sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Aprovado Projeto de Lei que torna obrigatório dispositivo para combater à violência contra as mulheres dentro dos ônibus municipais

Vereador Luciano Silva é autor do Projeto de Lei de combate à violência contra as mulheres. Crédito: Assessoria Câmara Municipal de Votorantim

Lei de autoria do vereador Luciano Silva, foi aprovada de forma unânime no legislativo votorantinense. Para entrar em vigor, a nova lei precisa ser assinada pelo Poder Executivo em até 180 dias.

De autoria do vereador Luciano Silva (Podemos), foi aprovado na terça-feira, 27 de setembro de 2022, o Projeto de Lei que obriga a instalação de um dispositivo – chamado de “botão do pânico” – nas linhas municipais de ônibus de Votorantim, para combater o assédio às mulheres dentro dos transportes públicos.
 
Luciano considerou que as mulheres sofrem diariamente em diversas cidades, sendo vítimas de assédio. “São noticiados fatos de assédio a mulheres nos transportes públicos em todo o país, portanto peço a aprovação do presente Projeto de Lei que visa conter a violência moral e sexual”, disse o vereador sobre o projeto que foi aprovado de forma unânime.
 
 
Como a ferramenta deve funcionar
 
De acordo com a Emenda Supressiva nº 01 ao Projeto de Lei Ordinária nº 053/2022, torna-se obrigatória a instalação de pelo menos um botão de emergência em todas as linhas municipais de ônibus de transporte público para combater o assédio às mulheres dentro dos ônibus. O “botão do pânico” registrará chamado junto à Guarda Municipal do Município, a qual receberá a informação do veículo exato e itinerário para que seja feita a intervenção necessária.
 
O projeto segue agora para a assinatura do Poder Executivo, que, segundo apresentado pela Comissão de Justiça, por meio da Emenda Substitutiva nº 01 ao Projeto de Lei Ordinária nº 053/2022, terá prazo de até 180 dias para entrar em vigor.
 
 
Fonte: Marcus Sequeira - Assessor

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário