terça-feira, 22 de outubro de 2019

"Dia de Conscientização da Fibromialgia" em Votorantim

Vereador Luciano da Silva (DEM)
Os vereadores aprovaram durante a sessão da terça-feira, 08 de outubro de 2019, o Projeto de Lei Ordinária nº 066/19, de autoria do vereador Luciano Silva (DEM), que institui o “Dia de Conscientização da Fibromialgia” no Calendário Oficial do município. O projeto segue agora para sanção do Executivo.

Na semana em que incidir o dia 12 de maio, data em que devem ocorrer as comemorações, segundo a redação original do projeto, deverão ser realizadas campanhas educativas e de esclarecimento à população e aos profissionais de saúde sobre a Fibromialgia, seus sinais e sintomas e formas de melhorar a qualidade de vida dos doentes.

“Calcula-se que a doença atinja 3% das mulheres e 0,5% dos homens adultos nos Estados Unidos e no Brasil, estima-se que os números sejam semelhantes, o que somaria mais de 4 milhões de pacientes. A Fibromialgia é uma doença predominantemente feminina, sendo uma proporção de 10 mulheres para um homem. Manifesta-se em qualquer idade e como a doença não causa deformidades ou sinais inflamatórios evidentes como calor ou edema, amigos e familiares dizem que “os pacientes não têm nada e estão inventando". A situação complica-se, pois são atendidas por muitos médicos, que, mal informados, não identificam a doença e dizem que o problema é de origem psicológica. Por representar importante causa de perda de capacidade laboral, a Fibromialgia merece ter um dia de conscientização e esclarecimento para a população e os profissionais, para que seu diagnóstico seja precoce e assim, possa ser devidamente tratada. Propomos, assim, que o dia 12 de maio, data já internacionalmente consagrada, seja dedicado a conscientização da fibromialgia em nosso município”, explicou o vereador.

Fonte: Assessoria de imprensa Câmara de Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário