quinta-feira, 11 de maio de 2023

Ministério Público acata denúncia de Luciano Silva e vai apurar abandono do Ecoponto

O MPSP (Ministério Público do Estado de São Paulo), por meio da Promotoria de Justiça de Votorantim, acatou a denúncia feita pelo vereador Luciano Silva (Podemos) e vai apurar a responsabilidade da prefeitura no suposto abandono do Ecoponto.
 
Foi em abril que Luciano encaminhou ao órgão provas demonstrando que o local está com acúmulo de lixo, falta de baias para o acondicionamento e separação dos inservíveis e que, além disso, sofre com as queimadas constantes e irregulares.
 
O vereador entende que a Prefeitura de Votorantim pratica crime ambiental quando não toma as ações necessárias para melhor administração do espaço localizado em plena região central da cidade, afrontando a lei 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, que trata de crimes contra a fauna, flora, meio ambiente, ordenamento urbano e administração ambiental, por exemplo.
 
Por meio de documento assinado pela promotora de Justiça Suzana Peyrer Laino Ficker, Luciano foi informado, nesta semana, que a ação foi acatada e que o órgão instaurou inquérito civil para apurar as responsabilidades do Executivo.
 
A promotora prega a necessidade de “verificar se o local não está se transformando em aterro sanitário e causando danos ambientais e à saúde pública”. Acrescenta que, “visando melhor apuração dos fatos”, determinou uma série de diligências para apurar o possível abandono do Ecoponto e o descarte irregular de resíduos.
 
Suzana Peyrer Laino Ficker dará prazo de 30 dias à prefeitura para que, entre outras informações, explique como houve a expedição de licenças ambientais para a instalação, com fornecimento de cópias em caso positivo, do Ecoponto; tome as providências cabíveis para a limpeza do local e seu correto funcionamento e que, no mesmo prazo de 30 dias, apure se houve danos ambientais no local.
 
 
Luciano comemora
 
O vereador Luciano Silva comemorou e ressaltou que o fato de o MP ter acatado a denúncia é uma vitória da comunidade. “São inúmeras as reclamações que eu recebo, quase que diariamente, sobre este fato”, afirma. “Inclusive já apresentei requerimento, que foi aprovado por unanimidade, na sessão legislativa, mas até agora nada foi feito. Tenho denunciado este descaso do Poder Público desde 2021.”
 
O parlamentar lembra que denunciou ainda ao Ministério Público a falta de transparência da prefeitura com relação às obras de reforma do telhado, sanitários e outras áreas do Paço. Assim, espera que o órgão também apure esses apontamentos.
 
 
Fonte: Assessoria Parlamentar
           Informações (15) 99799-7316

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário