quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Votorantim zera fila de espera por mamografias


Trabalho da Central de Vagas Municipal possibilita a realização de mais de 400 exames mensais; ainda assim, as faltas chegam a 30% dos agendamentos feitos

A Secretaria da Saúde de Votorantim (Sesa), zerou a fila de espera para mamografias. Em média, 360 exames são realizados mensalmente na cidade, além de outros 50 por meio das vagas Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), do governo estadual, que são realizados pelo Conjunto Hospitalar, AME Sorocaba e Santa Casa de Itu.

A ação, que pode ser celebrada nesse mês com a campanha Outubro Rosa, de combate ao câncer de mama, é o resultado do trabalho realizado pela Central Integrada de Regulação de Vagas, criada pela Prefeitura de Votorantim em 25 de maio do ano passado para otimizar o agendamento de consultas e exames de especialidades, tanto para Cross quanto para os oferecidos pelo município.

 O secretário da Saúde, Júnior Silveira, explica que o primeiro passo para fazer a mamografia é a paciente passar em consulta pela Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Estratégia de Saúde da Família (ESF) mais próxima de sua residência. “Caso haja a necessidade, o médico prescreve a guia para o exame, a qual será apresentada no atendimento da unidade e encaminhada para a Central de Vagas”, explica.

Junior Silveira também destaca que, no ano passado, esse tipo de exame ainda estava com demandas de 2017. “A Central realizou um grande trabalho ao manter contato com as pessoas, verificar e agendar os horários disponíveis. Isso tudo porque viemos ampliando esse serviço”, conta.

Dentro do serviço de agendamentos, a chefe de regulação de serviços da Central de Vagas, Simone Marina de Souza Soares, explica que o prazo de espera hoje é de, em média, 30 dias. “Assim que recebemos a guia, normalmente a pessoa faz o exame em 30 dias. Todos os procedimentos realizados nesse mês de outubro foram agendados em setembro”, exemplifica.

Desse modo, assim que a Central de Vagas recebe a guia com o pedido do exame, é feito o agendamento e posteriormente mantido o contato com o paciente pelo telefone. “A gente tenta entrar em contato com o munícipe por três dias, ligando em três horários diferentes. “Se não conseguirmos, a guia é arquivada”, diz.



Faltas chegam a 30%

No entanto, Simone ressalta que ainda que é preciso uma conscientização maior das pacientes para não faltarem no dia da mamografia, pois isso impede que outros possam ser atendidos. “Caso vá faltar, é importante que nos avise, pois assim conseguimos fazer o encaixe com outra pessoa”, solicita.

De acordo com a Sesa, entre 20% a 30%% dos agendados faltam no dia. Por isso a necessidade de entrar em contato com a unidade de saúde e avisar para que esse agendamento seja reaproveitado.

Por fim, o secretário da Saúde, Júnior Silveira, ressalta ainda que durante todo esse mês de outubro a Prefeitura de Votorantim realizou uma programação de atividades nas UBSs e ESF, com o objetivo de ampliar o acesso da mulher a prevenção, com exames de coleta para exame de Papanicolau e prevenção de mama. “Além de zerar a fila de espera para a mamografia, também trabalhamos com o lado da conscientização, assim evitando ao máximo que o câncer de mama chegue a um estágio avançado e que possa ser descoberto logo no início”, finaliza.


Fonte:



Nenhum comentário:

Postar um comentário