terça-feira, 13 de setembro de 2022

Agita RAÇÃO - Evento atende mais de 100 cães e gatos no assentamento da Capoavinha

A manhã de domingo, 11 de setembro de 2022, foi bastante movimentada na comunidade do assentamento da Capoavinha com a realização da primeira edição do projeto Agita Ração. Mais de 100 animais, entre cães e gatos, passaram por avaliação clínica, os tutores receberam informações sobre posse responsável e ração.
 
O Agita Ração é um projeto criado pelo mandado do vereador Cesar Silva (CIDADANIA) em parceria com o Instituto Eu Sou o Bicho, que tem por finalidade percorrer os locais com maior vulnerabilidade social do município, onde na maioria das vezes as pessoas não conseguem os cuidados veterinários e alimentícios para seu cão ou gato de estimação. “A ação atingiu as nossas expectativas e conseguimos atender a todos os animais e o melhor, fomos muito bem acolhidos pela comunidade e isso mostra que estamos no caminho certo”, ressalta.
 
Participaram cerca de 20 voluntários, entre eles a médica veterinária Taís Silva Costa que destacou que foram passadas orientações aos tutores, bem como esclarecer algumas dúvidas sobre a importância da vacinação, da castração, sobre a utilização de antiparasitários e bem-estar animal.

Os animais foram avaliados através de uma anamnese detalhada e exame físico, alguns houve a necessidade da vermifugação outros não, houve também a "retirada de pontos" da castração de alguns animais entre cães e gatos. “Acredito que o protejo tenha muito a crescer e oferecer ajuda a estes animais que precisam”, ressalta a médica veterinária. Ela também destaca a participação e o apoio da estagiária do 4° ano de Medicina Veterinária, Elisandra Maria, por todo auxílio com a causa animal.
 
A diretora regional do Instituto Eu Sou o Bicho, Mari Gimenez, ressalta a participação das famílias no evento. “Isso é muito importante para nós, pois mostra que as pessoas estão preocupadas com seus animais de estimação”, disse.
 
O casal Lucas Felipe de Souza, 28 anos e Tatiane Santos Freitas, 35, compareceram ao local logo que as estruturas foram montadas. Acompanhados dos filhos, eles levaram os dois cães e dois gatos para serem avaliados e aproveitaram para tirar os pontos, já que haviam sido castrados recentemente. “Que bom que estão fazendo essa ação aqui perto da gente, isso nos ajuda muito e nossa intenção é sempre manter os animais com a saúde em dia”, comenta Tatiane.
 
Dona Nereide Cruz, 52 anos, também levou seus três cães. “Faço questão de saber se eles estão com a saúde em dia e isso nos ajuda muito”, conta.
 
Nessa primeira edição o evento contou com o apoio da Agro Pet D. DOG, Fórmula Natural e do Centro Universitário Uningá. A proposta será percorrer toda a cidade levando a mesma ação de cuidado aos animais de estimação.
 
 
 
Fonte: André Reis – Assessor

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário