quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Prefeitura de Votorantim produz mais de 50 mil merendas por dia

O cardápio saudável tem o objetivo de suprir as necessidades nutricionais dos alunos das escolas de ensino municipal e estadual
 
Mais de 50 mil merendas são produzidas por dia aos alunos das escolas municipais e estaduais de Votorantim. O trabalho é conduzido pela equipe da Secretaria de Educação, responsável por elaborar um cardápio saudável capaz de suprir as necessidades nutricionais das crianças e jovens durante os estudos.
 
Em Votorantim, a comida colocada no prato de cada aluno é produzida na própria escola momentos antes de ser servida. Frituras, alimentos ultraprocessados e adoçados não fazem parte do cardápio.
 
Somente no sistema municipal de ensino, aproximadamente 11 mil alunos consomem mais de 26 mil refeições por dia. A quantidade varia de acordo com as idades e o tempo de permanência na instituição de ensino.
 
Todo o processo, desde a elaboração do cardápio até o prato feito, segue as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). “Em Votorantim, a comida oferecida às nossas crianças é referência regional em qualidade, auxilia no desenvolvimento dos alunos e no rendimento escolar, constrói hábitos saudáveis e é uma medida muito importante de combate à insegurança alimentar”, diz a prefeita Fabíola Alves.
 
Os cuidados das nutricionistas Cláudia Ventrella Camargo e Katleen Maniezo Silva em elaborar um cardápio para todas as etapas de ensino, destinados a alunos de 4 meses até os 11 anos de idade, também são ressaltados pela secretária de Educação de Votorantim, Suad Aparecida Ribeiro Oliveira. “As crianças recebem legumes, verduras e frutas sempre frescos, e isso reflete na concentração, na atenção e na qualidade de ensino.”
 
Neste ano, as nutricionistas da Secretaria de Educação também começaram a introduzir arroz integral e aveia na merenda escolar. O alimento contém antioxidantes, auxilia na saúde digestiva e atua na redução dos índices de colesterol ruim.
 
Atualmente, os centros municipais de ensino infantil (Cmeis) integral são voltados a crianças de 4 meses a 3 anos de idade e oferecem quatro refeições por dia. O cardápio inclui o desjejum, almoço, colação e jantar. 
 
Os alunos dos Cmeis parciais (3 a 5 anos) e das escolas municipais de ensino infantil e fundamental (4 a 10 anos) recebem até duas refeições durante o dia letivo. A lista inclui o desjejum e a merenda.
 
Já as crianças com 10 anos de idade que estudam em período integral ganham até quatro refeições. Nesta quarta-feira, 31 de agosto de 2023, em que é comemorado o Dia do Nutricionista, o cardápio no lanche será vitamina de banana (leite integral, banana nanica e cacau em pó) com biscoito doce. No almoço, os alunos serão servidos com arroz, strogonoff de sassami de carne bovina em cubos, batata sautê e salada de pepino.
 
 
 
Fonte:


 
 
Publicidade

Baterias para Aparelho Auditivo
Compre na APEVO Saúde
Rua Sebastião Lopes, 97 – Centro
Votorantim /SP – Tel 15 3353-9822
 
 
Só para Associados da APEVO
Economia real nos preços


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário