sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Mês de novembro tem Cururu Especial Identidade Negra

No mês de novembro haverá uma edição especial do Desafio do Cururu, sobre a Identidade Negra. O evento acontecerá no domingo, 20 de novembro de 2022, a partir das 15h, no Aquário Cultura, localizado na avenida Moacir Oséias Guiti, número 41, no Jardim Paraíso. A entrada é gratuita.
 
A tradição caipira contará com a presença de Batistinha, Andrezinho e Jairo das Neves, cururueiros de Porto Feliz e Noa Pinto, cururueiro de Boituva. Além dos convidados Nego do Violão e Cassio Carlota.
 
A Secretaria da Cultura (Secult) disponibiliza mensalmente o espaço para o fortalecimento do Cururu na região. Segundo o comunicador Luiz Rodrigues, que pesquisou a Cultura Cururu em seu mestrado na Universidade de Sorocaba, o Cururu “é composto de versos improvisados entre dois participantes, acompanhados do som de viola caipira, que se apresentam em palcos, bares, clubes, encontrados nos centros urbanos e nas áreas rurais da região do Médio Tietê”.
 
A tradição está relacionada com a Igreja Católica, especificamente com as Festas do Divino, que costumava enviar cantores caipiras para os povos para evangelizar através dos versos. Com o passar do tempo, o Cururu passou a contemplar paródias e improvisações sobre diversos temas e caiu no gosto popular. O violeiro acompanha o cantador, que improvisa os versos, cria histórias e utiliza do humor para caçoar e desafiar o seu oponente no duelo.
 
 
 
Fonte: SECOM Votorantim

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário