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Vereador Luciano Silva durante sessão legislativa. (Foto: Assessoria de Imprensa) |
Usuários das
linhas municipais de ônibus reclamam da insuficiência de horários oferecidos
pela concessionária; Intervalos entre os ônibus chegam a duas horas de espera
nos bairros.
Muitas reclamações e insatisfação de grande parte da
população votorantinense que usa o transporte público na cidade. Esses foram os
motivos para a indignação e o questionamento do vereador Luciano Silva
(Podemos), por meio de requerimento, durante sessão legislativa realizada na
terça-feira (13).
O vereador apresentou o problema para os demais vereadores e
pontuou que a recente redução de horários tem atrapalhado a rotina de milhares
de pessoas que precisam do serviço. “Tenho recebido muitas reclamações com as
mudanças e redução dos horários. O aumento do tempo de intervalo entre as
linhas está causando superlotação. Nós precisamos considerar também a crescente
dos casos de COVID-19 e, os consequentes riscos que essas pessoas estão
expostas”, lamentou.
O que dizem os usuários
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Taynara e Taleessa (Foto: Assessoria de Imprensa) |
Taleessa Martins Duarte, 23 anos, e sua irmã, Taynara
Martins Duarte, 20 anos, utilizam a linha Parque São João via Votocel
diariamente para irem ao trabalho. “No último ajuste, o primeiro horário que ele passava no meu
bairro era por volta de 7h45 e, muitas pessoas, assim como eu, entram no
trabalho às 8h, cheguei atrasada muitas vezes. Eles mudam os horários sempre,
além disso, se você perder um, o próximo pode demorar até duas horas. Está
difícil”, relatou Telessa Duarte.
A jovem acrescentou também, que as mudanças repentinas de
horários causam grandes transtornos para aqueles que não conseguem acessar a
internet. “Eu estou sempre olhando as mudanças no site, mas não é todo mundo
que tem acesso às informações, os idosos principalmente, não têm tanta
facilidade como nós para acessar os horários online e ficam horas no ponto”,
disse.
Já Taynara Duarte pontuou que a redução de
horários faz com que os transportes fiquem lotados. “Além da grande quantidade
de pessoas dentro do ônibus, temos que ficar de olho nas mudanças de horários,
que são alterados constantemente. É sempre uma incerteza para quem precisa do
transporte público todos os dias”, disse. Ela considerou ainda, que para que as
condições melhorem, a linha precisaria de pelo menos um ônibus a cada hora no
bairro.
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Julia Germano (Foto: Assessoria de Imprensa) |
Júlia Germano, 23 anos, utiliza a linha Serrano via
Vossoroca diariamente também para se locomover até o trabalho. “Acho um
desrespeito. Desde que mudou a empresa, o tempo de espera entre um ônibus e
outro é de cerca de duas horas, com isso, o fluxo de passageiros ficou muito
maior. Vejo muitas pessoas pedindo carros de aplicativos por causa dessa
escassez", disse.
A jovem contou que trabalha na cidade de Salto e que os
horários incertos fazem com que ela esteja sempre preocupada. "Eu pego
oito ônibus para chegar até lá, se eu me atrasar alguns minutos, o próximo leva
horas. Nós precisamos de um transporte público de confiança, que a gente possa
contar", desabafou, opinando que para que a situação melhore, é preciso
que aumentem as ofertas de horários e de veículos nos bairros.
Questionamentos ao Executivo
Por meio do documento apresentado, o vereador Luciano Silva
questionou se a redução está prevista no atual contrato emergencial do serviço,
também se a Administração Pública colheu informações dos usuários do transporte
coletivo antes da alteração e se essa redução foi realizada pela empresa ou
pelo Poder Executivo.
O parlamentar perguntou ainda, se o subsídio repassado à
nova concessionária também foi reduzido, qual era a quantidade de linhas de
ônibus disponibilizadas à população pela São João, última prestadora do
serviço, além de quantas linhas, a atual empresa, City Global disponibiliza
para a população.
Fonte: Gabinete do Vereador
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