quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Processos de Licitações Públicas deverão ser transmitidos ao vivo para a população



Os vereadores aprovaram, durante a sessão dessa terça-feira, 1º de outubro de 2019, o Projeto de Lei Ordinária nº 061/19, de autoria da vereadora Fabíola Alves da Silva Pedrico (PSDB), que dispõe sobre a obrigatoriedade, de que todas as sessões para processos de Licitações Públicas realizadas pelos Poderes Legislativo e Executivo do município sejam gravadas e transmitidas on-line em tempo real.  

De acordo com a redação original do projeto, todas as reuniões para o processo licitatório, realizados no âmbito de cada Poder, deverão ter todos os arquivos, assim como a gravação, disponibilizados em seus respectivos sites oficiais e nos sites de transparência pública, no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas após o encerramento da mesma.

“Algumas cidades já estão adotando essa nova forma de comunicação, transmissão para dar mais transparência e lisura nos processos administrativos. Nós aqui não temos isso ainda e por isso o meu projeto de lei. No momento em que estiver ocorrendo uma licitação, todos podem acompanhar on-line, em especial as equipes, das empresas envolvidas no processo licitatório. Isso, com certeza, aumenta as chances do processo se desenvolver com o máximo de lisura possível. Além disso, o projeto prevê que a gravação fique armazenada para que outras pessoas possam consultar os processos tanto do Executivo, quanto do Legislativo, o que vai facilitar na fiscalização da nossa Casa de Leis e do Executivo. É um projeto importante e que vai dar mais transparência aos processos administrativos”, explicou Fabíola.


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário