terça-feira, 12 de setembro de 2023

Dia do Cliente: Procon orienta sobre direitos dos consumidores

O Procon de Votorantim realizou 1.038 atendimentos nos sete primeiros meses, neste ano de 2023. Os principais temas abordados pelos consumidores são relacionados aos assuntos financeiros, como cobranças indevidas, empréstimos, cartões consignados e estelionato.
 
A entidade orienta os consumidores a procurarem os bancos onde são correntistas e a evitarem empréstimos pessoais, explicando que não é vantajoso fazer empréstimos enquanto os juros estiverem altos. Há também as solicitações às agências bancárias para que ofereçam propostas de quitação ou parcelamentos de dívidas aos consumidores.
 
 
Devolução e Direito de Arrependimento
 
Tanto compras presenciais quanto online, o Procon orienta o consumidor a sempre exigir a nota fiscal do produto adquirido. O documento é uma prova que realizou o pagamento.
 
Atendimentos relacionados a compra de produtos fazem parte de 12,7% das reclamações que o Procon recebeu nos primeiros sete meses deste ano. No caso de aquisições online, o consumidor tem até sete dias para realizar seu direito de arrependimento e devolução do produto, de acordo com o artigo 49 do Código do Consumidor (CDC). Se a compra for realizada dentro do estabelecimento comercial, não há direito de arrependimento, podendo o produto apenas ser trocado em caso de defeitos.
 
 
Transparência na propaganda
 
O Procon alerta para verificar a credibilidade da empresa e se há reclamações contra a loja. O consumidor deve tomar cuidado com ofertas e comparar os preços de determinado produto em diferentes redes de comércio, para evitar fraudes.
 
 
Direito de acesso às informações
 
O consumidor deve exigir transparência nas informações sobre o produto que deseja adquirir, de acordo com o artigo 6° do CDC, como a especificação correta de quantidade, as características, a composição, a qualidade, os tributos incidentes e o preço.
 
O Procon de Votorantim realiza atendimentos agendados de segunda a sexta, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h. Informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3243-4201. Além da modalidade presencial, o contato também pode ser feito via e-mail: atendimentoprocon@votorantim.sp.gov.br.
 
 
 
Fonte:


 
 
 
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