quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Dia D de vacinação acontece neste sábado

O dia D da Campanha Nacional de Multivacinação e contra Poliomielite acontecerá neste sábado (dia 20 de agosto de 2022) em sete Unidades. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Vila Nova, Vila Garcia, Serrano, Barra Funda, Bela Vista e Novo Mundo e na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Tatiana, das 8h às 16h.
 
As crianças com o esquema vacinal incompleto poderão receber as vacinas Hepatite B, Pentavalente, VIP, VOP, Rotavírus, Pneumocócica 10V, Meningocócica C conjugada, Febre Amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola – SCR), Tetra viral (SCR e varicela ou tríplice viral mais varicela), Varicela, DTP, Heparite A e Covid-19.
As vacinas serão aplicadas seguindo as orientações do Documento Técnico do Governo do Estado de São Paulo, respeitando as idades necessárias para aplicação de cada tipo de imunizante necessário.
 
A Campanha contra poliomielite abrangerá crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) e a campanha multivacinação tem como alvo adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) para atualização da carteirinha de vacinação.
 
Covid-19
 
A vacina contra Covid-19 também estará disponível para crianças e adolescentes de 5 a 14 anos de idade, não é necessário intervalo entre a dose do imunizante contra Covid-19 e as demais vacinas.
 
Crianças de 3 a 4 anos de idade ainda não receberão a dose contra a Covid-19. A imunização desta faixa etária não foi iniciada devido à falta de doses repassadas pelo Ministério da Saúde para esta demanda e a falta do Documento Técnico.
 
Para levar os filhos para tomar as vacinas são necessários os documentos de identidade (RG) da criança ou dos pais, a carteirinha de vacinação e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), no caso da segunda (a partir de cinco anos) ou terceira (a partir de 12 anos) dose da vacina contra a Covid-19, é necessário também os comprovantes das doses anteriores.
 
Segundo a chefe do serviço de vigilância epidemiológica Siméia Abe Paes, de 34 anos, o dia D é uma oportunidade para os pais “o objetivo é contemplar um horário para que os pais que não conseguem levar as crianças para vacinação durante a semana, consigam neste sábado” explica.
 
 
 
Fonte: SECOM Votorantim

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário