terça-feira, 2 de maio de 2023

Mais de 18 mil pessoas estão empregadas no comércio, indústria e serviços

O comércio, a indústria e a prestação de serviços empregam mais de 18 mil pessoas com carteira assinada em Votorantim. Os três setores juntos também representam mais de 11 mil empresas abertas na cidade.
 
Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Previdência correspondem a 6.718 pessoas empregadas no setor de prestação de serviços, 6.036 no comércio e 5.503 na indústria. O mais recente levantamento, referente ao mês de fevereiro de 2023, também mostra 1.161 carteiras assinadas na construção civil e 31 na agropecuária.
 
A prestação de serviço também lidera em relação ao total de estabelecimentos abertos por setor em Votorantim. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o número atual é de 7.370. Na sequência aparece o comércio com 4.299.
 
Dados da Secretaria de Finanças da Prefeitura de Votorantim mostram também a existência de 248 indústrias da cidade. Desse montante, 116 são microempreendedores individuais (MEI), 65 são microempreendedores (ME) e 35 são empresas de pequeno porte (EPP).
 
De acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), Votorantim tem 816 comércios varejistas de artigos do vestuário e acessórios. Já a quantidade de cabeleireiros, manicures e pedicures é de 732.
 
Entre esses três principais setores, a indústria tem um destaque especial na história de Votorantim. Na década de 1940, a oferta de empregos na tecelagem da Fábrica de Chitas e na Fábrica de Cimento Votoran atraiu mão-de-obra para a região.
 
A imigração de trabalhadores ajudou a povoar as áreas próximas às fábricas, como Barra Funda, Chave, Santa Helena e Votocel. A força de trabalho também auxiliou no desenvolvimento da cidade.
 
 
Fonte SECOM Votorantim

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário