quinta-feira, 13 de julho de 2023

Câmara de Votorantim realiza a 23ª Sessão Ordinária

A Câmara Municipal de Votorantim realizou, nesta terça-feira, 12 de julho de 2023, a 23ª Sessão, da 3ª sessão legislativa, da 14ª Legislatura.
 
Na ocasião, foram discutidos oito requerimentos com demandas à Prefeitura Municipal. Houve, ainda, a concessão de votos de congratulações ao jornal Cruzeiro do Sul e à Fundação Ubaldino do Amaral.
 
Quatro Projetos de Lei também foram aprovados: o de nº 38/2023, de autoria da prefeita Fabíola Alves da Silva, que dispõe sobre autorização legislativa para abertura de crédito adicional para a área de saúde. O nº 36/2023, de autoria do vereador Cesar Silva (Cidadania), que dá o nome de “Florizia da Conceição” a um prédio municipal; o nº 41/2023, do vereador Luciano Silva (Podemos), que declara a Festa Junina Beneficente de Votorantim como Patrimônio Cultural Imaterial do Município; e o nº 41/2023, de autoria do vereador Cesar Silva, que estabelece a Lei Municipal de Atenção à Gagueira e à Pessoa que Gagueja no Âmbito do Município de Votorantim.
 
 
Requerimentos
 
Requerimento especial com votos de congratulações ao Jornal Cruzeiro do Sul, pelo aniversário de 120 anos e com a Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) pelos 59 anos; pedido de informações sobre as questões financeiras e administrativas envolvendo a Festa Junina de Votorantim deste ano; questionamento sobre os critérios para a cessão de uso do Aquário Cultura; falta de especialidades médicas e rede parceira para atender os servidores públicos municipais; construção de lombotravessia defronte à Escola Municipal “Helena Pereira de Moraes”; agendamentos de ambulâncias nos últimos seis meses; quantas ambulâncias são utilizadas para o transporte de pacientes; número de cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas, andadores e camas hospitalares disponíveis no Fundo Social de Solidariedade para empréstimos aos munícipes; e questionamento sobre o motivo pelo qual a GCM não atendeu solicitação para se fazer presente durante a 21ª Sessão Ordinária da Câmara, no dia 27 de junho de 2023, apesar de ter sido oficiada.
 
 
Vereador Thiago Schiming homenageia o jornal Cruzeiro do Sul e a Fundação Ubaldino do Amaral

Por iniciativa do vereador Thiago Schiming (PSDB) – Presidente da Câmara Municipal de Votorantim – o Legislativo concedeu Votos de Congratulações ao Jornal Cruzeiro do Sul, pelo aniversário de 120 anos de serviços à comunidade, e com a Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) – mantenedora do Jornal Cruzeiro do Sul e do Colégio Politécnico – pelos 59 anos de fundação a ser completado em 31 de julho de 2023.
 
Em sua justificativa, Thiago Schiming destacou que “são muitas são as razões de congratularmos com esse importante órgão de comunicação, uma delas é por ser um jornal centenário, fundado em 12 de junho de 1903. O Cruzeiro do Sul” é um jornal da família.
 
A Fundação Ubaldino do Amaral, criada em 31 de julho de 1964, é uma instituição voltada para a prática da filantropia social, cultural, educacional e profissional e para a defesa do meio ambiente, reconhecida de utilidade pública pelo governo federal.
 
“Pelos relevantes serviços que prestam à população de toda a nossa região, apresentamos esta justa homenagem, e desejamos muito mais sucesso para que esse jornal seja cada vez melhor e a Fundação continue realizando os relevantes trabalhos”.
 
 
 
Vereador Luciano Silva pede informações sobre questões administrativas e financeiras relativas a Festa Junina 2023

Por meio de requerimento aprovado durante a Sessão Ordinária da Câmara de Votorantim desta terça-feira (11), o vereador Luciano Silva (Podemos) apresentou questionamentos referentes às questões administrativas e financeiras da Festa Junina, realizada entre os dias 24 de maio a 18 de junho.
 
O parlamentar questiona qual o valor pago em horas extras aos funcionários públicos, aos fiscais, aos Guardas Civis Municipais que foram escalados para trabalhar na Festa Junina; quais valores foram gastos com o pagamento da atividade delegada da Polícia Militar aos policiais que atuaram na segurança da festa; qual o valor de recolhimento do ISS - Imposto Sobre Serviços feito pela empresa responsável; qual o valor gasto com energia elétrica e água nos 20 dias de festa; quem arcará com essas despesas; qual foi a contrapartida para o Fundo Social de Solidariedade; quem ficou responsável pelo estacionamento da festa e qual o valor arrecadado com as áreas vinculadas ao poder público; quem pagou o camarote e o gabinete da senhora prefeita instalados no recinto da festa?; qual é o total da área (em metros quadrados) que foi pago pela empresa responsável para uso de solo do espaço público; o uso das vias no entorno da Praça de Eventos foi incluso nesse pagamento; a partir de qual data que as empresas interessadas pela realização da Festa Junina de 2024 poderão solicitar junto à Prefeitura Municipal autorização para uso de solo da Praça de Eventos; e caso haja mais de uma empresa interessada pela realização da Festa Junina de 2024, quais serão os critérios a serem adotados pela Administração para selecionar a empresa responsável.
 
Em suas justificativas, o parlamentar afirma que tem recebido diversos questionamentos após o término da Festa Junina, pois a empresa que administrou o evento utilizou diversos recursos do Poder Executivo.
 
O vereador Luciano Silva também observou que, durante a Festa Junina, a Praça de Eventos Lecy de Campos se transformou em uma grande arena privada, com capacidade para cerca de 20 mil pessoas e, mesmo assim, a Prefeitura não é diretamente beneficiada, mas fica responsável pelas manutenções necessárias de pintura, conserto de solo, entre outras questões, para que a praça possa voltar a ser utilizada pela população, causando ônus ao Poder Público.
 
 
 
Vereador Pastor Lilo pede informações sobre os critérios de uso do Espaço Cultura pela população

O vereador Pastor Lilo (União Brasil) questiona a Prefeitura de Sorocaba, por meio de requerimento, aprovado na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Votorantim, sobre os procedimentos para uso do espaço público denominado Aquário Cultura “Claudir Calixto Mainardi”.
 
Em suas considerações, o parlamentar pergunta como é feita, atualmente, a cessão de uso do espaço público; seexiste alguma taxa que dever ser recolhida aos cofres públicos pelo solicitante; qual o procedimento deve ser feito para fazer uso do espaço; se qualquer cidadão que desenvolva alguma atividade cultural dos mais variados seguimentos pode usar o referido espaço; se o Aquário Cultura possui o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB); e se o espaço público está em conformidade com as normas de segurança vigentes.
 
Em suas considerações, o parlamentar informa que vem sendo procurado por inúmeros grupos, de diversos seguimentos artísticos da cidade, para saber os critérios para fazer uso do Aquário Cultura, que é um espaço público e que deve ser disponibilizado à população.
 
 
Vereador Ita quer esclarecimentos sobre plano de saúde oferecido pela Votoprev

O plano de saúde fornecido pela Fundação da Seguridade Social dos Funcionários Públicos do Município de Votorantim (Votoprev) aos servidores, aposentados e pensionistas, vem gerando inúmeras reclamações pela falta de atendimento, informação e especialidades médicas.
 
Procurado pelos usuários do benefício, o vereador Ita (Cidadania) apresentou requerimento na Sessão Legislativa desta terça-feira (11).
 
O parlamentar questiona se a Prefeitura de Votorantim tem conhecimento sobre a falta de especialidades médicas e rede parceira para realização de exames, no Convênio Médico oferecido aos servidores públicos municipais, bem como, a deficiência nas informações fornecidas.
 
 
Vereadores Thiago Schiming e Cesar Silva cobram lombotravessia em frente ao Parcão

A implantação de uma lombotravessia, no mesmo local onde atualmente há uma faixa de pedestres em frente à Escola Municipal Helena Pereira de Moraes (Parcão), na avenida Vereador Newton Vieira Soares, no Centro, foi o tema do requerimento de autoria dos vereadores Thiago Schiming (PSDB) e Cesar Silva (Cidadania), aprovado na sessão desta terça-feira (11), na Câmara Municipal de Votorantim.
 
De acordo com os parlamentares, a escola Helena Pereira de Moraes, muito conhecida como, o antigo “Parcão”, fundada no final dos anos 50, está localizada praticamente na mesma área quando foi inaugurada, embora seus entornos tenham sido modificados, com as obras de urbanização, com a construção do Terminal Rodoviário Urbano “João Souto” e da abertura da avenida Vereador Newton Vieira Soares, no final dos anos 90 e início dos anos 2000.
 
Thiago Schiming e Cesar Silva destacam que a avenida é uma rota de grande circulação de veículos, principalmente os mais pesados (ônibus e caminhões), cujo destino é a região do Rio Acima, até mesmo com o objetivo de fugir do conjunto semafórico, ou com destino a Sorocaba; e, esse intenso fluxo de veículos, principalmente dos que saem do terminal, acabam prejudicando a travessia de pedestres, gerando insegurança aos alunos e pais de alunos da escola local, com riscos de atropelamentos.
 
Com o grande movimento de veículos, aumentam ainda mais os riscos de atropelamentos no local, motivo esse que fizeram com que os responsáveis e comerciantes procurarem por este vereador, para que junto ao Poder Executivo, possamos cobrar ações mais efetivas, no tocante à sinalização de trânsito.
 
Além de uma lombotravessia, o requerimento também cobra para que a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semu) realize reforços nas sinalizações vertical e horizontal, bem como pede estudos técnicos sobre a demanda e ações para melhorar a trafegabilidade no referido trecho da avenida.
 
Thiago Schiming é o Presidente do Legislativo e Cesar Silva é o 1º secretário da Mesa Diretora.
 
 
 
Vereador Rogério Lima cobra da Prefeitura Ações educativas de prevenção da dengue

O vereador Rogério de Lima (PP) cobra da prefeita Fabíola Alves da Silva estudos – ou projetos – para incentivar ações educativas e informativas nas escolas, sobre a transmissão do vírus da dengue.
 
O parlamentar questiona quais são as ações educativas que a Prefeitura pode realizar junto à Rede de Educação Municipal com a finalidade de evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegytpi na comunidade.
 
Votorantim tem apresentado altos índices larvários o que coloca a cidade em alerta e se faz necessárias ações públicas de saúde.
 
Em seu questionamento, Rogério de Lima indaga como as crianças e adolescentes são orientados nas escolas com relação ao combate à dengue e quais informações são passadas aos alunos e se existem atividades para que eles levem as informações até os familiares. O parlamentar ainda pergunta o que impede a realização de algum projeto educativo contra a dengue por parte da Prefeitura?
 
Em suas justificativas, Rogério de Lima lembra do expressivo número de pacientes infectados com o vírus da dengue neste ano em Votorantim e destaca a importância da conscientização e orientação, por meio de campanhas, que se tornam necessárias para a prevenção da doença, pois as crianças e adolescentes também precisam de informações a respeito de, como evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e que é preciso sensibilizar os alunos para o combate à dengue.
 
 
 
Vereador Gaguinho questiona Prefeitura sobre empréstimos de equipamentos hospitalares

O vereador José Antônio de Oliveira -- o Gaguinho (PTB) -- questiona a Prefeitura de Votorantim sobre a quantidade de cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas, andadores e camas hospitalares que o Fundo Social de Solidariedade possui para empréstimos aos munícipes Requerimento com esse teor foi aprovado na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Votorantim nesta terça-feira (11).
 
Na matéria legislativa, a parlamentar pergunta, ainda, quantos equipamentos estão emprestados atualmente; se o Fundo Social de Solidariedade tem um controle de quantas pessoas aguardam para fazerem empréstimos para cada tipo de equipamento; e quais as ações o Fundo Social de Solidariedade está realizando para arrecadar recursos para adquirir mais desses produtos para ficar à disposição dos munícipes.
 
Em suas considerações, Gaguinho informa que, constantemente é procurado por munícipes que precisam de cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas, andadores e camas hospitalares emprestados, mas não encontram esses equipamentos, no Fundo Social de Solidariedade.
 
O parlamentar lembra que o Fundo Social de Solidariedade já foi uma referência em assistência à municipalidade, e, hoje está deixando a desejar por falta de materiais para suprir a necessidade da população de Votorantim.
 
 
 
Vereador Mauro do Materiais cobras explicações sobre ausência da GCM em sessão tumultuada

Por meio de requerimento aprovado pela Câmara Municipal de Votorantim, na Sessão Ordinária desta terça-feira (11), o vereador Mauro Paulino Mendes – o Mauro do Materiais (PTB) – questiona a Prefeitura sobre a ausência da Guarda Civil Municipal de Votorantim durante a realização da 21ª Sessão Ordinária da Câmara, no dia 27 de junho de 2023, mesmo tendo sido devidamente oficiada pelo Poder Legislativo.
 
Em suas indagações, Mauro do Materiais pergunta se houve ocorrências de urgência ou emergência na cidade no período de realização da 21ª Sessão Ordinária; se o responsável pela GCM de Votorantim recebeu o ofício da Câmara Municipal; se o Poder Executivo tem ciência que na 21ª Sessão Ordinária teve tumulto e depredação causada por manifestantes pro-prefeita; se a Prefeiturarecebeu algum tipo de relatório ou notificação da Polícia Militar do Estado de São Paulo, pela ausência da GCM na Câmara; e qual era a escala de serviço de todos os integrantes da GCM de Votorantim, no período da semana de 25 de junho a 30 de junho, incluindo todos os cargos, funções, postos de trabalho, horários de trabalho, trabalhos extraordinários e integrantes afastados da corporação.
 
Em suas considerações, o parlamentar lembra que a GCM foi criada e instalada para fazer o resguardo e proteção dos bens, serviços, instalações e demais competências da Lei Federal n° 13022/2014.
 
Destaca que na 21ª Sessão Ordinária, realizadano dia 27 de junho, foi votado o acolhimento pela Câmara Municipal, da denúncia de infrações político-administrativas praticadas pela prefeita Fabíola Alves da Silva e pelo vice-prefeito Rodrigo Kriguer.
 
Mauro do Materiais lembra, ainda, que já era prevista que a referida Sessão Ordinária poderia ser conturbada e, mesmo oficiada, a GCM de Votorantim não esteve presente para a guarda dos bens públicos e serviços do Poder Legislativo Municipal e enfatiza que, diante dos fatos ocorridos, os responsáveis e representante da GCM, seu comandante e subcomandante -- ou a prefeita Fabíola Alves da Silva podem ter incorrido em ato ilegal.
 
 
Câmara de Votorantim aprova quatro Projetos de Lei
 
A Câmara Municipal de Votorantim aprovou quatro Projetos de Lei nesta terça-feira (12), durante a 23ª Sessão, da 3ª sessão legislativa, da 14ª Legislatura.
 
Entre as matérias aprovadas está o Projeto de Lei nº 38/2023, de autoria da prefeita Fabíola Alves da Silva, que dispõe sobre autorização legislativa para abertura de crédito adicional no valor de R$ 378 mil para a Secretaria Municipal da Saúde que será coberto com recursos estaduais vinculado ao Serviço de Atenção Básica a Saúde da População Privada de Liberdade lotada no Presídio Feminino de Votorantim.
 
Denominação de praça
 
O Projeto de Lei nº 36/2023, de autoria do vereador Cesar Silva (Cidadania), que nomina “Florizia de Conceição” a praça localizada entre as ruas Sebastiana Nunes, Carmelina Garcia e Luiz Carrara, no Jardim Altos da Fortaleza, foi aprovado.
 
Florizia da Conceição trabalhou como servidora pública em Votorantim desempenhando a função de “margarida”, profissão também conhecida como gari. Ela faleceu em 24 de outubro de 2021, vítima de insuficiência respiratória aguda.
 
Patrimônio imaterial
 
O Projeto de Lei nº 40/2023, de autoria do vereador Luciano Silva (Podemos), declara a Festa Junina Beneficente de Votorantim como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Votorantim.
 
A Festa foi criada em 1915 por um pequeno grupo de católicos da cidade e desde então se tornou tradição em Votorantim.
 
Na condição de Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Votorantim, a Festa Junina mantém preservadas a continuidade histórica, a relevância para a memória local e referência cultural dos votorantinenses.
 
 
Atenção à gagueira
 
O Projeto de Lei nº 41/2023 que institui, em Votorantim, a Lei Municipal de Atenção à Gagueira e à Pessoa que Gagueja com o objetivo de assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais pela pessoa que gagueja, visando à sua inclusão social e cidadania.
 
 
Fonte:







 
 
Publicidade
Baterias para Aparelho Auditivo
Compre na APEVO Saúde
Rua Sebastião Lopes, 97 – Centro
Votorantim /SP – Tel 15 3353-9822
 
 
Melhor Plano de Saúde do Mercado


Entre em contato com a
APEVO
WhatsApp - Tel. - (15) 3353.9821
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário