amparo à infância e à maternidade, entre outros que propiciem seu bem-estar pessoal, social e econômico”.
 
Para o parlamentar, em muitos casos, dependendo do grau e/ou tipo de surdez, ela pode ser amenizada e/ou até mesmo eliminada pelo uso de aparelho auditivo, o que dará ao aluno melhor qualidade de vida e de aprendizado.
 
 
Vereador Luciano Silva questiona valor pago ao convênio médico pelos servidores públicos


O vereador Luciano Silva (Podemos) questionou a Prefeitura sobre as reclamações de servidores públicos municipais – ativos e inativos – em relação ao elevado valor pago ao convênio médico contratado pela Seguridade.
 
Requerimento nesse sentido foi apresentado pelo parlamentar na sessão da Câmara Municipal de Votorantim desta terça-feira (13). Na matéria legislativa, Luciano Silva informou que há um descontentamento geral dos conveniados, principalmente, em relação à marcação de consultas, e, à disponibilidade de especialistas.
Entre os questionamentos feitos, o parlamentar perguntou:  qual é a forma de pagamento do convênio efetuado pelos funcionários ativos e inativos, em relação à escala salarial; quantos funcionários fazem parte do atual convênio médico e qual o valor pago à empresa nos últimos três meses; se a Administração Pública pretende elaborar alguma ação de revisão, para amenizar os custos pagos pelo convênio médico pelos servidores.
 
 
Vereador Gaguinho pede informações sobre o atendimento na UBS do Jardim Archila


O vereador José Antônio de Oliveira, o Gaguinho (PTB) apresentou requerimento, durante a sessão da Câmara Municipal de Votorantim desta terça-feira (13), onde questionou Prefeitura o motivo pelo qual o atendimento ao público na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Archila está sendo realizado somente até as 14h.

O parlamentar indagou sobre a disponibilidade de funcionários de enfermagem e de pessoal da limpeza e, ainda, quais as providências que estão sendo tomadas para resolver a falta de profissionais e qual é o prazo previsto, para que a situação seja regularizada e o atendimento retorne à normalidade na referida UBS.
 
Vereador Rogério de Lima pede implantação de cursos no futuro Cras do Jd. Novo Mundo
Pedido de informações sobre planos de implantação de cursos profissionalizantes no futuro Centro de Referência de Assistência Social (Cras) que está sendo construído entre os bairros Jardim Novo Mundo e Jardim Tatiana foi tema de requerimento apresentado pelo vereador Rogério de Lima (PP) durante a sessão da Câmara Municipal de Votorantim desta terça-feira (13).
No texto do documento legislativo, o parlamentar indaga se há disponibilidade orçamentária para a efetivação dos cursos propostos.
 
 
Vereador Pastor Lilo pede informações sobre a obra do Museu Histórico de Votorantim

O vereador Alison Andrei Pereira de Camargo, o Pastor Lilo (União Brasil), pediu informações à Prefeitura, por meio de requerimento apresentado na sessão da Câmara Municipal de Votorantim desta terça-feira (13), sobre a empresa responsável pela reforma do prédio que abrigará o Museu Histórico de Votorantim, no Complexo Urbanístico José de Oliveira Souza (Zeca Padeiro), por qual motivo não consta essa informação na placa fixada no local; por qual motivo as obras estão em atraso, tendo em vista a data prevista da entrega; e se houve alguma alteração no contrato, sobre valores ou data de entrega.
 
O parlamentar destacou que na placa fixada no local da obra há apenas a informação do valor do investimento (R$ 529.221,65) e que o seu início seria no dia 10 de novembro de 2022, com duração de seis meses.


Próxima sessão
A 20ª Sessão será realizada na próxima terça-feira, 20 de junho de 2023, às 9h.
 
 
Fonte:






Publicidade
Baterias para Aparelho Auditivo
Compre na APEVO Saúde
Rua Sebastião Lopes, 97 – Centro
Votorantim /SP – Tel 15 3353-9822

Viaje com a APEVO


Nenhum comentário:

Postar um comentário