quinta-feira, 23 de maio de 2024

Câmara de Votorantim realiza a 16ª Sessão de 2024

A Câmara Municipal de Votorantim realizou, na terça-feira, 21 de maio de 2024, a 16ª Sessão Legislativa de 2024. Na ocasião, foi realizada a eleição do novo vice-presidente da Casa de Leis. Entraram na disputa os vereadores Alfredo Pissinato (PSDB) e vereador Pastor Lilo (MDB). Após a votação, o vereador Pastor Lilo foi eleito o novo vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal, por seis votos favoráveis e quatro contrários.
 
Na pauta do dia, foram votados e aprovados sete requerimentos de autoria dos parlamentares, um requerimento especial e ainda, o Projeto de Lei nº 021/24, da Mesa Diretora, que concede a revisão das perdas inflacionárias aos vencimentos dos servidores públicos da Câmara Municipal e o Projeto de Decreto Legislativo nº 013/24 que concede Título de “Honra ao Mérito” à Maria Isabel Nieri, de autoria do vereador Alfredo Pissinato (PSDB).
 
 
Homenagem
 
O vereador Cirineu Barbosa (PL) prestou homenagem à Juliana Maria Albuquerque Malzoni, artesã votorantinense que há mais de 25 anos dedica sua vida a ensinar essa arte como professora especializada em costura criativa e incentivando o empreendedorismo.
 
 
Requerimentos
 
Foram discutidos e aprovados ainda nesta sessão, sete requerimentos com os seguintes temas: realização de projetos de intervenção artística (grafite) em espaços públicos; denúncia sobre uso de máquinas públicas em terreno particular; implantação de iluminação pública em rua do Jd. Tatiana; isenção de IPTU para mães atípicas responsáveis pela criação de filhos que necessitam de cuidados específicos; apuração de possíveis irregularidades em concurso público da Prefeitura e instalação de sistema de GPS, na frota de carros oficiais da Prefeitura Municipal.
 
Os requerimentos aprovados seguem para o Executivo, com prazo regimental para serem respondidos.
 
 
Próxima Sessão
 
A próxima Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Votorantim acontece no dia 28 de maio, a partir das 9h e poderá ser acompanhada por meio dos canais oficiais do Legislativo.
 
 
Vereador Cirineu Barbosa presta homenagem a artesã votorantinense

 
Durante a 16ª Sessão realizada nesta terça-feira (21), o presidente da Câmara Municipal, vereador Cirineu Barbosa (PL) apresentou requerimento especial no qual oferece homenagem para a senhora Juliana Maria Albuquerque Malzoni, artesã há mais de 25 anos, e que dedica sua vida a ensinar essa arte sendo professora especializada em costura criativa.
 
Juliana conta que iniciou a sua a paixão pelo artesanato desde a infância, quando aprendeu as técnicas como crochê, tricô, bordado e costura, ensinadas por sua mãe Isabel. Na adolescência vendo a necessidade de outras mulheres começou a ensinar de forma voluntaria na Pastoral do Menor, da Paróquia Nossa Senhora Consolata, onde ensinava técnicas de artesanato a jovens de baixa renda.
 
Então, em 2008 Juliana criou o Ateliê Jujuba Artes, onde dava aulas de artesanato à muitas mulheres e crianças de Votorantim e região capacitando-as para gerar sua própria renda familiar. Participou de inúmeras publicações e participou também de programas de televisão, sempre levando o nome de Votorantim por onde passou.
 
Em 2020 devido a pandemia fechou o Ateliê para aulas presenciais, mas confeccionou mais de 6 mil máscaras e doou grande parte para asilos, idosos, pessoas de baixa renda, e policiais militares.
 
Reabriu o Jully Malzoni Ateliê em 2022 e assim retomou suas atividades com aulas pela internet e o movimento de valorização ao Empreendedorismo Artesanal, conhecido como #EUNAMAQUINA. Atualmente, Juliana mantém a sua loja virtual, na qual comercializa peças e materiais para confecção de peças artesanais e dá dicas sobre Artesanato.
 
Por seu incentivo ao empreendedorismo feminino e por seu trabalho levando o nome da cidade por todo o Brasil, fazendo com que várias pessoas conquistem sua independência financeira por meio do artesanato, é que ela foi homenageada pelo presidente do Legislativo.
 
 
 
Gaguinho questiona se caminhão e máquina da Prefeitura estavam trabalhando em terreno particular
 

O vereador Gaguinho (PMB) apresentou requerimento na 16ª Sessão, realizada nesta terça-feira (21), no qual cobra que a Prefeitura informe se a área localizada na Rua Carmelina Garcia, no bairro Jardim São Pedro, altura do imóvel número 828, fundos com a empresa Emphasis Indústria e Comércio Votorantim é de propriedade pública ou de particular.
 
Segundo o vereador, ele recebeu denúncia de que no dia 29 de março de 2024, no feriado da Sexta-feira Santa, estranhamente, havia um caminhão e uma máquina da Prefeitura, trabalhando nos fundos de algumas empresas instaladas nas adjacências da Rua Carmelina Garcia, no bairro Jardim São Pedro.
 
Sendo assim, Gaguinho solicita que, caso o local seja uma propriedade particular, que o Poder Público Municipal apresente à Câmara Municipal documentos que comprovem a legalidade do uso de caminhão e máquina da Prefeitura, no serviço que estava sendo realizado na área em questão, no dia 29 de março de 2024, no feriado da Sexta-feira Santa e, qual é a justificativa da Administração Pública diante dos fatos relatados.
 
Gaguinho afirma que é dever dos vereadores apurar os fatos para esclarecer de forma transparente, os questionamentos dos munícipes sobre fatos relacionados à atual Administração Pública Municipal.
Por isso, ele quer saber se realmente houve a suposta utilização de maquinário de propriedade do município em obra particular, sem interesse público evidente, e, sem a autorização legal, uma vez que isso configura ato de improbidade administrativa, que causa dano ao erário e afronta os princípios da administração pública.
 
 
Rogério Lima pede mais iluminação em rua do Jardim Tatiana


Durante a 16ª Sessão realizada nesta terça-feira (21), o vereador Rogério Lima (Republicanos) apresentou requerimento no qual solicita que o Executivo informe se existe ou foi realizado algum estudo prévio pelo setor competente, visando à implantação de iluminação pública na Rua Eronita Pedro de Souza, no bairro Jardim Tatiana.
 
Segundo o parlamentar, recentemente, a referida via passou por obras de pavimentação asfáltica, o que trouxe benefícios significativos para a mobilidade urbana da região. No entanto, tornou-se evidente que a ausência de iluminação pública adequada está gerando dificuldades para os motoristas que trafegam pelo local durante a noite.
Moradores e transeuntes que utilizam a rua relataram suas dificuldades para enxergar a sinalização e outros obstáculos o que coloca em risco a segurança de todos os munícipes que passam pelo local. E ainda segundo o vereador, nas últimas semanas, foram registrados mais de dez acidentes no local, evidenciando a gravidade da situação.
 
 
Luciano Silva cobra providências sobre possível irregularidade em concurso público da prefeitura


O vereador Luciano Silva (Podemos) quer que a Prefeitura informe se procedem as alegações dos candidatos que prestaram concurso público da Prefeitura Municipal, queixando-se que houve divergências de informações referentes à quantidade de perguntas e assuntos abordados com os descritos no Edital da banca organizadora, causando-lhes prejuízos.
 
Caso isso tenha realmente ocorrido, Luciano quer saber qual o motivo para estas possíveis irregularidades, se existe uma Comissão Avaliadora das questões pertinentes a cada descrição de vaga disputada no Concurso Público e quais foram os critérios estabelecidos pela banca organizadora.
 
Luciano quer saber quais serão as providências tomadas pela Administração Pública diante de tais reclamações referentes ao concurso público.
 
 
 
Fonte:


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário