quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Mais 264 cães e gatos são atendidos em Mutirão de Castração

Vereador Cesar Silva destaca a quantidade de animais presentes nessa etapa

Com recursos conquistados por intermédio do vereador Cesar Silva (CIDADANIA) o 2º Mutirão da Castração de Animais, realizado no último sábado (27) no Conjunto Habitacional Mário Augusto Ribeiro (Promorar) atendeu 264 animais. Na oportunidade foram castrados 44 gatas, 43 gatos, 62 cachorros e 115 cadelas.

Conforme os recursos recebidos por meio de emenda parlamentar junto ao deputado federal Arnaldo Jardim, serão 1.000 castrações até o final do ano. Além do vereador Cesar Silva, a prefeita Fabíola Alves e a secretária da Saúde, Izilda Maris Chiozzotto de Moraes também estiveram presentes no evento, que foi realizado em frente a Unidade de Estratégia da Família (ESF). “Ultrapassamos a meta de animais previstos e isso é muito positivo, pois mostra que a população entendeu a importância dessa ação para a saúde animal”, ressalta o vereador.
 
A aposentada Maria de Lourdes foi logo pela manhã levar seus gatos, e depois ficou toda apreensiva na porta do veículo onde são realizados os procedimentos. Assim que uma atendente chamou pelo número de seu animalzinho, logo correu para acolher. “Muito bom, há tempos estava esperando para castrar eles, e agora apareceu a oportunidade”, disse.

Conforme o Centro de Controle de Zoonoses desta vez o mutirão atendeu os animais dos bairros Promorar, São Mateus e Vila Nova. O intuito é diminuir os casos de Leishmaniose Viceral, abandono de PETs e controle do número de animais nos bairros onde há critérios de vulnerabilidade social. Anteriormente, numa primeira etapa haviam sido castrados 113 animais.
 
Não foram atendidos todos os animais que foram levados até o local, pois alguns não passaram pela triagem. O PET precisava estar em seis horas de jejum, não podia conter carrapatos ou pulgas ou não haviam tomado banho conforme recomendação feita de dar banho nos cachorros dois dias antes da operação.

O próximo mutirão será realizado na região do Itapeva e em breve a Zoonoses iniciará o devido cadastramentos dos cães e gatos.
 
 
 
Fonte: André Reis - Assessor

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário