quarta-feira, 21 de junho de 2023

Câmara realiza a 20ª sessão ordinária de 2023

A Câmara Municipal de Votorantim realizou, nesta terça-feira, 20 de junho de 2023, a 20ª Sessão, da 3ª sessão legislativa, da 14ª Legislatura. Na pauta, consta a discussão de um projeto de lei, seis requerimentos à Prefeitura e duas concessões de votos de congratulações.
 
Foi apresentado para leitura em plenário o Projeto de Lei Ordinária nº 044/23, de autoria da prefeita Fabiola Alves da Silva, que dispõe sobre a concessão de incentivos fiscais, com fundamento na Lei nº 2420/2014.
 
 
Projeto Aprovado

 

Na sessão, os vereadores votaram e aprovaram o Projeto de Lei Ordinária nº 037/23, de autoria do vereador Cirineu Barbosa, que declara a Corrida de São João como Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade de Votorantim.


Homenagens
 
Esta sessão contou ainda com dois requerimentos especiais. O primeiro de iniciativa do vereador Cesar Silva, presta homenagem à servidora pública aposentada Diva da Silva de Proença. Já o vereador Rogério Lima apresentou homenagens ao empresário Guilherme Moron, responsável pela empresa Viva + Entretenimento, organizadora da Festa Junina de Votorantim.
 
 
Requerimentos
 
Foram discutidos e aprovados ainda nesta sessão, seis requerimentos com as seguintes solicitações à Prefeitura: convênio com o Instituto Clave de Sol, de Sorocaba, para atendimento de crianças e jovens de Votorantim; medidas sobre segurança nas escolas; situação da ciclovia da avenida Pedro Augusto Rangel; armazenamento e segurança dos dados captados pelo sistema de monitoramento do município; unidades de ambulância disponíveis para o resgate disponíveis; presença de moradores de rua e/ou usuários de drogas e bebidas alcoólicas no Terminal "João Souto".
 
 
Vereador Rogério Lima propõe votos de congratulações a Guilherme Moron, da Viva+


A Câmara Municipal de Votorantim concedeu nesta terça-feira (20), durante a 20ª sessão, votos de congratulações ao empresário e diretor da Viva+ Eventos, Guilherme Moron, pelo sucesso na realização da centenária Festa Junina de Votorantim, a mais tradicional do Estado de São Paulo.
 
A honraria foi proposta pelo vereador Rogério de Lima (PP) que destacou “que além de suas belezas naturais, a cidade de Votorantim também é reconhecida nacionalmente pela sua tradicional Festa Junina, evento centenário que reúne no período de festança, grandes shows musicais com renomados artistas e uma grande praça de alimentação com uma culinária típica e variada, alcançando grande sucesso entre o público de Votorantim, cidades vizinhas e outras localidades do Brasil”.
 
O parlamentar ainda enfatizou que “desde a chegada da empresa Viva+ Eventos, para ser a responsável por toda a organização e realização da tradicional Festa Junina de Votorantim, o sucesso só vem crescendo. Uma grande prova disso foi o sucesso de público alcançado neste ano, quando mais de quinhentas mil pessoas passaram pelo recinto da praça de eventos Lecy de Campos”, disse.
 
Além de ser referência, a Festa Junina de Votorantim é importante para as entidades assistenciais do município, que dependem do evento anual para angariar fundos para implementar seus projetos sociais.
 
 
Vereadores Thiago Schiming e Cirineu Barbosa pedem aumento da oferta de vagas para a Educação Especial


Por meio de requerimento apresentado e aprovado pela Câmara Municipal de Votorantim, durante a 20ª sessão, realizada nesta terça-feira (20), os vereadores Thiago Schiming (PSDB) e Cirineu Barbosa (PMN) – respectivamente Presidente e Vice-presidente do Poder Legislativo – questionaram a Prefeitura de Votorantim a respeito da possibilidade do município firmar convênios com entidades de ensino que oferecem Educação Especial para que crianças e jovens de Votorantim possam ser matriculados.
 
Os parlamentares citaram, como exemplo, o Instituto de Educação Especial Clave de Sol e a Associação Educacional Santa Rita de Cássia, ambos situados em Sorocaba, que têm interesse em firmar convênio com a Prefeitura de Votorantim.


Thiago Schiming indagou sobre como os programas são oferecidos pela Prefeitura, com a finalidade de assistir os jovens e adultos especiais, tanto para tratamentos multidisciplinares quanto para alfabetização; se existe um cadastro/lista de crianças em situação de espera de atendimento por parte do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (NAEE); se há interesse do Poder Executivo em firmar um convênio com o Instituto de Educação Especial Clave do Sol e com a Associação Educacional Santa Rita de Cássia abrangendo além das crianças, também, a educação especial de jovens e adultos.
 
Por sua vez, Cirineu Barbosa enfatizou que ele e Thiago foram procurados por pais “que nos relataram que, há algum tempo, esses institutos tentam realizar, sem sucesso, parceria com a Prefeitura de Votorantim.
 
 
Vereador Mauro do Materiais volta questionar ciclovia da Pedro Augusto Rangel


O vereador Mauro do Materiais (PTB) solicitou informações à Prefeitura, por meio de requerimento, aprovado pela Câmara Municipal de Votorantim, durante a 20ª sessão, realizada nesta terça-feira (20), sobre a atual situação da obra de construção da ciclovia, localizada na avenida Pedro Augusto Rangel, na Vila Nova Votorantim.
 
Em seu questionamento, o parlamentar indaga se foi pago o valor total da obra para a empresa responsável pela obra; se a Secretaria de Mobilidade Urbana tem planos para melhorar a questão do trânsito no local; qual o prazo de conclusão; e se a Prefeitura tem conhecimentos dos riscos de colisões entre veículos no local.
 
Em suas justificativas, o vereador Mauro do Materiais informa que recebeu muitas reclamações de munícipes em relação à ciclovia, que atrapalha os veículos que estacionam nas laterais da avenida, onde se concentram diversos estabelecimentos comerciais, além de uma Unidade Básica de Saúde, haja vista que a via ficou estreita. O parlamentar ainda cobra ações da Prefeitura para a solução dos problemas apontados.
 
 
Vereador Pastor Lilo pede informações sobre imagens captadas pelo sistema de monitoramento do município


Na sessão da Câmara Municipal de Votorantim desta terça-feira (20) o vereador Pastor Lilo (União Brasil), apresentou requerimento com questionamentos dirigidos à Prefeitura sobre de quem é a responsabilidade pelo armazenamento e segurança dos dados captados pelo sistema de monitoramento do Município.
 
O parlamentar indaga, ainda, sobre quem tem acesso às imagens; por quanto tempo ficam armazenadas; como é feito o armazenamento. E também pergunta se a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) está sendo respeitada; qual o valor gasto com o sistema de monitoramento.
 
 
Vereador Gaguinho pede informações sobre o serviço das unidades de resgate em Votorantim


Requerimento de autoria do vereador Gaguinho (PTB), aprovado na 20ª sessão da Câmara de Votorantim desta terça-feira (20), questiona a Prefeitura sobre a quantidade de unidades de resgate disponíveis para a população votorantinense; qual é a atual capacidade de atendimento das ambulâncias; quais as principais causas da demora no atendimento; e como a Prefeitura poderia resolver o problema da sobrecarga enfrentada pelos profissionais da área e a insuficiência de atendimento à população.
 
Em sua justificativa, o parlamentar afirma que o Corpo de Bombeiros vem atuando com apenas três unidades de resgate em Votorantim e região e que há sobrecarga de trabalho, o que leva consequentemente à insuficiência de atendimento à população.
 
O vereador Gaguinho afirma que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que faz o atendimento regional, também possui poucas viaturas para atendimento da demanda e, em razão disso, em bairros mais afastados, a ambulância pode demorar até mais de 1 hora para realizar o atendimento. Assim, dependendo da emergência, o paciente pode vir a óbito.
 
 
Vereador Luciano Silva pede ações para a questão de moradores em situação de rua


O vereador Luciano Silva (Podemos) pede ações da Prefeitura em relação à presença de moradores de rua e/ou usuários de drogas e bebidas alcoólicas que se aglomeram nas proximidades do Terminal Rodoviário Urbano "João Souto".
 
O requerimento que foi apresentado durante a 20ª sessão da Câmara de Votorantim, realizada nesta terça-feira (20), relata que a situação tem trazido consequências sociais, de segurança e econômica e pergunta sobre o quem vem sendo feito em relação a esse problema; qual o procedimento que a Prefeitura está desenvolvendo para amenizar a vulnerabilidade social e resgatar a cidadania dessas pessoas; se existe algum projeto para inserção desses moradores no mercado de trabalho; se existe alguma clínica de acolhimento afetivo para os dependentes químicos em situação de rua; se a quantidade de vagas disponíveis na Casa de Passagem está conseguindo atender as demandas; se a Administração poderia ampliar o atendimento da Casa de Passagem.
 
Como justificativa, Luciano destaca que a situação causa constrangimentos e insegurança, já que muitos desses indivíduos importunam e até ameaçam os munícipes que por ali passam, principalmente, mulheres e idosos e que é necessário investimento da Prefeitura em políticas públicas voltadas às pessoas que, por alguma razão foram marginalizadas ou excluídas.
 
 
Próxima sessão
 
A 21ª Sessão será realizada na próxima terça-feira, 27 de junho de 2023, às 9h.
 
 
 
Fonte:


 
 
 




Publicidade
Baterias para Aparelho Auditivo
Compre na APEVO Saúde
Rua Sebastião Lopes, 97 – Centro
Votorantim /SP – Tel 15 3353-9822
 
Viaje com a APEVO


Nenhum comentário:

Postar um comentário