quarta-feira, 18 de outubro de 2023

TV Votorantim é certificada como Ponto de Cultura

Emissora ganhou um kit audiovisual

Selo emitido à entidade mantenedora da TVV reconhece a importância cultural da iniciativa. Entidade também foi contemplada com um kit audiovisual
 
A Associação das Entidades Usuárias do Canal Comunitário de Votorantim – TV Votorantim (TVV) (emissora de televisão comunitária) agora é um Ponto de Cultura a partir dos critérios estabelecidos na Lei Cultura Viva (13.018/2014) em âmbitos federal e estadual, integrante da Rede Nacional de Pontos de Cultura. A certificação, que foi emitida pelo Ministério da Cultura, reconhece a entidade como importante agente de fomento e difusão cultural e possibilita a participação em editais exclusivos.
 
O certificado comprova que a TV Votorantim desenvolve e articula atividades culturais em sua comunidade e contribui para o acesso, a proteção e a promoção dos direitos, da cidadania e da diversidade cultural no Brasil.
 
Além da certificação, a entidade foi contemplada, na segunda-feira, 09 de outubro de 2023, com um Kit Audiovisual, contendo câmera fotográfica profissional, aparelho celular, notebook, microfone de lapela, iluminador com suporte e tripé, por meio do Edital de Premiação para Pontos de Cultura do Estado de São Paulo.

Secretária Marilia Marton e Werinton Kermes


A presidente da entidade, Mônica Marsal, comemorou a notícia da certificação. "Estamos muito felizes e realizados com esse reconhecimento. Porém, muito mais satisfeitos com as possibilidades de fomento à cultura de Votorantim, garantidas por meio dessa chancela".
 
Como reforçou, são poucas as iniciativas que conseguem esse selo. Entre os muitos requisitos, como documentação completa, é preciso comprovar efetividade de ação cultural. O fato de a entidade ser reconhecida como Utilidade Pública, também ajudou na decisão.
 
"A obtenção do certificado materializa um reconhecimento significativo, reafirmando nossa trajetória de 14 anos como promotores de comunicação comunitária e facilitadores de acesso à cultura de maneira democrática. Este reconhecimento vai além de uma simples validação de nosso trabalho, ele ressoa como um eco de nossas práticas, evidenciando que a TV Votorantim sempre encarnou a essência de ser um Ponto de Cultura, mesmo antes da obtenção deste certificado oficial".
 
 
Fortalecimento e fomento à cultura
 
Como reforça a presidente, a associação, que é a mantenedora da TV Votorantim, tem feito desde 2009 dezenas de ações para divulgar e fortalecer a cultura local, além de ser um importante espaço de formação de profissionais na área de audiovisual e do fato dos próprios colaboradores serem  pessoas que vivem a cultura e a comunicação comunitária, lembrou, citando Werinton Kermes, que é produtor cultural, jornalista e documentarista, Luciana Lopez, também produtora cultural, jornalista e documentarista.

Célio Turino foi entrevistado pelo Programa TV Cela em 2010, na antiga Cadeia de Votorantim

"Ao sermos certificados, não apenas solidificamos nosso papel já existente, mas também ampliamos nossas possibilidades de atuação e integração com a diversidade cultural presente em nossa cidade, nossa região e em todo o Brasil", comentou Werinton Kermes.
 
Para o historiador, escritor, gestor de políticas públicas e idealizador dos Pontos de Cultura, Célio Turino, a TV Votorantim já nasceu como um Ponto de Cultura, mas felicitou o reconhecimento. "A TV Votorantim já nasceu um Ponto de Cultura, por conta dessa iniciativa comunitária, articulando a comunidade", falou, lembrando que acompanha a TV há muito tempo, e citou o Programa TV Cela como importante produção envolvendo todo um trabalho de TV junto a mulheres na cadeia.
 
"Seria importante mais TVs comunitárias como Ponto de Cultura nesse momento em que fake News e disputas destroem o tecido social. TVs comunitárias são vacinas para enfrentar esse colapso civilizatório, climático, essa distorção da realidade que passamos. Uma TV como Ponto de Cultura tem os pés bem fincados no território e realiza a verdadeira função da cultura, que surge a partir do compartilhamento de memórias e territórios e de espaço e tempo", disse Turino.
 
A secretária de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marilia Marton, comentou o papel de emissoras comunitárias na produção e divulgação cultural. "Acho que as TVs comunitárias do interior são um mecanismo muito interessante de divulgação do que é produzido em sua região e no estado. Há uma diversificação enorme de coisas para apresentar. Isso é muito legal, porque as pessoas conseguem se identificar, porque aquilo que é nosso, produzido por nós, feito por nós, que a gente consegue se identificar, se relacionar de uma forma mais próxima, claro que é sempre muito melhor”, finalizou a secretária.
 
 
 
Fonte: Texto: Maíra Fernandes - Fotos: Luciana Lopez
 
 
 
 
Publicidade:
Baterias para Aparelhos Auditivos
Compre na APEVO Saúde
Rua Sebastião Lopes, 97 – Centro
Votorantim/SP – Tel. 15 3353.9822


Nenhum comentário:

Postar um comentário