terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Corrida e Caminhada da Emancipação promove inclusão social

A inclusão social de pessoas com deficiência (PcDs) motora ou cognitiva por meio do esporte foi um dos pontos altos da 3ª edição da Corrida e Caminhada da Emancipação de Votorantim. O evento reuniu mais de 400 atletas nas ruas da cidade, durante a manhã de domingo, 03 de dezembro de 2023, em busca de qualidade de vida e superação de desafios.
 
Neste ano, a Corrida e Caminhada da Emancipação de Votorantim, promovida pela Secretaria de Esportes, teve uma prova exclusiva para pessoas com deficiência. O vencedor foi o pequeno Kalleb, 6 anos, conduzido em um triciclo adaptado.
 
O veículo usado por Kalleb foi empurrado pelo seu pai, Ezequiel Pereira de Carvalho, 38 anos, e pela orientadora pedagógica Adriana Chen Antunes Camargo, 43 anos, integrante do projeto Galera Empresto. Essa associação sem fins lucrativos reúne atletas amadores voluntários para a inclusão de PcDs por meio de atividades esportivas.
 
A prefeita Fabíola Alves acompanhou a largada e a chegada da prova, disputada no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (PcDs). “O esporte precisa ser inclusivo e é nosso dever proporcionar atividades para toda a população”, comenta Fabíola. 
 
Durante o evento, a Secretaria de Cidadania e Geração de Renda, em parceria com o Conselho Municipal do Direito da Pessoa com Deficiência, também realizou uma ação de conscientização relacionada ao tema. Panfletos foram distribuídos ao público e aos corredores abordando a inclusão.
 
Na sequência, a largada foi dada para as corridas de 5 e 10 quilômetros, e para a caminhada de 3 quilômetros. O trajeto foi iniciado e encerrado na avenida 31 de Março, ao lado da praça Lecy de Campos.
 
Na corrida de 10 quilômetros, o atleta Claudio Pedro Damares Junior cruzou a linha de chegada em primeiro lugar. Foi a primeira vez que o corredor disputou uma prova em Votorantim. Entre as mulheres, a vencedora foi Laura Veiga São Leandro.
 
Nos 5km, Raquel Barreto de Oliveira subiu no ponto mais alto do pódio. Entre os homens, o vencedor foi Wellington Fernando Pinto.
 
A corrida ainda teve a presença do Homem-Aranha. Coube ao professor de Educação Física Douglas Antunes Duarte, 44 anos, se vestir com a fantasia do super-herói dos quadrinhos pelas ruas de Votorantim. “O objetivo é levar alegria e incentivo aos atletas”, conta.
 
 
 
 
Fonte:


 
 
 
 
Publicidade:
VIAJE  COM  A  APEVO


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário