quarta-feira, 8 de maio de 2024

Câmara de Votorantim realiza a 14ª Sessão de 2024

A Câmara Municipal de Votorantim realizou, na terça-feira, 07 de maio de 2024, a 13ª Sessão Legislativa de 2024. Na ocasião foram votados e aprovados sete requerimentos de autoria dos parlamentares, sendo um deles requerimento especial, quatro Projetos de Decretos Legislativos e um Projeto de Lei.
 
Projetos
 
Durante a sessão, foram aprovados quatro Projetos de Decreto Legislativo concedendo títulos honoríficos a munícipes escolhidos pelos parlamentares durante sessão solene a ser realizada ao final de maio no Teatro Municipal.
 
São eles: Projetos de Decreto Legislativo nº1/24, de autoria do vereador Pastor Lilo (DEM), que concede Título de “Cidadão Votorantinense” ao Pastor Daniel Alexandre da Silva; Projeto de Decreto Legislativo nº2/2024, de autoria do vereador Cesar Silva (PSDB), concedendo do Título de "Cidadã Votorantinense” à Rozana Suane Abreu Nunes; Projeto de Decreto Legislativo nº3/24, de autoria do vereador Ita (PRD), que concede o Título de "Honra ao Mérito" à Maria Claudia de Sales Rodrigues e Projeto de Decreto Legislativo nº4/24, de autoria do vereador Cirineu Barbosa (PL), concedendo o Título de "Cidadã Votorantinense" à Ana Laura Landulpho de Amorim.
 
Foi aprovado também nesta sessão, Projeto de Lei Ordinária nº 16/24, de autoria do vereador Gaguinho (PMB) que obriga a emissão de documentos legíveis por profissionais da saúde no município de Votorantim.
 
Homenagem


O vereador Zelão (PT) ofereceu votos de congratulações ao Smetal - Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, pelos 70 anos de fundação, celebrados em 12 de abril de 2024.
 
Requerimentos
 
Foram discutidos e aprovados 6 requerimentos com os seguintes temas: uso do espaço público com infraestrutura para ônibus oftalmológico do BOS; atraso para a recarga dos cartões dos estudantes; gestão e a revitalização dos miniterminais de ônibus existentes nos bairros: Jardim Clarice, Vila Garcia, Jardim Serrano e na região central da cidade; falta de segurança pública, no Terminal Rodoviário Urbano “João Souto”; questionamento sobre banheiro químico adquirido pela Prefeitura; relatório do consumo de água e dos valores pagos no primeiro quadrimestre de 2024 pelo consumo de água nos prédios públicos municipais.
 
Os requerimentos aprovados seguem para o Executivo, com prazo regimental para serem respondidos.
 
 
Próxima Sessão
 
A próxima Sessão da Câmara Municipal de Votorantim acontece no dia 14 de maio, a partir das 9h e poderá ser acompanhada por meio dos canais oficiais do Legislativo.
 
 
 
Aprovada lei que obriga a emissão de documentos legíveis por profissionais da saúde
 
Foi aprovado durante a 14ª Sessão Legislativa, realizada na terça-feira (07) o Projeto de Lei Ordinária nº 16/ 2024, de autoria do vereador Gaguinho (PMB) que obriga os profissionais de saúde, que atuam em estabelecimentos públicos e privados em Votorantim, independentemente da função ou cargo que ocupam, preencham de forma legível prontuários, pedidos de exames, atestados, declarações, laudos e, em especial, prescrições de medicamentos. 
 
De acordo com a redação do projeto, todos os estabelecimentos de saúde, bem como os profissionais liberais que fazem prescrições de medicamentos, ficam obrigados a afixar placas informativas a respeito dessa obrigatoriedade prevista em lei.
 
Estabelecimentos públicos devem afixar placas com especificações técnicas e com as seguintes informações: “Paciente, fique atento! A prescrição de medicamentos deve ser clara, legível e conter o nome genérico. Em caso descumprimento, denuncie à Vigilância Sanitária. Lei Municipal nº”.
 
Já nos estabelecimentos privados, a placa deverá conter o seguinte texto: “Paciente, fique atento! A prescrição de medicamentos deve ser clara, legível e conter o nome genérico, sempre que aplicável. Em caso de descumprimento, denuncie à Vigilância Sanitária. Lei Municipal nº”.
 
        Punição
 
Os estabelecimentos privados e os profissionais liberais que descumprirem os termos desta Lei serão advertidos por escrito em seu primeiro descumprimento; o Poder Executivo, num segundo momento, aplicará multa de 300 UFM (Unidade Fiscal do Município, dobrando-a a cada reincidência.
 
Os valores arrecadados com as multas deverão ser destinados à Secretaria da Saúde Municipal para ações da Atenção Primária e os estabelecimentos públicos que descumprirem os termos desta Lei serão notificados para sanar as irregularidades e aplicar as medidas administrativas cabíveis ao servidor infrator.
Se comprovado que o estabelecimento, devidamente notificado, não sanou as irregularidades, qualquer pessoa ou órgão poderá provocar
 o Ministério Público para que tome as medidas cabíveis.
 

 Mauro dos Materiais solicita auxílio da prefeitura ao ônibus oftalmológico do BOS
 

O vereador Mauro Paulino Mendes (PL) questionou, durante a 14ª Sessão realizada na terça-feira (07), se a Prefeitura autorizará o uso do espaço público, na Praça de Eventos ou qualquer outro local com a infraestrutura necessária (tenda, cadeiras, água potável e banheiro público nas proximidades de onde ficará instalado o ônibus oftalmológico), com a disponibilização do ônibus oftalmológico do BOS (Banco de Olhos de Sorocaba), para atendimento de munícipes que estão cadastrados no sistema de vaga CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde).
 
De acordo com o requerimento, o ônibus oftalmológico do BOS estará disponível   para atendimento em Votorantim, nos dias 23 e 24 de maio, e 13 e 14 de junho deste ano, porém, ainda não tem um local definido pela Prefeitura Municipal.
 
Em discussão adiada da 12ª Sessão Ordinária, Mauro solicita que a Prefeitura disponibilize a lista dos pacientes que estão cadastrados na vaga CROSS, para que os representantes do BOS possam preparar os atendimentos oftalmológicos que serão prestados em Votorantim e questiona se a Secretaria de Saúde está preparada para colaborar com esse tipo de serviço.
 
Mauro afirma em seu requerimento que, após conseguir junto ao Deputado Federal Adilson Barroso Oliveira, em parceria com o Deputado Federal licenciado, Guilherme Derrite, atual secretário estadual de Segurança Pública de São Paulo, a disponibilidade do ônibus oftalmológico do BOS, para atendimento de munícipes que estão cadastrados no sistema de vagas CROSS, mas que ainda não foram atendidos pela saúde pública entre outros que necessitam de tal atendimento.
 
Sendo assim, se a Prefeitura não puder oferecer a estrutura necessária para estes atendimentos, Mauro questiona qual seria a justificativa da atual gestão municipal para não promover esse importante serviço de Atendimento Oftalmológico em Votorantim.
 
 
Rogério Lima quer saber por que banheiro químico de feirantes está “parado” no pátio da SESP
 

Durante a 14ª Sessão Ordinária, realizada na terça-feira (07), o vereador Rogério de Lima (Republicanos) solicita que a Prefeitura informe, por qual motivo o banheiro químico adquirido pela Prefeitura ainda não está disponível para uso dos feirantes de Votorantim.
 
Segundo Rogério, ele foi procurado por feirantes de Votorantim questionando a disponibilização do banheiro químico que foi prometido pelo Poder Executivo, porém, segundo informações, o banheiro que seria disponibilizado para uso dos feirantes encontra-se “parado”, no pátio da SESP (Secretaria de Serviços Públicos) devido à falta de transporte adequado para transportá-lo até os locais das feiras livres.
 
Para ele, o Poder Executivo está sendo negligente para com os feirantes, tendo em vista que o banheiro químico foi adquirido pelo Poder Público e pode estar sujeito a danos devido à exposição ao tempo, sem a devida utilização e por isso, questiona quais providências estão sendo tomadas pelo Poder Público para viabilizar o funcionamento do referido banheiro químico nas feiras livres realizadas no município.
 
O vereador questiona também, por qual motivo, o banheiro químico adquirido pela Prefeitura ainda não está disponível para uso dos feirantes de Votorantim e se o este banheiro químico será disponibilizado exclusivamente para os feirantes ou também será utilizado para uso em outros eventos públicos do município.
 
 
Vereador Cirineu Barbosa pede providências imediatas para o terminal de Votorantim
 

Por meio do requerimento (nº096/24), o Presidente da Câmara Municipal de Votorantim, vereador Cirineu Barbosa (PL), solicitou que agora com a licitação finalizada, o Poder Executivo cobre a empresa ganhadora para que a mesma possa realizar uma segurança no Terminal Rodoviário Urbano João Souto.
 
Cirineu ressaltou que o terminal de Votorantim, já foi motivo de sua preocupação pela iluminação precária e falta de manutenção, além da segurança, mas que agora isso se agravou depois do relato de uma munícipe que registrou um boletim de ocorrência por assédio no local.
 
Ele ainda informou que foi procurado pela família da vítima, um adolescente que voltava da escola e que sofreu a tentativa de assédio no banheiro do terminal, e que foram informados que não é a primeira vez que isso acontece. Dessa forma o parlamentar solicita que haja seguranças por tempo integral e sugeriu que terminal tenha o acesso restrito a seus usuários como ocorre em cidades vizinhas, inibindo a permanecia de pessoas mal-intencionadas.
 
 
Gaguinho solicita escoamento de águas pluviais no bairro Barra Funda
 

O vereador Gaguinho (PMB) questionou a possibilidade da construção de um “canaletão” para escoamento de águas pluviais, na esquina da Rua Masiro de Campos com a Rua Francisco Ceretta, no bairro Barra Funda.
 
Segundo o vereador, moradores do bairro Barra Funda reivindicam a construção desse canaletão de concreto pois com as chuvas, o excesso de água tem causado transtornos aos moradores e danos à pavimentação asfáltica, uma vez que as bocas de lobo existentes no local não suportam o volume de água das enxurradas, causando assim os alagamentos e, consequentemente, prejuízos aos moradores.
 
 
Luciano cobra relatório de consumo de água pago em prédios públicos
 

Luciano Silva (Podemos) solicita, em requerimento apresentado durante a 14ª Sessão, realizada na terça-feira (07), para que por meio do setor competente, envie o relatório do consumo de água e dos valores pagos no primeiro quadrimestre de 2024 à Empresa Concessionária Águas de Votorantim, pelo consumo de água nos prédios públicos municipais, salientando que no Portal da Transparência não estão evidenciados tais relatórios.
 
De acordo com o parlamentar, ele foi questionado por munícipes a respeito das despesas e do consumo de água nos prédios públicos onde funcionam os diversos órgãos municipais, e que, na condição de vereador, é sua responsabilidade fiscalizar os contratos da Prefeitura com empresas terceirizadas para a prestação de serviços essenciais para a população de Votorantim.
 
 
Fonte:


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário