segunda-feira, 23 de março de 2020

Votorantim aplica mais de 3 mil doses no primeiro dia da campanha de vacinação contra a gripe


A Secretaria da Saúde (Sesa) de Votorantim, deu início nesta segunda-feira, 23 de março de 2020, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). Das 4.000 doses disponibilizadas, mais de 3.000 foram aplicadas até o momento. As unidades de saúde seguem vacinando até que o estoque seja zerado. Uma nova remessa deve ser enviada pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado (GVE) na quarta-feira, 25 de março de 2020.

Com a preocupação de evitar aglomeração e preservar os idosos, tendo em vista as medidas adotadas para o combate ao novo coronavírus (Covid-19), a Secretaria da Saúde anunciou no domingo (22), para que nesta segunda comparecem somente os profissionais da área da saúde, porém os idosos que compareceram também receberam a vacina.


A partir desta terça-feira (24) a vacina continua sendo aplicada, até zerar o estoque, para os dois públicos e será montada uma tenda em frente a cada uma das unidades. A aplicação será em sistema drive thru, e com isso os idosos que estiverem de carro não precisarão descer do veículo.

A vacinação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégia de Saúde da Família (ESF), de acordo com o horário de atendimento de cada uma. O Dia D está previsto para 9 de maio.

De acordo com a Sesa, nesse primeiro momento serão vacinados os trabalhadores de saúde e idosos. Quem for tomar a vacina deverá comparecer a unidade munido de documento de identificação e cartão dos SUS.

A priorização dos idosos nessa primeira etapa, mesmo diante da não eficácia da vacina de Influenza contra o novo coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid 19.

O aposentado João Mariano, 61 anos, diz que é preciso se prevenir. “Estou seguindo todas as orientações e estou bem quito em casa”, disse. Quem também seguiu logo pela manhã a unidade foi o aposentado Oswaldo Correa, 72 anos. “Tomo essas vacinas todos os anos e agora em especial temos que nos prevenir ainda mais”, contou.

            A partir do dia 16 de abril a vacina estará disponível para professores, portadores de doenças crônicas e não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
            Em 9 de maio, Dia D de vacinação, serão imunizadas as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais. A campanha seguirá até o dia 23 de maio.

Confira os locais de vacinação:

- UBS Vila Nova Votorantim
Avenida Pedro Augusto Rangel, 1.925 – Vila Nova Votorantim

- UBS Barra Funda
Rua Lopes Chaves – Barra Funda

- ESF – Jardim Cristal
Rua Élcia Pinto da Rosa


- ESF Jardim Tatiana
Rua Adriano Maciel de Queiroz

- ESF Promorar
Rua Boaventura Maganhato - Promorar

- ESF Vila Amorim
Rua José Antônio de Mello, 81 – Vila Amorim

- ESF Green Valley
Rua José Raimundo da Silva

- UBS Vila Garcia
Avenida Isabel Ferreira Coelho, 271 – Vila Garcia

- UBS Jardim Serrano
Rua Francisco Lopes de Almeida, 76 – Jardim Serrano

- UBS Jardim Novo Mundo
Rua Abílio Maia, 46 – Jardim Novo Mundo

- UBS Rio Acima
Avenida Octávio Augusto Rangel, 1.282 – Rio Acima

- UBS Jardim Clarice
Rua Mercedes Nardi Arcuri – Jardim Clarice

- UBS Jardim Archila
Rua Lázara Bueno de Arruda, 68 – Ângelo Vial

- UBS Parque Bela Vista
Av. São João, 867 – Parque Bela Vista

- UBS Itapeva
Rua João Santiago Figueira, 200 - Itapeva


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário