sábado, 9 de dezembro de 2017

Uma volta no tempo em um aceno para o futuro: Maria Fumaça percorre os trilhos de Votorantim

 

          Emoção e nostalgia marcaram o dia do aniversário dos 54 anos de emancipação político-administrativa de Votorantim nesta sexta-feira (8) com o tradicional desfile comemorativo na avenida 31 de Março, seguido da passagem da Locomotiva 58, a Maria Fumaça, sinalizando o resgate da história da ferrovia e a intenção do município em desenvolver o projeto do trem turístico.

          As festividades tiveram início logo às 9h, com o desfile comemorativo que reuniu mais de dois mil participantes, entre escolas, associações e entidades, prestigiado por um público estimado em mais de 5 mil pessoas. Por volta das 11h30, a exibição especial da Maria Fumaça teve o seu ponto alto no cruzamento da via férrea da avenida Luiz do Patrocino Fernandes com a avenida Reverendo José Manoel da Conceição, na presença de autoridades e da população.

          Participaram do ato o prefeito Fernando de Oliveira Souza, a primeira-dama Luciane Nunes de Oliveira Souza, o vice-prefeito Lê Baeza, o prefeito de Sorocaba, José Crespo, a deputada estadual Maria Lúcia, vereadores e secretários municipais de ambas as cidades e representantes do Grupo Votorantim. Emocionado, o prefeito Fernando fez questão de agradecer a todos os envolvidos, direta ou indiretamente, neste desafio. “Muito mais do que uma volta ao passado o dia de hoje representa um presente de aniversário para nossa cidade e um passo em direção ao futuro para valorizarmos ainda mais o potencial turístico de Votorantim”, disse.

           A vinda da locomotiva foi possível graças a uma parceria com Sorocaba e a uma força-tarefa de servidores municipais para preparar o trajeto de aproximadamente seis quilômetros da Estrada de Ferro Elétrica Votorantim (EFEV), partindo da Estação Paula Souza, em Sorocaba, até o cruzamento da via férrea, na região central da cidade. A iniciativa também tem o apoio do Movimento de Preservação da Estrada de Ferro Sorocabana.


Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário