quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Inicia em Votorantim nesta quinta-feira vacinação contra sarampo nas crianças de 6 meses a menores de 1 ano



Ação preventiva será adotada em todo o país, atendendo determinação do Ministério da Saúde

A Secretaria da Saúde de Votorantim (Sesa) inicia a partir desta quinta-feira, 22 de agosto de 2019, a vacinação das crianças de seis meses a menores de 1 ano contra o sarampo, em todas as unidades básicas de saúde do município. Com isso as crianças receberão a chamada “dose zero” que não substitui as previstas no calendário nacional de vacinação as quais devem ser aplicadas aos 12 e 15 meses.

A ação preventiva atende a determinação do Ministério da Saúde em decorrência do aumento de casos da doença em alguns municípios e estados. Nos últimos 90 dias são 1.680 casos confirmados de sarampo no país, sendo 1.662 no estado de São Paulo.

Em Votorantim, de acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, até o momento são 13 casos suspeitos e nenhum caso confirmado. Sete já foram descartados e os outros seis estão aguardando resultado.

 Em relação à vacinação a cidade segue com o protocolo do Ministério da Saúde para crianças a partir de um ano de idade; adultos até 29 anos que devem receber duas doses da vacina e de 30 a 59 anos, uma dose. Ainda de acordo com o protocolo, pessoas com 60 anos ou mais não são vacinadas pois ou tiveram sarampo, ou contato com o vírus.

De acordo com a Sesa, vale lembrar que a chamada “dose zero” não substitui e não será considerada válida para fins do calendário nacional de vacinação da criança. Assim, além dessa dose que está sendo aplicada agora, os pais e responsáveis devem levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose); e aos 15 meses (2ªdose) para tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral + varicela, respeitando-se o intervalo de 30 dias entre as doses. A vacinação de rotina das crianças deve ser mantida independentemente de a criança ter tomado a “dose zero” da vacina.


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário