sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Votorantim segue com as ações de combate à dengue


O Departamento de Vigilância em Saúde de Votorantim, segue com as ações de combate aos criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Nesta semana os agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses visitaram as residências na região do Jardim Clarice.

O diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Pedro Borges, explica que o mosquito está presente na cidade e por isso as pessoas devem se empenhar cada vez mais em eliminar os criadouros. De acordo o último levantamento da Avaliação de Densidade Larvária (ADL), o município obteve a pontuação 1,9.

A ADL é realizada de acordo com a determinação do Ministério da Saúde e, em relação ao mês de outubro, a maioria das cidades brasileiras apresentou um índice superior a 1,0, havendo uma preocupação para que todos os municípios desenvolvam ações.   

De acordo com a Vigilância, até o momento o município não registrou nenhum caso autóctone (contraído na cidade) neste ano. Pedro Borges explica que a cidade contabiliza quatro casos de dengue, todos importados, sendo o mais recente na região do bairro Itapeva. Já no ano de 2016, foram registrados 39 casos da doença no período de janeiro a julho.

Ações contínuas

Desde o início do ano os agentes de endemias fazem diariamente o trabalho de casa em casa para eliminar os possíveis criadouros. Quando há casos confirmados, são realizadas as ações de bloqueio e posteriormente a nebulização.

De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Kátia Regina de Oliveira, o trabalho também é realizado nos pontos estratégicos, que são os depósitos de materiais reciclados e pontos especiais, onde há grande aglomeração de pessoas.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário