domingo, 1 de março de 2020

Secretaria de Educação entrega diretrizes curriculares municipais


Esse é o primeiro currículo oficial de Votorantim;
Conselho Municipal de Educação irá apreciar o documento

A Secretaria de Educação (Seed) de Votorantim entregou nesta sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020, para o Conselho Municipal de Educação, as diretrizes curriculares do Sistema Municipal de Ensino, as quais são alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e também com o currículo paulista. Agora, o documento será apreciado para aprovação.

Durante a reunião, que ocorreu no Polo UAB, o secretário de Educação, Tiago Araujo, ressaltou que Votorantim não possuía um currículo oficial e, portanto, seguia as diretrizes estaduais. “Nosso intuito foi trabalhar um currículo com os anseios dos educadores e gestores da nossa cidade, que reflita na nossa prática cotidiana”, frisou.


As diretrizes curriculares de Votorantim formam cinco cadernos, os quais são voltados para educação infantil, ensino fundamental, atendimento educacional especializado, gestores e educação de jovens e adultos.

A professora orientadora de oficina pedagógica Renata Merigh explicou que o processo de implementação curricular começou em 2018, após a homologação da BNCC. A primeira versão foi desenvolvida naquele ano pelas mãos de coordenadores pedagógicos, professores e equipe técnica da Seed.

No ano seguinte, o currículo foi às escolas, numa etapa chamada de "currículo em ação". “Naquele momento, a equipe da pasta visitou escolas para ouvir os professores sobre o currículo e também disponibilizou um link para sugestões e contribuições dos educadores”, destacou a diretora do Departamento de Pedagogia, Gisele Gimenes.

Após a Seed analisar e estudar essas contribuições, as comissões formadas por professores e coordenadores pedagógicos se reuniram novamente para refletir e reescrever a segunda versão do documento. “O processo foi muito democrático, pois contou com a participação de todas as classes envolvidas no ensino do sistema municipal, o que é fundamental para evoluirmos ainda mais os métodos e práticas”, finalizou Renata.


Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário