sábado, 13 de agosto de 2022

Transporte público gratuito

Em respeito ao estatuto do idoso e afim garantir o transporte público gratuito a esse público, o vereador Cirineu Barbosa (PMN), questionou em seu requerimento (n°190/22), na 26ª sessão (09/08/22), se o Poder Executivo tem ciência dos tramites da PEC 01/2022 que dispõe sobre repasse a Estados, Distritos Federal e Municípios, com o objetivo de garantir repasse para a mobilidade urbana de idoso, mediante a utilização dos serviços de transporte público coletivo municipal.
 
O parlamentar aproveitou e reforçou que com a alta dos preços no alimento, em medicamentos, muitos idosos aproveitam dessa gratuidade para se locomoverem e assim economizarem pelo menos com o transporte, por isso é de extrema necessidade que essa verba venha para a cidade e assim continuar com a gratuidade nesse serviço.
 
“Sabemos que hoje em dia o salário mínimo dá apenas para as necessidades básicas dessa classe, então garantir a gratuidade em sua mobilidade se faz necessário e urgente” afirmou Cirineu. Diante disso questionou que o Poder Executivo informe quantas pessoas acima dos 60 anos são atendidos por essa lei, solicitou que informem com a PEC 01/2022 aprovada, qual o impacto no subsídio do transporte público coletivo municipal à cidade, referente ao montante que a atual Administração paga hoje e qual o valor estimado de subsídio ao município de Votorantim.
 
 
Reforma da UBS do Rio Acima
 
A reforma da UBS – Unidade Básica de Saúde do Rio Acima foi motivo de mais um requerimento (195/22) do vereador Cirineu Barbosa (PMN), na última sessão que aconteceu sexta-feira (12/08/2022).
 
Em suas considerações o parlamentar ressaltou que se trata de uma solicitação quase que diária em seu gabinete, já que muitos munícipes o procuram e relatam a precariedade das paredes que estão estufadas e com umidades.
 
Em resposta ao requerimento (259/21) de setembro de 2021 o Poder Executivo informou que estava ciente da necessidade, porém que outras unidades apresentavam problemas maiores em suas estruturas, como é de conhecimento que as mesmas foram revitalizadas e foram entregues a comunidade, Cirineu questiona se existe previsão orçamentaria para atender as reivindicações da UBS do Rio Acima.
 
“Trata-se de uma solicitação antiga e de extrema importância, já que as UBS são locais que acolhem pessoas doentes, dessa forma precisam ter o mínimo de estrutura para bem acolhe-los” afirmou o parlamentar.
 
 
Fonte: Sarah Silva - Assessora

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário