quinta-feira, 4 de julho de 2024

Hospital municipal de Votorantim passa a contar com UTI neonatal

A Prefeitura de Votorantim inaugurou nesta quinta-feira, 04 de julho de 2024, a nova unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal do Hospital Municipal de Votorantim Dr. Lauro Roberto Fogaça. A estrutura tem o objetivo de atender recém-nascidos que necessitem de cuidados intensivos e semi-intensivos nos primeiros dias de vida, sem a necessidade de transferência para outras cidades da região.
 
O hospital municipal passa a contar com oito vagas para os recém-nascidos. São quatro leitos na UTI e mais quatro na unidade semi-intensiva. A equipe é composta por médicos, nutricionista, psicóloga, fonoaudióloga, fisioterapeuta 24 horas  e enfermagem especializada em UTI Neonatal.
 
O novo espaço foi montado no andar térreo, onde havia uma unidade de recém-nascidos sem estrutura de UTI. O atendimento será municipalizado, feito somente aos moradores de Votorantim.
 
 
Referência na região
 
O Hospital Municipal Dr. Lauro Roberto Fogaça realizou 1.032 partos com atenção humanizada para parturientes e puérperas em 2023. A média foi de aproximadamente três nascimentos por dia no ano passado.
 
A unidade de saúde é uma referência na região e atende pacientes de Votorantim, Araçoiaba da Serra, Piedade e Tapiraí. O trabalho de humanização voltado às pacientes no hospital municipal tem a atuação de doulas. Essas profissionais são responsáveis por informar e cuidar da gestante durante todo período obstétrico, do pré-natal ao pós-parto, por meio de suporte físico e emocional.
 
O projeto das doulas foi implantado em abril de 2021. Funciona como uma interface entre a equipe técnica de atendimento e a paciente, esclarecendo dúvidas referente aos termos médicos e aos procedimentos hospitalares.
 
Após a liberação da recepção, a gestante é encaminhada pela enfermagem para o local de internação. Nesse momento, as doulas iniciam o trabalho de acolhimento, que dará as primeiras informações sobre o hospital e a maternidade.
 
As doulas não realizam procedimento médico ou clínico, como aferimento de pressão ou administração de medicamentos. Além disso, a profissional também não substitui o acompanhamento escolhido pela parturiente.
 
Meu primeiro flash. Todas as mamães saem da maternidade do hospital municipal com um pequeno álbum de fotos do recém-nascido. As doulas preparam os bebês com temáticas diferentes durante as épocas do ano e registram as primeiras horas de vida deles. As fotos são enviadas diretamente para o celular da paciente.
 
’Meu Nascimento’ e ‘Árvore da Vida’. Além da recordação em fotos, as doulas desenvolvem outros dois projetos na maternidade. “Meu Nascimento” entrega para as mães um quadro com os carimbos dos pezinhos do bebê e informações do parto, e a “Árvore da Vida” contém a placenta carimbada em um papel e as informações do recém-nascido.
 
O hospital municipal de Votorantim fica na rua João Walter, 181, centro. A maternidade atende 24 horas todos os dias da semana.
 
 
 
Fonte:





Viaje com a Família APEVO


Nenhum comentário:

Postar um comentário