quinta-feira, 29 de junho de 2023

Banda Marcial de Votorantim recebe homenagem pelos 25 anos de fundação

Uma noite de muitas emoções. Assim foi a Sessão Comemorativa realizada pela Câmara Municipal de Votorantim, nesta quarta-feira à noite, 28 de junho de 2023, pelos 25 anos de fundação da Banda Marcial de Votorantim (BAMAVO). O evento, uma iniciativa do vereador Cesar Silva (CIDADANIA), teve homenagens aos músicos atuais e ex-integrantes.
 
A sessão contou também com a presença do vereador José Cláudio Pereira (Zelão); da prefeita Fabíola Alves da Silva; dos secretários municipais, Marcelo Domingues (Cultura e Turismo) e Suad Aparecida Ribeiro Oliveira (Educação); da Sub-comandante do 40° Batalhão de Polícia Militar, major Cristiane Brisida; diretora da Escola Estadual “Profº Wilson Prestes Miramontes”, Thais Birelli do Nascimento. Além dos fundadores, o regente voluntário Marcos Valério Viana e ex-diretora escolar Roseli Garcia.

“É indiscutível a trajetória da Bamavo, que exerce um papel fundamental na educação dos jovens, e lembrar que tudo se iniciou num projeto de Fanfarra escolar e hoje é uma das principais instituições da cidade, e acima de tudo, leva o nome do nosso município para todos os cantos”, ressalta o vereador Cesar Silva.
 
A prefeita Fabíola Alves da Silva destacou que a Bamavo está em todos os momentos marcantes para a cidade. Após várias homenagens, o público presente pode apreciar a apresentação da cantora e ex-integrante, Mirella Vallandro, que emocionou a todos.  
 
Atualmente com dezenas de integrantes, a Bamavo se iniciou no ano de 1998 com a criação de uma fanfarra dentro do projeto bimestral desenvolvido pela Escola Estadual “Profº. Wilson Prestes Miramontes”, na região do Parque Jataí, chamado “Qualidade de Vida”.

Na época os objetivos eram criar oportunidades através de oficinas atrativas para que os alunos encontrassem motivação e pertencimento escolar e com isso desenvolvessem a autoconfiança, autoestima e autonomia, que despertassem nos alunos a vontade de estar no ambiente escolar, minimizando assim as faltas e evasões.
 
Entre várias oficinas, muitos alunos se encontraram na área musical. Através da oficina da fanfarra, era possível desenvolver as habilidades dos alunos na música, assim como a melhora na concentração, inclusive na qualificação profissional como meio de vida. A oficina foi um sucesso e depois do término do projeto “Qualidade de Vida”, ela se expandiu para os finais de semana, sempre com muitas adesões e também com a oportunidade de participação dos jovens de toda aquela região.
 
Após um período, o número de componentes na fanfarra cresceu, assim como a necessidade de aquisição de instrumentos musicais para a nova demanda. No ano de 2007 criou-se juridicamente o Centro de Iniciação Musical de Votorantim (CIMU), mantenedor da Bamavo, inicialmente como Organização Não Governamental (ONG) e atualmente após o Marco Regulatório, uma Organização da Sociedade Civil (OSC), podendo assim, participar de concursos e editais para angariar recursos financeiros nas esferas municipal, estadual e federal.
 
 
 
Fonte: Assessoria Parlamentar
 
 
Publicidade
Baterias para Aparelho Auditivo
Compre na APEVO Saúde
Rua Sebastião Lopes, 97 – Centro
Votorantim /SP – Tel 15 3353-9822
 
Viaje com a APEVO

APEVO te convida



Nenhum comentário:

Postar um comentário