quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Vereador denuncia falta de pagamento das férias de funcionários terceirizados da Prefeitura de Votorantim


 Em proposta de negociação, as servidoras que trabalham na merenda escolar receberiam o pagamento em janeiro, dividido em duas parcelas; Prefeitura de Votorantim não se manifestou sobre o caso.
 
O vereador Luciano Silva (Podemos), recebeu uma série de denúncias de prestadoras de serviços da merenda escolar do município de Votorantim nesta semana. Centenas de reclamações sobre o não-pagamento das férias dos funcionários que começou no dia 26 de dezembro de 2022, motivou a indignação e a publicação de um vídeo nas redes sociais do representante do legislativo.
 
“Eu precisei tornar público o descaso e desrespeito da gestão municipal de Votorantim com os servidores terceirizados. É um direito básico desses funcionários que trabalharam e se dedicaram à Educação da cidade durante o ano todo. É de responsabilidade do contratante, ou seja, da Prefeitura Municipal de Votorantim, fiscalizar esse tipo de ocorrência com os servidores. Não é o tipo de ‘gestão inteligente’ que nós esperávamos”, opinou o vereador.
 
De acordo com as denúncias recebidas, o diretor do Grupo Suporte, o qual faz parte a empresa terceirizada Golden Serviços e Empreendimentos Técnicos LTDA., de distribuição de merenda escolar nas escolas municipais e estaduais de Votorantim, tratou sobre o assunto com os servidores via WhatsApp e alegou dificuldades financeiras. Na mensagem enviada por ele aos funcionários, nesta terça-feira, dia 27, a proposta é que o pagamento das férias seria feito em duas parcelas, em primeiro momento, as datas informadas foram 12/01/2023 e 24/01/2023.
 
Em uma segunda tentativa de negociação do representante da empresa, a sugestão é que as primeiras parcelas das férias seriam feitas ontem e a segunda até o dia 15 de janeiro. “Peço que pensem com carinho, até porque iremos fazer o empenho de sair a primeira parcela hoje", diz trecho da mensagem. Segundo uma das servidoras, nenhuma das propostas foram aceitas e em um terceiro momento, o diretor informou que os pagamentos seriam feitos a todos integralmente nesta semana.

Uma funcionária que preferiu não se identificar, contou que assinou as férias no dia 23 de dezembro e recebeu o valor nesta quarta-feira, porém não foi contemplada com nenhum valor extra relacionado ao atraso no pagamento. “Todas nós estávamos desesperadas para receber as férias. Não é a primeira vez que esse tipo de atraso acontece e nunca somos amparadas, muito menos pela Prefeitura”, relatou. Ainda segundo ela, muitos servidores ainda não receberam e existe a insegurança de que os pagamentos não sejam concluídos.


Outras reclamações
 
Durante a denúncia sobre o não-pagamento das férias surgiram outras reclamações sobre a conduta da empresa terceirizada, como falta de equipamentos de segurança para as funções desempenhadas pelas servidoras nas cozinhas das escolas, bem como frequentes atrasos nos pagamentos mensais. Além disso, a falta de comunicação direta com um departamento de Recursos Humanos. “Nós falamos somente com o sindicato e muitas vezes nossas reivindicações são deixadas de lado”, contou uma das funcionárias.
 
 
Sobre a contratação
 
A empresa Golden Serviços foi contratada por meio de licitação realizada pela Prefeitura Municipal de Votorantim em março de 2021. Sendo de responsabilidade da mesma, a execução de serviços contínuos de pré-preparo, preparo e distribuição da merenda escolar, atendendo ao programa de alimentação nas unidades educacionais e entidades conveniadas de responsabilidade do município de Votorantim. O contrato inicial tinha duração de 12 meses e o valor de  R$ 6.200.999,52.
 
 
 
Fonte: Gabinete do Vereador

Nenhum comentário:

Postar um comentário