quarta-feira, 29 de maio de 2024

Câmara de Votorantim realiza a 17ª Sessão de 2024

A Câmara Municipal de Votorantim realizou, na terça-feira, 28 de maio de 2024, a 17ª Sessão Legislativa de 2024. Na pauta do dia, foram votados e aprovados sete requerimentos de autoria dos parlamentares e 14 indicações.
 
Requerimentos - Foram discutidos e aprovados ainda sete requerimentos com os seguintes temas: Melhorias para o Bairro Capoavinha; acolhimento as pessoas em situação de rua; soluções adequadas com relação aos cabeamentos de telecomunicações e demais serviços urbanos, nos postes de energia elétrica; proliferação de escorpiões nas residências; agendamento de consultas e de ambulâncias para transportes de pacientes para municípios vizinhos; revitalização do Centro Comunitário da Vila Garcia e Serviço de Acolhimento Institucional para jovens e adultos com algum tipo de deficiência.
 
Os requerimentos aprovados seguem para o Executivo, com prazo regimental para serem respondidos.
 
 
Próxima Sessão
 

A próxima Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Votorantim acontece no dia 04 de junho, a partir das 9h e poderá ser acompanhada por meio dos canais oficiais do Legislativo.
 
 
REQUERIMENTOS:
 
Vereador Gaguinho questiona quantidade de fios e cabos espalhados pelos postes da cidade
 

O requerimento de autoria do vereador Gaguinho (PMB), aprovado na sessão ordinária desta terça-feira (28), destaca que a paisagem visual urbana está poluída por fios e cabos,em excesso, causando uma poluição visual, que pode ser vista em todos os bairros da cidade.
 
De acordo com o vereador, a disposição do cabeamento nos postes de energia elétrica e o acúmulo de infraestrutura obsoleta, nos postes podem representar riscos à segurança pública, interferir na mobilidade urbana e comprometer a beleza paisagística do município. Por isso a necessidade de uma revisão com relação à disposição do cabeamento nos postes de energia elétrica, com a remoção dos cabos obsoletos para garantir segurança, mobilidade e melhorar a estética urbana.
 
Segundo o parlamentar, a revisão dos cabeamentos e remoção dos cabos obsoletos pode contribuir para a modernização e aprimoramento da infraestrutura urbana, além de promover a preservação ambiental e o bem-estar da população.
 
O vereador destaca ainda que a solicitação está fundamentada na necessidade de se promover melhorias significativas na infraestrutura urbana, garantindo a segurança, a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável do município.
 
Diante disso o parlamentar questiona qual a possibilidade do setor competente realizar um estudo técnico abrangente a fim de identificar no município, os pontos mais críticos e propor soluções adequadas visando uma revisão, com relação à disposição dos cabeamentos de energia elétrica, de telecomunicações e demais serviços urbanos, nos postes de energia elétrica, com a remoção dos cabos obsoletos.
 
 
 
Vereador Rogério Lima cobra fiscalização contra escorpiões
 

O requerimento de autoria do vereador Rogério Lima (Republicanos), aprovado na sessão desta terça-feira (28), destaca o aumento das denúncias de proliferação de escorpiões nas residências dos munícipes, o que representa um risco significativo à saúde pública e ao bem-estar da população.
 
Para o vereador, há necessidade de uma fiscalização contínua e eficaz sobre terrenos com mato alto e acúmulo de entulhos, o que pode servir de habitat para escorpiões e outros vetores de doenças.
 
Conforme o parlamentar, é de suma importância que o Poder Executivo priorize a saúde e segurança dos munícipes, bem como a manutenção da limpeza e ordenamento urbano. Onde a proliferação de escorpiões é agravada pela presença de terrenos sujos, o que representa uma ameaça à comunidade, especialmente às crianças e idosos. Ressaltando que, a transparência nas ações do poder público é fundamental para a construção de um município mais seguro e saudável.
 
O vereador também questiona qual é o procedimento adotado pelo Poder Público ao receber uma denúncia de proliferação de escorpiões nas residências.
 
 
Luciano Silva cobra revitalização do Centro Comunitário da Vila Garcia
 

Em requerimento aprovado na sessão ordinária da Câmara Municipal nesta terça-feira (28), o vereador Luciano Silva (Podemos) voltou a cobrar do poder público municipal a revitalização do Centro Comunitário da Vila Garcia.
 
Conforme o vereador, o referido espaço é de grande importância para os moradores, pois já houve diversas atividades para comunidade, inclusive, o local abrigou a sede da Associação Amigos de Bairro, promovendo muitas ações comunitárias tais como, Clube de Mães, aulas de artesanato, zumba, capoeira e outras atividades.
 
O parlamentar ressalta ainda que foi encaminhado ao Poder Executivo o Requerimento nº 296/22, lido e aprovado em Plenário, no dia 29 de novembro de 2022, por meio do qual, pedia providências para a revitalização do espaço comunitário, para que fosse integrado, trazendo um leque de atividades e projetos culturais, conforme a Lei Municipal nº 2544, de 10 de maio de 2017 (Integra Comunidade).
 
No mês de abril deste ano, o espaço foi cedido a um grupo de escoteiros que tinha seu trabalho em Sorocaba, e hoje está à frente do espaço, sem comunicar aos moradores que já utilizavam o espaço junto com o líder comunitário, onde realizavam eventos do bairro.
 
 
 
Vereador Cirineu Barbosa cobra implantação de Residência Inclusiva na cidade
 

Por meio de requerimento aprovado na sessão ordinária desta terça-feira (28), o vereador Cirineu Barbosa (PL) está questionando a Prefeitura para saber quais estudos foram realizadospara a criação de uma unidade (Residência Inclusiva), para ofertar o Serviço de Acolhimento Institucional para jovens e adultos com algum tipo de deficiência, em Votorantim.
 
Conforme o requerimento, preocupado com políticas públicas que possam proporcionar mais dignidade e cidadania às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, a atual Administração já foi questionadaa respeito do programa Censo – Inclusão, por meio de requerimento em 2021. “Na época fomos informados pela Administração de que estava sendo realizado estudos, visando melhorar a acessibilidade e a mobilidade das pessoas com deficiência, e que, a nossa sugestão poderia ser objeto de análise, e que, todas as ações da atual administração contemplariam as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida”, ressalta o vereador.
 
Já no ano passado, também por meio de requerimento o vereador destaca que questionou a administração sobre a possibilidade de criar na cidade, uma unidade (Residência Inclusiva), para ofertar o Serviço de Acolhimento Institucional para jovens e adultos com algum tipo de deficiência (Pessoas com deficiência): intelectual, física, auditiva, visual, múltipla e TEA – Transtorno do Espectro Autista, entre outras, em situação de dependência que não disponham de autossustentabilidade ou retaguarda familiar.
 
Por fim o vereador pontua que atualmente, o município conta com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que além de atender 130 pessoas, entre crianças, jovens e adultos (dos 7 aos 29 anos e 11 meses de idade) em período escolar (de forma 100% gratuita), conta com o setor de assistência, que atende adultos a partir de 30 anos, assistindo atualmente, 40 adultos, com uma fila de espera de 45 pessoas, para fazer parte da instituição; e que, a instalação de uma Residência inclusiva, em nosso município estaria auxiliando e ajudando de forma direta, tanto as instituições que auxiliam pessoas nessa situação, como as famílias que tanto necessitam desse apoio.
 
Cirineu Barbosa também questiona se o setor responsável da Prefeitura buscou recursos visando à criação de uma unidade (Residência Inclusiva), na cidade.
 
 
 
Fonte:


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário