terça-feira, 11 de julho de 2023

Comandante da GCM se recusa a receber ofício da Câmara sobre ausência de guardas durante sessão

O Comandante Geral da Guarda Civil Municipal de Votorantim, Leonardo Freitas da Silva, se recusou a receber ofício, assinado por parlamentares, nesta terça-feira, 11 de julho de 2023, questionando por qual motivo não houve o envio de viatura nem de efetivo, ou mesmo, uma resposta negativa ao pedido de acompanhamento da 21ª Sessão Legislativa como forma de resguardar o patrimônio público.
 
Segundo Leonardo, a instrução era para que o ofício fosse protocolado diretamente no Gabinete da prefeita Fabíola Alves da Silva.
 
O documento assinado por 7 vereadores – o presidente da Câmara, Thiago Schiming (PT); vice-presidente, Cirineu Barbosa (PMN); Pastor Lilo (União Brasil); Ita (Cidadania); Mauro dos Materiais (PTB); Luciano Silva (Podemos) e Gaguinho (PTB), além do Diretor Geral, Nikolas Diniz – pedindo esclarecimentos sobre a falta de resposta sobre a solicitação feita pelo Legislativo para o acompanhamento da sessão realizada em 27 de junho ocasião na qual foi lido o pedido de um munícipe para afastamento e abertura de investigação sobre supostas infrações político-administrativas praticadas pela prefeita Fabíola Alves da Silva e pelo vice-prefeito Rodrigo Kriguer, foi recusado pelo Comandante e protocolado no gabinete da prefeita.
 
No ofício os parlamentares questionam a total falta de resposta ao ofício encaminhado na segunda-feira, dia 26 de junho, para acompanhamento da sessão, uma vez que havia a possibilidade de manifestações. Além disso, o documento relata que a assessoria da presidência, assim que foi informada pela vigilância da Casa de Leis sobre a presença de carro de som e mais de 30 pessoas em aglomeração, na recepção e no portão de entrada de vereadores e servidores, também encaminhou solicitação direta via whatsApp ao Comandante Geral da GCM, Leonardo Freitas da Silva, Inspetor de carreira da corporação, sem qualquer retorno, mesmo após os fatos.
 
Para preservar a integridade dos vereadores e funcionários, a Polícia Militar foi acionada para conter os manifestantes antes da Sessão, porém, mesmo assim, vidros quebrados, muitos cartazes e moedas jogados no plenário, palavras de baixo calão, ofensas e ameaças. Resultado, foi uma sessão marcada por desrespeito e infrações.


Situação recorrente
 
Esta não foi a primeira ocorrência de solicitação do Legislativo à GCM que não foi atendida ou sequer respondida. Em 18 de maio de 2023, quando foi realizada outra sessão com votação de tema polêmico e relevância para o município, o Legislativo esteve sem a presença da GCM.


Requerimento
 
Além do ofício especial assinado pelos parlamentares, o vereador Mauro dos Materiais (PTB) também apresentou durante a 23ª sessão realizada nesta terça-feira (11), requerimento à Prefeita e à Guarda Civil Municipal questionando a ausência de efetivo durante a 21ª sessão mesmo após ser devidamente oficiada pelo Poder Legislativo. O vereador questiona se houve ocorrências que urgência ou emergência nesta mesma data na cidade e em caos positivo, que seja informado detalhes destas ocorrências.
 
A Câmara aguarda resposta oficial da prefeitura e da GCM para tomar as medidas cabíveis.
 
 
Fonte: 






 
 
Publicidade
Baterias para Aparelho Auditivo
Compre na APEVO Saúde
Rua Sebastião Lopes, 97 – Centro
Votorantim /SP – Tel 15 3353-9822
 
 
Melhor Plano de Saúde do Mercado


WhatsApp / Tel. - (15) 3353.9821
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário