quinta-feira, 22 de junho de 2023

Sessão comemorativa celebra os 25 anos da Banda Marcial de Votorantim

A Câmara Municipal de Votorantim promove na próxima quarta-feira, 28 de junho de 2023, às 18h, a Sessão Comemorativa pelos 25 anos de fundação da Banda Marcial de Votorantim (BAMAVO). A ação é uma iniciativa do vereador Cesar Silva (CIDADANIA).
 
“Para nós votorantinenses é um motivo de orgulho celebrarmos os 25 anos da Bamavo, um importante instrumento educacional que transforma a vida de centenas de jovens, oferecendo dignidade, possibilidades, inclusão, haja vista que muitos seguiram para a carreira musical de forma brilhante, e outros aproveitaram o aprendizado e com a mesma garra se tornaram em excelentes profissionais”, ressalta o vereador Cesar Silva.
 
Atualmente com dezenas de integrantes, a Bamavo se iniciou no ano de 1998 com a criação de uma fanfarra dentro do projeto bimestral desenvolvido pela Escola Estadual “Profº. Wilson Prestes Miramontes”, na região do Parque Jataí, chamado “Qualidade de Vida”, que tinha como parceiro, o regente voluntário Marcos Valério Viana e diretora escolar Roseli Garcia.
 
Na época os objetivos eram criar oportunidades através de oficinas atrativas para que os alunos encontrassem motivação e pertencimento escolar e com isso desenvolvessem a autoconfiança, autoestima e autonomia, que despertassem nos alunos a vontade de estar no ambiente escolar, minimizando assim as faltas e evasões.
 
Entre várias oficinas, muitos alunos se encontraram na área musical. Através da oficina da fanfarra, era possível desenvolver as habilidades dos alunos na música, assim como a melhora na concentração, inclusive na qualificação profissional como meio de vida. A Oficina foi um sucesso e depois do término do projeto “Qualidade de Vida”, ela se expandiu para os finais de semana, sempre com muitas adesões e também com a oportunidade de participação dos jovens de toda aquela região.
 
Após um período, o número de componentes na fanfarra cresceu, assim como a necessidade de aquisição de instrumentos musicais para a nova demanda. No ano de 2007 criou-se juridicamente o Centro de Iniciação Musical de Votorantim (CIMU), mantenedor da Bamavo, inicialmente como Organização Não Governamental (ONG) e atualmente após o Marco Regulatório, uma Organização da Sociedade Civil (OSC), podendo assim, participar de concursos e editais para angariar recursos financeiros nas esferas municipal, estadual e federal.
 
 
 
Fonte: Assessoria do Vereador Cesar Cilsa
 
 
Publicidade
Baterias para Aparelho Auditivo
Compre na APEVO Saúde
Rua Sebastião Lopes, 97 – Centro
Votorantim /SP – Tel 15 3353-9822
 
Viaje com a APEVO


Nenhum comentário:

Postar um comentário