sábado, 26 de outubro de 2019

Espetáculo “Todas as Cores” inicia apresentações em escola da Vila Nova Votorantim


A escola municipal “Aurora Fontes”, na Vila Nova Votorantim, recebe na próxima quarta-feira, 30 de outubro de 2019, a primeira apresentação do espetáculo “Todas as Cores” que realiza uma exibição mesclando teatro e contação de histórias. A peça será apresentada às 10h e às 13h30 para os alunos da escola e visa dar a oportunidade de acesso à cultura aos alunos do ensino infantil e fundamental de maneira lúdica. O projeto é desenvolvido através do Fundo Municipal de Cultura, promovido pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer (Sectur).

O secretário de Cultura, Edson Cortez, destaca que o espetáculo marca o início das apresentações dos projetos aprovados pelo FMC do ano passado. “O fundo permite levar a cultura para a população de Votorantim através dos projetos de artistas destacados da cidade”, ressalta.
O espetáculo tem o roteiro e a apresentação de Guilherme Telli e Lucila Ressa que contam a história “Bom dia todas as cores”, que é inspirada e adaptada da obra da autora Ruth Rocha. O texto traz como principal mensagem as cores e comunidades diferentes, abordando questões como diversidade racial, cultural e social.

Além da apresentação, o projeto também realiza oficinas de teatralização infantil para professores e coordenadores da rede municipal de ensino do município. O teatro e a contação de história são ferramentas muito importantes para o momento de aprendizado da criança transmitindo princípios básicos de convivência e desenvolvendo o hábito e gosto pelo teatro e pela leitura. A atividade ainda visa realizar construção do conhecimento crítico, resgatando valores sociais e a autoestima.
Outras nove escolas também receberão a ação, sendo: Professora Betty de Souza Oliveira, no Vossoroca; Professor Candido dos Santos, no Green Valley; Professora Célia Pieroni, no Itapeva; Gerson Soares de Arruda, Parque São João; Helena Pereira de Moraes, no Centro, Izabel Fernandes Pedroso, no Jardim São Lucas; Lucinda Rodrigues Pereira Ignácio, no Parque Morumbi; Maria Helena de M. Scripilliti, no Votocel; e Professora Parizete J. Bressane, no Serrano II.

O Fundo Municipal de Cultura – FMC foi criado pela lei 2471/2015 que instituiu o Sistema Municipal de Cultura, decorrente da adesão do Município ao Sistema Nacional de Cultura – SNC. O FMC é o principal mecanismo de financiamento das políticas públicas de cultura no município, com recursos destinados a programas, projetos e ações culturais implementados de forma descentralizada.


Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário