quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Câmara de Votorantim realiza a 27ª Sessão Ordinária de 2023

 

A Câmara Municipal de Votorantim realizou, na terça-feira, 15 de agosto de 2023, a 27ª Sessão Ordinária, da 3ª sessão legislativa, da 14ª Legislatura.
 
Foram discutidos oito requerimentos com demandas direcionadas à Prefeitura Municipal. São elas: pedido de informações sobre procedimentos relacionados às MEIs inativas; necessidade de reparos no alambrado e do muro do CMEI "Carmela Guariglia Ramos”; informações sobre os profissionais que atuam como coveiros e coletores de lixo; restauração de prédios históricos da Barra Funda; implantação de ciclovia e uma pista de caminhada no Jardim Tatiana; pedido de informações sobre intervenções em área da rua João Xavier de Pontes, no bairro Protestantes; apontamentos do Tribunal de Contas Estado de São Paulo feitos à Prefeitura e adesão ao Programa Mais Médicos do Governo Federal.


Por iniciativa do vereador Cirineu Barbosa (PMN) também foi aprovado a concessão de votos de congratulações a Marcos Vanderlei Amorim, Consultor de Relacionamento Especialista, que, nos últimos três anos, em projetos da CPFL, trouxe investimentos para Votorantim, melhorias na rede de distribuição pública, além de programas que trazem mais cultura para o nosso município.
 
Ainda na sessão, foi apresentado em plenário o Projeto de Lei Ordinária nº 058/23, de autoria do vereador Ita (Cidadania), que institui, no Calendário Oficial do Município de Votorantim, o Dia do Digital Influencer, a ser comemorado no dia 30 de novembro. O projeto segue para apreciação da Comissões Permanentes da Casa de Leis e pelo jurídico e deve entrar para votação nas próximas sessões.
 
 
Mauro dos Materiais cobra mais informações para microempreendedores


Por meio do requerimento aprovado na 27ª Sessão da Câmara Municipal, o vereador Mauro dos Materiais (PTB) está cobrando a Prefeitura sobre a falta de transparência em relação à falta de informações sobre a possibilidade de fechamento de empresa, em tempo hábil.
 
O vereador Mauro dos Materiais ressalta que tem sido procurado procurados em seu gabinete, por muitos Microempreendedores Individuais (MEIs).
 
Muitas empresas, embora trabalhando com suporte técnico de escritório de contabilidade, o qual em tese se responsabiliza pela abertura e fechamento das (MEIs), por vezes, acabam ficando meses ou até anos, sem proceder ao fechamento das empresas quando ficam sem atuar, por inúmeros motivos.
 
De acordo com o vereador, o mais prudente, seria que a Prefeitura Municipal de Votorantim, por meio de seu departamento responsável, pudesse informar os Microempreendedores Individuais (MEIs), após, ao menos o terceiro mês de inatividade ou falta de pagamento dos tributos, entrasse em contato com responsáveis, evitando de certa forma que a empresa fique com enormes débitos junto ao Poder Público, tornando quase que impossível o pagamento futuro desses débitos.
 
Diante disso o vereador questiona se a atual Administração Municipal tem conhecimento dessa problemática relacionada aos Microempreendedores Individuais, em específico nas questões de fechamento das (MEIs) em tempo hábil, para que a dívida tributária não fique fora de condições de pagamentos. Além disso, Mauro também questiona qual o planejamento do Poder Executivo para que, no prazo de 90 dias de inatividade ou falta de pagamento dos tributos, possa informar os Microempreendedores sobre a questão e se o Poder Executivo poderia dar mais transparência aos interessados no assunto, por meio do seu Setor de Comunicação.
 
 
Vereador Thiago Schiming pede revisão do Adicional de Insalubridade pago aos coveiros


Preocupado com a situação dos profissionais que trabalham como coveiro em Votorantim, o vereador Thiago Schiming (PSDB) – Presidente da Câmara Municipal – apresentou requerimento, aprovado durante a 27ª Sessão, desta terça-feira (15), cobrando soluções administrativas, por parte da Prefeitura, em benefício dos servidores dessa fundamental categoria.
 
Entre as questões levantadas, Thiago Schiming pergunta o número atual de coveiros e de coletores de lixo em atividade em Votorantim; considerado o Adicional de Insalubridade, qual é o percentual pago aos coveiros e aos coletores de lixo, para que seja feito um parâmetro; qual é o amparo legal para esse pagamento; existe a possibilidade do Executivo enviar à Câmara um Projeto de Lei que contemple a revisão do percentual pago aos profissionais coveiros; qual prazo necessário para o envio do Projeto de Lei à Câmara; há algum impeditivo para o envio do Projeto de Lei?
 
Em suas justificativas, o vereador Thiago Schiming destaca a relevante importância dos profissionais para os serviços públicos de Votorantim e o quanto eles ficam expostos a riscos ocupacionais e psicossociais, aos agentes químicos, físicos e biológicos.
 
Nas considerações, o parlamentar informa que que há servidores com dúvidas em relação ao valor do Adicional de Insalubridade pago a eles pela Prefeitura e solicitam uma revisão dos valores em razão dos riscos aos quais são expostos no desempenho de suas funções.
 
O vereador Thiago Schiming disse, ainda, que os coveiros relataram que os coletores de lixo recebem o Adicional de Insalubridade maior do que o pago a eles e que o Sindicato dos Servidores Públicos de Votorantim nunca se empenhou para ajudar os coveiros, no sentido de obter a revisão necessária junto à Prefeitura.
 
 
Vereador Cesar Silva cobra revitalização de espaços públicos na Barra Funda


Saber quais são os planos da Prefeitura de Votorantim para a preservação e restauração de dois prédios históricos situados no bairro Barra Funda, sendo o que abrigava a sede da Guarda Mirim e o Grupo de Alcoólicos Anônimos. Esse foi o tema do requerimento de autoria do vereador Cesar Silva (CIDADANIA) aprovado na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (15).
 
Para o parlamentar a relevância cultural e histórica do bairro Barra Funda, se destaca como um dos mais tradicionais e com forte identidade histórica, representando um verdadeiro tesouro de memórias e vivências que refletem a trajetória do desenvolvimento e da formação sociocultural da comunidade ao longo dos anos.
 
O bairro se destacou pela singularidade de sua arquitetura, caracterizada pelo marcante estilo inglês presente em suas casas, edificações que representam a identidade da cidade.
 
A existência de dois prédios com grande significado histórico na região, o primeiro que desempenhava um importante papel como abrigo da Guarda Mirim, e, o segundo, onde funciona atualmente a sede do Grupo de Alcoólicos Anônimos. Conforme o vereador esses locais são testemunhos vivos do passado e do presente, trazendo consigo memórias e experiências que se entrelaçam com a história do bairro e da cidade como um todo.
 
Cesar Silva também questiona se a Prefeitura tem buscado parcerias e recursos para viabilizar a preservação desses prédios históricos, bem como se possui um plano de valorização e fomento à preservação de outros patrimônios históricos presentes na cidade e de que forma o poder público pretende envolver a comunidade e a sociedade civil na preservação e valorização desses espaços históricos, visando garantir sua perpetuação e uso sustentável pela população.
 
 
Rogério de Lima pede ciclovia e pista de caminhada no Jardim Tatiana


O vereador Rogério de Lima (PP) apresentou requerimento durante a 27ª sessão da Câmara Municipal, no qual solicita a construção de uma ciclovia e pista de Caminhada na Rua Thomaz Gimenez Martins, antiga Rua 10 (Rua do CEAVO), no Jardim Tatiana.
 
Mais de uma vez, o vereador foi procurado por lideranças do Jardim Tatiana, reivindicando diversas melhorias, sendo uma delas, a construção de uma pista de caminhada na referida via. Ele destaca ainda que o local recebeu nova pavimentação asfáltica e calçamento lateral, onde seria ideal, a implantação de uma pista de caminhada, para incentivar os moradores à prática de exercícios físicos.
 
Rogério Lima destaca a importância da realização de exercícios físicos, de forma regular, sendo a caminhada, uma atividade física aeróbica, que pode ser realizada por qualquer pessoa, independentemente de sua idade e de seu condicionamento físico, trazendo diversos benefícios para a saúde.
 
Diante disso, o vereador questiona se há possibilidade de a atual Administração Pública, por meio da secretaria competente, enviar uma equipe técnica para analisar a viabilidade da implantação de uma ciclovia e de uma pista de caminhada no local e qual o prazo para esta ação.
 
 
Vereador Luciano Silva questiona ação da Prefeitura em área particular


A Câmara Municipal aprovou na 27ª Sessão, desta terça-feira (15), o requerimento de autoria do Vereador Luciano Silva (Podemos), no qual questiona ação realizada pela Prefeitura em área particular, localizada na Rua João Xavier de Pontes, no bairro Protestantes.
 
Conforme o requerimento, o vereador ressalta que chegaram ao seu conhecimento informações trazidas por moradores sobre a realização de serviços pela Prefeitura Municipal, nesta área. Segundo esses munícipes, tais serviços não poderiam estar sendo realizados ali, pois se trata de uma área particular.
 
O vereador destaca que também foi informado de que a Polícia Militar foi chamada ao local, onde estavam sendo realizados os serviços, quando então realizou a apreensão das máquinas, contudo, as ações continuam a ser realizadas com a autorização do secretário municipal competente.
 
Diante dos relatados, Luciano decidiu questionar o Poder Público Municipal se a referida área na Rua João Xavier de Pontes, no bairro Protestantes, onde segundo os moradores foram realizados serviços com máquinas da Prefeitura Municipal pertence ao Poder Público e em caso negativo, qual a justificativa e a finalidade da obra. O parlamentar questiona ainda se existe algum pedido ou licenciamento ambiental para realização do serviço e por qual motivo a Polícia Militar esteve no local onde estavam sendo realizados os serviços e fez a apreensão das máquinas.
 
 
Pastor Lilo questiona AVCB e alvará de funcionamento nas Unidades Básicas de Saúde


Saber se foram regularizadas as questões apontadas pela fiscalização do Tribunal de Contas Estado de São Paulo relacionadas à Contas da Prefeitura Municipal no exercício de 2021, no que se refere à emissão do AVCB e do alvará de funcionamento da vigilância sanitária, além da conclusão das obras e reparos pendentes em unidades de atendimentos, especialmente na Unidade Básica de Saúde do Jardim Novo Mundo. Esse foi questionamento apresentado na última sessão da Câmara Municipal de Votorantim, pelo vereador Pastor Lilo (União Brasil).
 
Em seu requerimento o vereador pontua que além de sua atribuição mais conhecida, que é a de criar e aprovar leis, os vereadores também são responsáveis por fiscalizar as atividades do Poder Executivo e cobrar melhorias para o município.
 
Pastor Lilo ressalta que houve apontamentos do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo em vários quesitos das Contas do Poder Executivo (Exercício 2021), “devendo o mesmo, regularizar a emissão do AVCB - Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros e do alvará de funcionamento da vigilância sanitária, concluir obras e reparos pendentes em unidades de atendimentos, especialmente na Unidade Básica de Saúde do Jardim Novo Mundo”.
 
O requerimento do vereador questiona ainda se todas as Unidades Básicas de Saúde do município possuem AVCB e alvará de funcionamento e se foram regularizadas as pendências em relação aos reparos e conclusão das obras apontadas na UBS do Jardim Novo Mundo. Em caso positivo, Pastor Lilo pede que sejam informados qual a empresa responsável pela obra e o valor pago pelo município.
 
 
Vereador Gaguinho quer informações sobre o Mais Médicos em Votorantim


O vereador Gaguinho apresentou na 27ª sessão da Câmara Municipal requerimento no qual questiona se a Prefeitura está ciente que o município tem direito a 10 vagas pelo Programa Mais Médicos, de acordo com edital publicado no mês de abril pelo Ministério da Saúde.
 
Conforme o requerimento, o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, publicou o Edital nº 4, de 14 de abril de 2023, para aderir e/ou renovar a participação dos municípios e territórios federais no Regime de Prestação de Serviços Médicos do Ministério da Saúde.
 
O Programa Mais Médicos, faz parte de um esforço mais amplo do governo federal, com o apoio dos estados e municípios, para melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). E, além de levar médicos para áreas carentes ou carentes desses profissionais, o programa prevê investimentos adicionais na construção, reforma e ampliação de Unidades Essenciais de Saúde e abre novas vagas de médicos graduados e residentes, para apoiar a formação e qualificar esses profissionais.
 
O Mais Médicos contempla um conjunto de ações e iniciativas governamentais para fortalecer a atenção básica no país. A atenção básica é a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), presente em todos os municípios e próxima a todas as comunidades; importante lembrar que 80% dos problemas de saúde são resolvidos nesse tipo de atendimento.
 
De acordo com o requerimento, o programa implementou e desenvolveu com sucesso seus três pilares: a estratégia de recrutamento emergencial de médicos, a ampliação do número de vagas para programas médicos e residência médica, em todas as regiões do país e a implementação de treinamento para novos programas voltados para uma enfermagem mais humanizada, com foco na atenção primária à saúde, além de ações voltadas para a infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde.
 
O vereador questiona ainda tem interesse em aderir ou renovar a participação de Votorantim junto ao Programa Mais Médicos do Governo Federal.
 
 
A 28ª Sessão Ordinária será realizada na próxima terça-feira, 22 de agosto, às 9h.
 

 
Fonte:


 
 
Publicidade

Baterias para Aparelho Auditivo
Compre na APEVO Saúde
Rua Sebastião Lopes, 97 – Centro
Votorantim /SP – Tel 15 3353-9822
 
Viaje com a APEVO
Últimas Vagas


Nenhum comentário:

Postar um comentário