terça-feira, 12 de março de 2024

Cerca de mil imóveis são alvos de ‘fumacê’ no combate à dengue em Votorantim

Aproximadamente 1 mil imóveis foram alvos de uma nebulização espacial, popularmente conhecida como fumacê, realizada no Jardim Novo Mundo e Jardim Primavera. O veículo com o equipamento usado para espalhar o inseticida do ambiente circulou pelos dois bairros entre os dias 5 e 7 de março de 2024 com o objetivo de combater o mosquito transmissor da dengue.
 
A ação foi realizada pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa). O planejamento foi desenvolvido pelos agentes de zoonoses nos dois bairros devido aos registros de casos da doença na região. 
 
O fumacê é uma forma emergencial e complementar às demais técnicas utilizadas de enfrentamento ao mosquito. O equipamento presente na carroceria de uma camionete emite uma “nuvem” de fumaça com baixas doses de agrotóxico em direção às residências. O inseticida elimina boa parte dos mosquitos e diminui possíveis infestações.
 
O combate ao Aedes aegypti é feito diariamente pelos agentes da zoonoses. O trabalho inclui bloqueio, nebulização, vistorias em pontos de reciclagem, distribuição de panfletos e palestras educativas.
 
 
Prevenção
 
Os meses de maior probabilidade de aumento dos casos de dengue são março e abril. Para evitar a elevação de registros da doença, o morador de Votorantim deve manter o seu imóvel sempre limpo.
 
A Sesa enfatiza que a população pode contribuir de forma decisiva para o combate ao Aedes aegypti, pois a maior parte dos criadouros está dentro das casas. A prevenção da dengue começa com ações simples que devem se tornar hábitos, como evitar acumular água em pratos de vasos, garrafas e recipientes.
 
Os contentores de resíduos sólidos devem permanecer sempre tampados e os sacos plásticos bem fechados. As garrafas, baldes e latas devem ser colocados no lixo ou virados de boca para baixo, em local coberto.
 
As caixas d'água devem ficar bem fechadas e vedadas. É preciso evitar frestas para a entrada do mosquito.
 
 
Fonte:


 
 
 
 
Publicidade:
VIAJE  COM  A  APEVO

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário