terça-feira, 26 de setembro de 2023

Oficina promove formação sobre Cultura Maker para coordenadoras das escolas municipais

Coordenadoras de escolas municipais e demais profissionais da rede municipal de ensino da Prefeitura de Votorantim participaram de uma oficina sobre a Cultura Maker, na quarta-feira (20), na EMEF Professor Walter Rocha Camargo. A atividade foi promovida pela Secretaria de Educação.
 
A Cultura Maker envolve a criatividade com o trabalho colaborativo por meio da sustentabilidade. Para aplicar este método de ensino, é necessário uma sala “maker", um espaço que visa desenvolver novas práticas, onde a criança possa ter experiência e vivência da matéria que vem aprendendo em sala de aula.
 
O encontro foi conduzido pela coordenadora pedagógica da EMEF Professor Walter Rocha, Marcia Signorini Cardoso Ferrari, 34, que apresentou e explicou o método “maker” para as demais coordenadoras, com o objetivo de demonstrar como é possível a implementação da Cultura Maker em mais escolas do sistema municipal.
 
Além das explicações teóricas, as profissionais também tiveram a oportunidade de produzir um projeto em conjunto, para assimilar como isso pode ser levado para a sala de aula.
 
A EMEF Professor Walter Rocha é a pioneira em Votorantim a aderiu a Cultura Maker em sua matriz curricular, no início deste ano. A disciplina foi implementada para alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I, que marcam presença na sala “maker” uma vez na semana durante duas horas.
 

Sala “maker”
 
Na sala “maker” é possível desenvolver diversos projetos com as mãos, com objetivo de utilizar materiais recicláveis e conscientizar os estudantes sobre a reutilização e reciclagem. O espaço serve como um laboratório prático, onde os alunos já realizaram confecção de maquetes, podcasts abordando a preservação do meio ambiente, o uso dos tablets para pesquisas e a criação de um perfil em uma rede social para divulgar suas produções e projetos.
 
As atividades buscam trazer um retorno social e ensinar as crianças a valorizarem o erro como parte do processo.
 
“Os alunos têm que entender que toda criança tem sua importância nesse processo criativo”, explica Marcia. Manter a organização é peça fundamental para a dinâmica das aulas, pois para os projetos serem realizados é necessário a participação de todos os alunos, cada um na função adequada segundo suas capacidades criativas e lógicas.
 
O objetivo da Cultura Maker também é trabalhar a inclusão, utilizando a tecnologia assistiva com a função de facilitar a vida de pessoas com deficiência.
 
 
Fonte:


 
 
 
Publicidade:
Baterias para Aparelhos Auditivos
Compre na APEVO Saúde
Rua Sebastião Lopes, 97 – Centro
Votorantim/SP – Tel. 15 3353.9822
 
 
Aluga-se Salas na APEVO
Melhores aluguéis do Mercado



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário