quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Câmara de Votorantim realiza a 26ª Sessão Ordinária de 2023

A Câmara Municipal de Votorantim realizou, nesta terça-feira, 08 de agosto de 2023, a 26ª Sessão, da 3ª sessão legislativa, da 14ª Legislatura.
 
Foram discutidos sete requerimentos com demandas direcionadas à Prefeitura Municipal. São elas: Como solicitar fraldas geriátricas na Prefeitura; Criação de ações que incentivem o comércio local; Readequação viária em trecho rua Levante Santucci; Informações sobre o atendimento na Casa do Idoso; Situação do trânsito na avenida Gisele Constantino; Obras no entorno do cemitério municipal; e Ampliação dos horários de atendimento em UBSs.
 
Ainda na pauta foram aprovados Votos de Congratulações à TV TEM, afiliada à Rede Globo, pela comemoração de seu 20º aniversário e ao senhor Benedito Pedro Vieira pelas suas conquistas esportivas.
 
Na mesma sessão, foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 43/23, que declara de Utilidade Pública o Instituto Zeca Padeiro, entidade social beneficente.

Também foram apresentados em plenário e colocados para a leitura os Projetos de Lei Ordinária nº 057/23, de autoria da prefeita Fabíola Alves, que dispõe sobre a instituição de Programa de Parcelamento Incentivado (PPI) de 2023; o Projeto de Lei Ordinária nº 055/23, de autoria dos vereadores Adeilton Tiago dos Santos (Cidadania) e Cirineu Barbosa (PMN), que institui a encenação da Paixão de Cristo no calendário oficial do município de Votorantim; e o Projeto de Lei nº 056/23, de autoria do vereador Rogério de Lima (PP), que dispõe sobre criação do Programa “Parada Segura” em Votorantim.  
 
 
Por iniciativa do vereador Gaguinho, Câmara de Votorantim aprova projeto de lei que declara a Utilidade Pública do Instituto Zeca Padeiro

Por unanimidade, a Câmara Municipal de Votorantim aprovou, na terça-feira (8), o Projeto de Lei Ordinária nº 043/23, que declara de Utilidade Pública o Instituto Zeca Padeiro.
 
O Instituto Zeca Padeiro é entidade social beneficente. Inaugurado oficialmente em 14 de unho de 2022, o Instituto  presta serviços de assistência às famílias carentes de Votorantim, apor meio de doações de cestas básicas,  de roupas, cobertores, leite, kit enxovais para bebês, empréstimos de material hospitalar como cadeira de rodas, muletas, entre outros, além de promover cursos de qualificação às famílias, entre outras ações.


 Atualmente, o Instituto Zeca Padeiro atende cerca de 150 famílias. Durante seu período de atividade, já promoveu vários cursos de qualificação profissional totalmente gratuitos.

Outras ações sociais importantes é o Varal Solidário, que tem como objetivo a doação de roupas para as famílias carentes, conscientização e prevenção do câncer de mama, entre outras.
 
O Instituto Zeca Padeiro também conta uma parceria com a Faculdade Anhanguera, que visa oferecer atendimento odontológico, tanto adulto, quanto infantil, gratuito àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social. 
 
O Natal Solidário também é outra ação social, realizada no mês de dezembro pelo Instituto, no qual são doados kits para todos as famílias assistidas, além de brinquedos para as crianças.
 
O Instituto leva o nome do ex-prefeito José de Oliveira Souza, popularmente conhecido como Zeca Padeiro, que sempre prezou pelo bem-estar de Votorantim, sempre voltado para o trabalho voluntário. 
 
O Instituto Zeca Padeiro está situado na antiga residência de José de Oliveira Souza, casa histórica da cidade de Votorantim, espaço que sempre foi referência de apoio social à população, na rua Sorocaba, nº 805, na Vila Dominguinho, em Votorantim. 
 
 
Por iniciativa do vereador Thiago Schiming, Câmara homenageia TV TEM pelos 20 anos

Por iniciativa do vereador Thiago Schiming (PSDB) – Presidente da Câmara Municipal de Votorantim -- o Legislativo concedeu votos de congratulações a TV TEM, afiliada à Rede Globo, pela comemoração de seu 20º aniversário, durante a sessão de terça-feira (8). 
  
Em sua justificativa, Thiago Schiming destacou que, “há duas décadas, a TV TEM realiza um trabalho com excelência para toda a Região Metropolitana de Sorocaba, levando notícia e informação aos telespectadores com credibilidade e transparência”.


Thiago Schiming disse, ainda, que “a TV TEM se destaca não apenas pelo jornalismo que alcança 3 milhões de telespectadores, com cobertura que abrange 318 municípios, mas também, pelo foco na área social, educacional e de prestação de serviços à comunidade”. 
 
 
Vereador Gaguinho pede informações sobre fornecimento de fraldas geriátricas

O vereador José Antônio de Oliveira, o Gaguinho (PTB), questionou a Prefeitura de Votorantim, por meio de requerimento – aprovado na sessão ordinária desta terça-feira (8) – sobre o passo a passo que o munícipe votorantinense deve seguir para a solicitar fraldas geriátricas junto à Prefeitura, para seus familiares acamados ou com comorbidades.
Na indagação, o parlamentar ainda pede explicações sobre o processo após a solicitação das fraldas geriátricas: “Em média, quanto tempo, o paciente precisa aguardar para receber esse insumo?; De que forma os requisitantes podem ter acesso a sua posição na fila de espera; quais medidas estão sendo tomadas pelo poder público, para atender aos pacientes que não estão sendo assistidos? Existe algum estudo para melhorar esse tipo de atendimento à população? 
Em suas considerações, o vereador Gaguinho afirmou que muitas pessoas passam por grandes dificuldades, para adquirir fraldas geriátricas, para uso de seus familiares que se encontram acamados, ou com comorbidades. “Recebemos em nosso gabinete muitas reclamações, a respeito da demora na entrega desse item, ou, pior ainda, da recusa para o fornecimento do mesmo, a quem dele precisa”, disse o vereador.
 
 
Vereador Pastor Lilo pede informações a respeito dos serviços da Casa de Idosos

Por meio de requerimento, aprovado na sessão da Câmara de Votorantim na terça-feira (8), o vereador Pastor Lilo (União Brasil) questiona sobre o funcionamento do Centro para Atendimento ao Idoso e sua Família "Shirley Peinado Bernardi" (Casa de Idosos), localizado na Vila Dominguinho.
 
Entre as perguntas encaminhadas à Prefeitura estão:  Atualmente, quantos idosos frequentam a Casa de Idosos; existe uma legislação específica que regulamenta e estabelece critérios para o ingresso na Casa de Idosos; atualmente, quem administra a o serviço?; de que forma foi concedida a autorização de administração da Casa de Idosos?;quantos funcionários trabalham no local; e quais atividades são desenvolvidas na Casa de Idosos?
 
Em suas considerações, o vereador Pastor Lilo lembrou que muitos idosos votorantinenses não têm a oportunidade de participar ativamente de atividades de socialização e, grande parte deles, mesmo em melhores condições físicas, ficam sozinhos em casa e acabam ficando depressivos, pois sentem falta dos familiares que trabalham fora o dia inteiro e não têm tempo de lhes dar a atenção necessária.
 
 
Vereador Mauro Paulino Mendes questiona intervenção viária na av. Gisele Constantino

O vereador Mauro Paulino Mendes (PTB) solicitou, por meio de requerimento aprovado na sessão da Câmara de Votorantim desta terça-feira (8), o envio ao Legislativo de cópia do projeto da implantação de abertura do canteiro central para travessia de veículos do Jardim Karolyne para a avenida Gisele Constantino, no sentido Votorantim-Sorocaba.
 
O parlamentar questiona se foi realizado algum estudo técnico para a abertura do acesso na avenida Gisele Constantino e se a Prefeitura pretende instalar um semáforo no local e se foi realizado um estudo do impacto temporal.
 
No documento, o vereador Mauro Paulino Mendes ainda questiona se a Prefeitura poderia implantar um sistema do chamado “corredor verde” para toda a extensão da avenida Gisele Constantino, desde o Shopping Iguatemi até o Posto de Combustível Correia, para dar uma maior agilidade no fluxo do trânsito, no sentido Sorocaba-Votorantim.
 
O parlamentar informou que tem sido procurado por muitas pessoas que passam diariamente pela avenida Gisele Constantino e questionam sobre a abertura de um cruzamento de via nas proximidades do Condomínio Alpha Club.
 
“A intervenção viária está sendo motivo de muitas discussões e reclamações e pode representar um risco muito grande aos motoristas e pedestres. A instalação de semáforos naquele ponto poderá trazer mais transtornos aos motoristas e inviabilizar o fluxo do trânsito”, disse o vereador Mauro Paulino Mendes. 
 
 
 
Vereador Luciano Silva indaga sobre obra próxima ao cemitério municipal

O movimento de máquinas da Prefeitura de Votorantim nos arredores do cemitério municipal São João Batista foi tema de requerimento apresentado pelo vereador Luciano Silva (Podemos), na sessão da Câmara de terça-feira (8).
O parlamentar argumentou que chegou ao seu conhecimento a informação sobre uma possível ampliação do cemitério municipal, já que há movimentação de homens e máquinas próximo ao local. 
Em razão disso, Luciano Silva fez as seguintes perguntas, dirigidas ao Executivo: a área onde estão sendo realizados serviços de terraplanagem nos arredores do cemitério será destinada à construção de novas sepulturas; qual é a finalidade da obra; a referida área pertence à Prefeitura? é uma área pública recebendo intervenções da Secretaria de Serviços Públicos?; a Prefeitura possui  licenciamento ambiental?; se for ampliação do cemitério, qual é a sua dimensão e previsão de término? f) e se a obra de ampliação será realizada pela própria Prefeitura.
 
 
Vereador Rogério de Lima pede ampliação no horário de atendimento nas UBS’s

Por meio de requerimento, o vereador Rogério de Lima (PP) questiona a Prefeitura sobre eventuais   estudos para ampliação dos horários de atendimento nas UBS’s da Barra Funda, Jardim Archila, Rio Acima e Jardim Clarice para as 21h
Em sua justificativa, o parlamentar afirmou que “é fundamental que se garanta aos cidadãos um desenvolvimento saudável, por meio de um serviço de saúde digno, e, um dos meios para que isso de fato aconteça em Votorantim, poderia ser a ampliação do atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde, dando oportunidade para que as pessoas que trabalham durante o dia possam comparecer nas consultas e nos procedimentos após o seu expediente de trabalho, evitando-se assim, a perda de dia de trabalho”.
 
 
A 27ª Sessão Ordinária será realizada na próxima terça-feira, 15 de agosto, às 9h.
 
 
Fonte:






 
 
Publicidade
Parceiro APEVO











 

Nenhum comentário:

Postar um comentário