sexta-feira, 26 de julho de 2019

Série fotográfica abrirá atividades da II Semana da Diversidade de Votorantim




A série fotográfica "Não Nego Minha Preta! Não Nego Meu Preto!", da artista visual Carolina Gracindo, iniciará as atividades da II Diversa - Semana da Diversidade de Votorantim na próxima segunda-feira, 29 de julho de 2019, às 19h30 no Museu Histórico “Ettore Marangoni”, realizada pela Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer de Votorantim (Sectur).

De acordo com os organizadores, a mostra teve como cenário os seis estados em que mais houve assassinato de pessoas LGBT em 2016 e discute a realidade racista e heteronormativa, e como as pessoas negras LGBTs se veem duplamente discriminadas, fazendo do foco da série mostrar como vivem, circulam e convivem com essa realidade ao caminharem pelas ruas demonstrando afetos. Os ensaios firmaram-se por intervenções urbanas de ocupação dos espaços públicos com casais de negros homossexuais residentes de cada estado, fotografando suas relações com o olhar estrangeiro das outras pessoas.
Após a abertura, a série fotográfica poderá ser visitada entre terça-feira (30/07) e sexta-feira (02/08), das 9h às 18h30 e no sábado (03/08), das 13h às 17h. A classificação é livre, com entrada gratuita. O Museu fica à avenida São João, 649, Jardim Icatu.
Sobre a II Diversa

A Semana da Diversidade tem como prerrogativa colocar no centro da discussão temáticas da comunidade LGBTQ+, dando voz a seus componentes, promovendo a difusão de suas manifestações culturais, de forma a promover a autoestima, conscientizar sobre os direitos LGBQT+ e diversidade sexual, visando a construção de uma sociedade mais justa, humana, cultural e que combata o preconceito e a discriminação de gênero e orientação sexual. Além da série fotográfica, a Diversa também promoverá outras atividades, como um debate e a 5ª Parada do Orgulho LGBT de Votorantim.

 
O debate "50 anos de Stonewall e seus desdobramentos para a cidadania e visibilidade da população LGBTQI+”, será realizado na Câmara Municipal de Votorantim, no dia 02 de agosto, às 19h. Com a participação das deputadas estaduais Erica Malunguinho e Bebel Noronha, Marcelo Gallego que é Coordenador Estadual de Políticas para a Diversidade Sexual da Secretaria de Justiça e Cidadania e de Angélica Fontes, Psicanalista e Membro do Observatório #6 "Gênero, Biopolítica e Transexualidade" da Federação Americana de Psicanálise de Orientação Lacaniana.
         
A 5.ª Parada do Orgulho LGBT de Votorantim, será realizada no domingo, 04 de agosto de 2019, com concentração a partir das 12h, na Rua Olaria no bairro da Chave, seguindo com a marcha cidadã pela avenida 31 de março, e com apresentações artísticas na Praça Zeca Padeiro. A Parada conta com o apoio do Governo do Estado, através do programa Mais Orgulho do Museu da Diversidade Sexual, e da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer de Votorantim.


Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário