sábado, 17 de dezembro de 2022

Vereador Luciano Silva denuncia superlotação e redução de horários do transporte público em Votorantim

Vereador Luciano Silva durante sessão legislativa.  (Foto: Assessoria de Imprensa)

Usuários das linhas municipais de ônibus reclamam da insuficiência de horários oferecidos pela concessionária; Intervalos entre os ônibus chegam a duas horas de espera nos bairros.

 
Muitas reclamações e insatisfação de grande parte da população votorantinense que usa o transporte público na cidade. Esses foram os motivos para a indignação e o questionamento do vereador Luciano Silva (Podemos), por meio de requerimento, durante sessão legislativa realizada na terça-feira (13).
 
O vereador apresentou o problema para os demais vereadores e pontuou que a recente redução de horários tem atrapalhado a rotina de milhares de pessoas que precisam do serviço. “Tenho recebido muitas reclamações com as mudanças e redução dos horários. O aumento do tempo de intervalo entre as linhas está causando superlotação. Nós precisamos considerar também a crescente dos casos de COVID-19 e, os consequentes riscos que essas pessoas estão expostas”, lamentou.
 
 
O que dizem os usuários

Taynara e Taleessa  (Foto: Assessoria de Imprensa)

Taleessa Martins Duarte, 23 anos, e sua irmã, Taynara Martins Duarte, 20 anos, utilizam a linha Parque São João via Votocel diariamente para irem ao trabalho. “No último ajuste,  o primeiro horário que ele passava no meu bairro era por volta de 7h45 e, muitas pessoas, assim como eu, entram no trabalho às 8h, cheguei atrasada muitas vezes. Eles mudam os horários sempre, além disso, se você perder um, o próximo pode demorar até duas horas. Está difícil”, relatou Telessa Duarte.
 
A jovem acrescentou também, que as mudanças repentinas de horários causam grandes transtornos para aqueles que não conseguem acessar a internet. “Eu estou sempre olhando as mudanças no site, mas não é todo mundo que tem acesso às informações, os idosos principalmente, não têm tanta facilidade como nós para acessar os horários online e ficam horas no ponto”, disse.
 
Já Taynara Duarte pontuou que a redução de horários faz com que os transportes fiquem lotados. “Além da grande quantidade de pessoas dentro do ônibus, temos que ficar de olho nas mudanças de horários, que são alterados constantemente. É sempre uma incerteza para quem precisa do transporte público todos os dias”, disse. Ela considerou ainda, que para que as condições melhorem, a linha precisaria de pelo menos um ônibus a cada hora no bairro.

Julia Germano  (Foto: Assessoria de Imprensa)

Júlia Germano, 23 anos, utiliza a linha Serrano via Vossoroca diariamente também para se locomover até o trabalho. “Acho um desrespeito. Desde que mudou a empresa, o tempo de espera entre um ônibus e outro é de cerca de duas horas, com isso, o fluxo de passageiros ficou muito maior. Vejo muitas pessoas pedindo carros de aplicativos por causa dessa escassez", disse.
 
A jovem contou que trabalha na cidade de Salto e que os horários incertos fazem com que ela esteja sempre preocupada. "Eu pego oito ônibus para chegar até lá, se eu me atrasar alguns minutos, o próximo leva horas. Nós precisamos de um transporte público de confiança, que a gente possa contar", desabafou, opinando que para que a situação melhore, é preciso que aumentem as ofertas de horários e de veículos nos bairros.
  
 
Questionamentos ao Executivo
 
Por meio do documento apresentado, o vereador Luciano Silva questionou se a redução está prevista no atual contrato emergencial do serviço, também se a Administração Pública colheu informações dos usuários do transporte coletivo antes da alteração e se essa redução foi realizada pela empresa ou pelo Poder Executivo.
 
O parlamentar perguntou ainda, se o subsídio repassado à nova concessionária também foi reduzido, qual era a quantidade de linhas de ônibus disponibilizadas à população pela São João, última prestadora do serviço, além de quantas linhas, a atual empresa, City Global disponibiliza para a população.
 
 
 
Fonte: Gabinete do Vereador

 

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