quarta-feira, 7 de junho de 2023

Câmara de Votorantim realiza a 18ª Sessão Ordinária de 2023

A Câmara Municipal de Votorantim realizou, nesta terça-feira, 06 de junho de 2023, a 18ª Sessão, da 3ª sessão legislativa, da 14ª Legislatura. Na pauta, foi discutido e aprovado um projeto de lei e oito requerimentos com questionamentos à Prefeitura e um requerimento especial.
 
Para primeira leitura em plenário, foram apresentados dois Projetos de Lei. O de nº 040/23, de autoria do vereador Luciano Silva (Podemos), que declara a Festa Junina Beneficente de Votorantim como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Votorantim; o PL nº 041/23, de autoria do vereador Cesar Silva (Cidadania), que estabelece a Lei Municipal de Atenção à Gagueira e à Pessoa que Gagueja em Votorantim, e o PL nº 042/23, de autoria do vereador Pastor Lilo (União Brasil), que institui a inclusão do Índice de Massa Corpórea (IMC) em todos os prontuários médicos de pacientes adultos. As matérias legislativas seguem, agora, o trâmite interno na Câmara Municipal de Votorantim.
 
Projetos Aprovados
 
Nesta sessão, os vereadores votaram e aprovaram o Projeto de Lei nº 018/23, de autoria do vereador Luciano Silva que inclui no Calendário Oficial de Eventos do município, a Semana de Sensibilização à Perda Gestacional, Neonatal e Infantil, a ser realizada anualmente na semana que compreende o dia 15 de outubro.

 

O Projeto de Lei Ordinária nº037/23, de autoria do vereador Cirineu Barbosa (PMN), que declara a Corrida de São João como Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade de Votorantim, previsto para ser votado nesta semana, foi retirado de pauta por falta de pareceres das comissões temáticas da Câmara Municipal.
 
Requerimentos
 
Ainda nesta sessão, foram discutidos e aprovados, oito requerimentos com as seguintes solicitações à Prefeitura: informações sobre números de multas aplicadas a empresas que não removem cabos e fiação aérea sem uso;políticas públicas previstas em lei para atender quem gosta de empinar pipa; reajuste dos recursos da merenda escolar;projeto de auxílio a munícipes desempregados; revitalização dos prédios das unidades de saúde de Votorantim; adesão ao Programa Nossa Rua do Governo de São Paulo; número de prédios locados pela Prefeitura de Votorantim e os valores pagos; e projeto para construção de uma nova ponte ao lado da ponte Benito Sevilha, no Centro.
 
 
Câmara de Votorantim aprova a Lei Francisco, de sensibilização à Perda Gestacional, Neonatal e Infantil

A Câmara Municipal de Votorantim aprovou, durante a 18ª Sessão, realizada na terça-feira, 06 de junho de 2023, o Projeto de Lei nº 018/2023, que inclui no Calendário Oficial do município a Semana de Sensibilização à Perda Gestacional, Neonatal e Infantil, a ser realizada anualmente na semana que compreende o dia 15 de outubro.
 
O projeto, idealizado por iniciativa do vereador Luciano Silva (Podemos), tem como objetivo dar visibilidade à questão da perda gestacional, neonatal e infantil; lutar por respeito ao luto de mães e pais que passam por essa experiência; contribuir com a sensibilização do tema disseminando informações para pais, familiares, profissionais da área de saúde e sociedade em geral; dignificar o sofrimento e dar voz às famílias; promover a humanização do atendimento nos serviços de saúde aos casos de perda gestacional, neonatal e infantil e orientar as famílias enlutadas sobre seus direitos previstos em leis e outras normativas.
 
Durante a Semana de Sensibilização à Perda Gestacional, Neonatal e Infantil poderão acontecer reuniões, palestras e divulgação de cartilhas para aumentar a conscientização sobre o impacto emocional da morte no período pré, peri e neonatal, tal como infantil, na vida da família enlutada, bem como, que promovam a humanização do atendimento, sobretudo nos serviços de saúde, com o oferecimento de apoio multiprofissional aos pais.
 
Em sua justificativa, o parlamentar destaca que essa iniciativa já foi instituída em algumas cidades brasileiras. A escolha da data tem por base o Dia Internacional de Sensibilização à Perda Gestacional e Neonatal, instituído no dia 15 de outubro.
 
Quando sancionada, a Lei que que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Votorantim a Semana de Sensibilização à Perda Gestacional, Neonatal e Infantil, deve ser batizada de Lei Francisco, em homenagem a Francisco dos Santos Silva, o filho do casal Geisiele Santos e José Roberto da Silva, que acompanharam a votação na companhia do avô do bebê, Mauro dos Santos.
 
A mãe Geisiele comentou que em algumas cidades brasileiras, os pais recebem certidão com o seguinte teor: “Natimorto”, ao invés do nome do filho. Francisco, mesmo natimorto, teve o registro de seu nome feito em cartório por empenho de seus pais.
  
 
Por iniciativa do vereador Pastor Lilo, Câmara de Votorantim concede voto de congratulações a Rodrigo Manga.


Por iniciativa do vereador Pastor Lilo (União Brasil), a Câmara Municipal de Votorantim concedeu, nesta terça-feira (6), votos de congratulações com o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos) e o pastor Eduardo Bortolossi, pelo lançamento do livro “Governe sua vida e transforme o mundo”.
 
Rodrigo Manga tem uma importante história de superação e força que é contatada no livro, lançado no dia 17 de maio de 2023. Eduardo Bortolossi, pastor da Igreja Família em Sorocaba, é o responsável pela edição geral do livro.


Rodrigo Manga é graduado em marketing. Mais jovem, foi um empresário bem-sucedido, mas caiu no mundo das drogas e viveu uma destruição nos negócios e na família. Através da fé em Deus conseguiu se libertar e tornou-se missionário para ajudar outras pessoas a deixarem o mesmo mundo do vício.
 
Rodrigo Manga recebeu a sua honraria no plenário da Câmara Municipal de Votorantim. O Pastor Eduardo Bortolossi receberá o diploma na Igreja Família, em Sorocaba.
 
 
 
Vereadores Thiago Schiming e Cirineu Barbosa pedem solução para a ponte Benito Sevilha


Requerimento em conjunto – apresentado pelos vereadores Thiago Schiming (PSDB) e Cirineu Barbosa (PMN), respectivamente Presidente e Vice-presidente da Câmara Municipal de Votorantim – questiona a Prefeitura sobre a conclusão de estudos técnicos para construção de uma nova ponte ao lado da ponte Benito Sevilha, no Centro.
 
Os parlamentares lembraram que solicitação semelhante foi apresentado por meio do requerimento nº 141/21, de 8 de junho de 2021, que solicitava melhorias do trânsito sobre a ponte Benito Sevilha, enquanto uma nova ponte não é construída. O documento ainda pede a ampliação das faixas de direção sobre a referida ponte e a construção de passarelas metálicas para segurança daqueles que precisam passar pelo local.
 
Nas considerações, os parlamentares destacam a necessidade de proporcionar maior fluidez do tráfego de veículos na avenida Luiz do Patrocino Fernandes, com a diminuição do trânsito, visto que a referida via pública é uma das mais importantes da cidade, servindo de acesso a diversos bairros do município, interligando-os com a região central da cidade.
 
Thiago e Cirineu chamam a atenção para o problema crônico no trânsito de Votorantim relacionado à ponte Benito Sevilha, que interliga as avenidas Júlio Lopes Filho e Luiz do Patrocino Fernandes, no Centro, pois já não comporta mais o grande fluxo de veículos em razão de ser estreita, o que causa um afunilamento no trânsito, com congestionamentos e outras situações, inclusive com a possibilidade de ocorrer acidentes envolvendo veículos e pedestres.
 
 
Vereador Mauro dos Materiais pede informações sobre os imóveis alugados pela Prefeitura


O vereador Mauro dos Materiais (PTB) apresentou requerimento, no qual pede informações à Prefeitura sobre os imóveis locados pela administração municipal. No texto, aprovado na sessão da Câmara desta terça-feira (6), o parlamentar indaga quais são esses imóveis alugados, os valores de cada um deles, bem como os nomes dos locadores dos referidos imóveis, para quais tipos de serviços ou espaços administrativos do Governo do Estado há imóveis locados.
 
O vereador Mauro ainda pergunta se está nos planos do Poder Executivo deixar de pagar aluguéis e transferir os setores e departamentos locados para prédios próprios do Prefeitura e se existe alguma imobiliária ou outro tipo de empresa que administra os aluguéis pagos pela Prefeitura de Votorantim.
 
 
Vereador Rogério Lima pede a revitalização das unidades de saúde pública de Votorantim


O vereador Rogério de Lima (PP) apresentou requerimento durante a 18ª sessão da Câmara de Votorantim desta terça-feira (6) questionando se há estudos para ampla revitalização dos prédios das Unidades Básicas de Saúde e das Unidades de Estratégia da Saúde da Família de Votorantim, principalmente, nas unidades do Jardim Tatiana, Jardim Novo Mundo e Green Valley, incluindo a concretagem do chão das áreas externas dessas unidades.
 
Em sua justificativa, o parlamentar informa que recebeu solicitações dos munícipes com pedidos de melhorias nas áreas externas das unidades de saúde do município para proporcionar maior conforto, segurança e atenção aos munícipes que precisam passar por atendimento na rede de saúde pública municipal de Votorantim.
 
 
Luciano Silva pede ações de conscientização sobre a forma correta e segura de soltar pipas

Requerimento de autoria do vereador Luciano Silva (Podemos), aprovado durante a 18ª Sessão, da 3ª sessão legislativa, da 14ª Legislatura realizada na terça-feira (6), solicita à Prefeitura informações sobre as ações que a administração municipal pretende realizar para o cumprimento da Lei Municipal nº 2.711, de 14 de junho de 2019, que instituiu e incluiu no Calendário Oficial do Município de Votorantim a Semana Educativa da Pipa Legal.
 
A matéria legislativa ainda indaga se em Votorantim existe algum local específico para os adeptos empinarem pipa, se a Secretaria de Educação, juntamente com a Guarda Civil Municipal, estuda promover palestras e oficinas sobre o uso correto da pipa e se haverá uma força-tarefa de fiscalização, visando conter o uso de cerol em Votorantim.
 
 
Próxima sessão
A 19ª Sessão será realizada na próxima terça-feira, 13 de junho, às 9h.
 
 
 
Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário