Holambra/SP |
Desfrutar de 5 dias de descanso com destino ao interior
paulista, hospedagem em hotel e gasto de R$ 2.490,00, pagos com cartão de
crédito. Este é o perfil médio da viagem de férias escolares de julho do
sorocabano, segundo dados da pesquisa realizada pela Associação Comercial de
Sorocaba (ACSO) em parceria com a Athon Ensino Superior.
O levantamento ouviu moradores de Sorocaba entre os dias 1 e
5 de julho com o objetivo de medir a expectativa dos consumidores neste período
em que muitas famílias aproveitam o recesso nos estudos das crianças para ter
mais lazer.
A pesquisa aponta que 57% dos consumidores realizaram
viagens de férias em julho de 2022 e que, em 2023, 61% deles já se decidiram
por viajar, enquanto 11% ainda estão indecisos.
O gasto médio da viagem deverá ser de R$ 2.490,00 por
família. Já a duração das viagens tenderá a ser de 5 dias.
Para o presidente da ACSO, Hygor Duarte, estes números
refletem o reaquecimento do turismo, tão importante para o comércio de maneira
geral. “O turista gira a roda da economia. Ele aquece as vendas em restaurantes
e demais estabelecimentos do ramo da alimentação, costuma movimentar as lojas
de roupas, calçados e acessórios, além do setor hoteleiro, transporte e
empreendimentos voltados ao lazer. O turismo é um verdadeiro motor, e seu
impacto positivo fica ainda mais visível nas cidades do interior, tendência que
se apresenta nesta pesquisa“, explica o presidente.
Quanto aos destinos escolhidos, a maioria dos entrevistados
(40%), afirmou que pretende realizar a viagem para o interior do estado de São
Paulo, 24% para o Sul do país, 9% para o Nordeste e 6,5% para o litoral.
Os hotéis são a opção de hospedagem preferida de 79% dos
entrevistados, enquanto 16% preferem ficar em casa de parentes ou amigos e 7%
em imóveis alugados.
Os dados apontam para uma retomada dos hábitos de consumo
registrados antes da pandemia da Covid-19, com os sorocabanos voltando a
realizar as viagens de férias.
Instalada há 32 anos em Sorocaba, a agência de viagens
B.Tour confirma esta tendência, conforme explica seu gerente, Francisco Ataíde.
“Percebemos queo ano de 2022 foi melhor
que 2021 e agora nossa expectativa para 2023 é um aumento de 40 a 45% nas
vendas no acumulado de 12 meses em relação ao ano passado“, comenta.
Além das viagens ao interior, em que o turista utiliza o
próprio carro para se deslocar, este período de férias de inverno também é
propício para viagens internacionais. “Para quem prefere o calor, este é o
período de temperaturas mais elevadas na Europa e nos EUA. Por outro lado,
países vizinhos como Chile e Uruguai são ótimas opções para curtir o frio –
além da Argentina, que, por causa do câmbio, oferece preços muito atrativos
para passeios, hospedagem e alimentação“, observa Francisco.
Os sorocabanos permanecem fiéis às agências da cidade, que
lideram no quesito local de compra das viagens, com 20% da preferência. 19%
pretendem comprar em agências on-line e 7% em sites de aluguel de imóveis.
Quanto à forma de pagamento, 68% vão utilizar o cartão de crédito.
Sobre a Associação
A ACSO, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada
em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do setor do
comércio e serviços de Sorocaba e Votorantim, além de representar seus
associados em prol do desenvolvimento das cidades. O quadro associativo da
entidade reúne empresários de todos os setores da economia.
Redes sociais:
Facebook ACSO: /acsorocaba
Facebook Conselho da Mulher Empreendedora: /cmecsorocaba
Facebook Clube de Compras: /clubedecomprasacso
Youtube: 1ASSOCIACAOCOMERCIAL
Instagram ACSO: @acsorocaba
Instagram Clube de Compras: @clubedecomprasacso
Instagram Conselho da Mulher Empreendedora: @cmecsorocaba
Linkedin: Associação Comercial de Sorocaba
Twitter: @acsorocaba
Canal no Telegram: t.me/acsorocaba
Site: www.acso.com.br
Publicidade
Baterias para Aparelho Auditivo
Compre na APEVO Saúde
Rua Sebastião Lopes, 97 – Centro
Votorantim /SP – Tel 15 3353-9822
Melhor Plano de Saúde do Mercado
WhatsApp / Tel. (15) 3353.9821
Nenhum comentário:
Postar um comentário