terça-feira, 23 de agosto de 2022

Rede de Atenção Primária acompanha 650 gestantes em Votorantim

A Rede de Atenção Primária acompanha 650 gestantes, atualmente, em Votorantim. O atendimento faz parte do programa de Redução da Mortalidade Materna, que envolve desde a descoberta da gravidez até o acompanhamento especializado se necessário.
 
O programa realiza no ato do diagnóstico da gravidez os testes rápidos para sífilis, hepatite e vírus da imunodeficiência Humana (HIV). Se positivar, a gestante já é encaminhada para o tratamento imediato. Além dos testes, também é realizada a coleta de citologia Oncótica (Papanicolau), exame preventivo para detecção de câncer no colo do útero.
 
A Rede de Atenção Primária faz a classificação das gestantes. 7% são atendidas pela equipe especializada, para um pré-natal de risco na Policlínica Municipal de Votorantim.
 
Além de todo o amparo no momento da gravidez, é feito um incentivo das mulheres em idade fértil para o planejamento familiar. O município oferece métodos anticoncepcionais de longa duração, DIU de cobre e implante subdérmico Implanom (para mulheres em situação de vulnerabilidade), para que as mulheres possam programar a sua gestação.
 
 
Faltosas
 
Em Votorantim, o número de faltosas da Rede de Atenção Primária está em 25%. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs) entram em contato por meio de ligações, mensagens por aplicativo, comunicado de serviço social para visita domiciliar e convocação por escrito entregue por agentes de saúde das ESFs.
 
O objetivo é diminuir o número de faltosas e ofertar o atendimento preventivo, para a realização de exames, detecção de problemas, início de tratamentos e encaminhamento para o pré-natal de acordo com a necessidade de cada gestante, visando a segurança das mães e dos bebês.
 
 
Fonte: SECOM Votorantim

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário