sábado, 20 de agosto de 2022

Mais de 3 mil mudas de árvores doadas em menos de 2 anos


De março de 2021 até este mês de agosto, a Prefeitura de Votorantim por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) já doou 3.522 mudas e plantou 1.748 árvores nativas da região.


As ações de plantio e entrega de mudas foram realizadas em 29 ações. Entre eles, estão: Semana da Água; Dia de Proteção às Florestas; projeto Horta Comunitária; Semana de Emancipação, entre outros.

Os locais de plantios e doações foram em escolas, praças, ruas, creches, parques e avenidas da cidade de Votorantim. Ao todo, foram inseridas 5.270 árvores e mudas no município, entre elas, os mais variados tipos de árvores nativas: aroeiras, jatobás, sibipirunas, araçás, pau-formiga, ipês, cabreúvas, entre outras.
 
 
E quando devem ser retiradas?
 
A retirada de árvores deve ser feita somente em caso de riscos ou com estrutura comprometida e com autorização da Prefeitura. Qualquer situação de corte ou poda de árvores realizada pela Secretaria do Meio Ambiente é acompanhada da equipe habilitada para a segurança das pessoas e para o devido procedimento realizado.
 
Nos casos de plantas invasoras, especificamente a Leucena (Leucaena leucocefala), a Secretaria do Meio Ambiente retira e promove a sua substituição com espécies de árvores nativas. O diretor da Sema, Ricardo Naccarati, explica que as plantas invasoras são espécies exóticas e prejudiciais ao meio ambiente. “Impossibilitam a ocupação física das espécies vegetais nativas, essenciais à manutenção evolutiva da biodiversidade regional”.
 
Além disso, as Leucenas lançam enorme quantidade de matéria orgânica seca no solo, convertendo-se em combustível bastante eficiente para a propagação de queimadas, além de possuírem galhos frágeis que podem causar acidentes, prejuízos à infraestrutura urbana e também ocasionam frequentes danos à rede de energia elétrica.
 
 
Fonte: SECOM Votorantim

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário