terça-feira, 26 de setembro de 2023

Escola municipal de Votorantim conta com professora especializada em Braille

A escola da rede municipal da Prefeitura de Votorantim, EMEF Profa. Dides Crispim de Almeida Antônio, conta com uma professora especializada no Sistema Braille, para acompanhar e dar todo o suporte necessário para um aluno deficiente visual do 1º ano do ensino fundamental I.
 
A Professora de Educação Básica I, Alessandra Ferreira Guimarães, 39, é pós-graduada em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Visual e Sistema Braille e acompanha o aluno Rhuan Pablo da Silva Pinheiro, 7, junto à professora regular, Laís Dias Salvani.
 
A pedagoga planeja a rotina com as adaptações necessárias de acordo com o dia a dia da turma de sala e com as necessidades do Rhuan, com materiais em braille e alto relevo para que o aluno faça a leitura tátil. Todos os pertences escolares de Rhuan possuem escrita em braille, para que ele tenha autonomia.
 
Rhuan consegue se localizar bem dentro da sala de aula, onde as portas possuem identificações em braille, através de colagens que o aluno mesmo realizou. “Ele consegue identificar o local onde ele está com a leitura tátil, é um garoto curioso e pergunta tudo ao seu redor. Gosta de fazer amizades e é uma criança muito alegre”, conta a professora.
 
Os acontecimentos e a disposição do mobiliário local em torno do Rhuan é sempre detalhado por Alessandra, “eu aprendo muito com ele, para mim, acompanhar seu desenvolvimento é gratificante  e desafiador”, diz.
 
A pedagoga dispõe de um vasto material para Rhuan, como o reglete e punção para desenvolver a escrita em braille, o soroban e o material dourado para cálculos matemáticos, alfabeto móvel,  calendário com escritas e números em braille, auxiliando e possibilitando o desenvolvimento intelectual e autonomia de Rhuan.
 
 
Fonte:


 
 
 
Publicidade:
Baterias para Aparelhos Auditivos
Compre na APEVO Saúde
Rua Sebastião Lopes, 97 – Centro
Votorantim/SP – Tel. 15 3353.9822
 
 
Aluga-se Salas na APEVO

Melhores aluguéis do Mercado


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário