quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Setembro Verde: APAE de Votorantim celebra Dia Nacional da Pessoa com Deficiência

Criada em 2018 pelo vereador Luciano Silva, a campanha tem como propósito a inclusão das pessoas com deficiência no município

É comemorado nacionalmente nesta quarta-feira, 21 de setembro de 2022, o Dia da Luta da Pessoa com Deficiência. Em Votorantim, essa data ganhou notoriedade com a criação da Lei nº 2648 de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que instituiu a campanha “Setembro Verde”, com o propósito promover ações de inclusão às pessoas com deficiência no município.
 
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Votorantim preparou atividades para celebrar a campanha. Segundo Rogério Soares da Silva, Diretor Pedagógico da entidade, a programação conta com a visita e roda de conversa com policiais militares e bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, axé e ginástica com voluntários, oficinas de circo, judô e uma alimentação caprichada, com direito a lanches, piquenique e bolo para aniversariantes do mês.

A APAE votorantinense tem cerca de 130 assistidos, oferecendo um trabalho com pedagogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos e professores de artes e educação física, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento de pessoas com deficiência.
 
“É um mês muito importante para nós. A gente comemora, programa ações em lugares diferentes e nossos usuários ficam muito felizes. Mas, mais do que isso, o Setembro Verde é um momento de conscientização da população sobre a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. É uma luta diária para que nossos alunos tenham acesso às mais diferentes atividades”, considerou Silmara Fernandes, Gestora Administrativa da APAE.

Autor da Lei
 
Luciano Silva (PODE), vereador de Votorantim, é o autor da lei que deu origem ao “Setembro Verde”. Ela entrou em vigor no dia 30 de agosto de 2018, com o propósito de promover mais acessibilidade às pessoas com deficiência, por meio de ações culturais e educacionais.
 
“Eu fico muito feliz em ver um projeto que deu certo. O “Setembro Verde” é motivo de orgulho para aqueles que, assim como eu, lutam pela inclusão das pessoas com deficiência, seja na Educação, Saúde, Cultura e nos mais plurais espaços públicos e privados”, comemorou Luciano.
 
O vereador é autor de mais de 50 leis em Votorantim, com destaque para defesa da inclusão, como as leis de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista, Dia Municipal da Esquizofrenia, Inclusão do Símbolo Mundial do Autismo nas Placas de Atendimento Prioritário, Semana de Prevenção e Combate a Depressão, entre outras.
 
 
Fonte: Assessoria Gabinete Luciano Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário